Correção aula sobre adjetivos 06/07/2020
ASSISTA A CORREÇÃO : https://youtu.be/uE-8QfO7pow
1.Agora complete as frases abaixo com o substantivo que deriva do adjetivo indicado entre parênteses.
a.Maria não conseguia esconder a sua tristeza ao ler a carta de despedida.(triste)
b.O frio era tanto que todos estavam sentindo moleza.(mole)
c.A médica disse que a fraqueza da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco) d.Gentileza gera gentileza.(gentil)
e.A maior riqueza da menina era sua boneca de porcelana.(rico)
f.Não terminei a limpeza que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo) g.Perla tinha uma delicadeza infinita.(delicado)
h.”És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa riqueza”.(rico) i.Pedro, não confunda esperteza com malandragem. (esperto)
k.Quero ter a certeza que vocês não chegarão tarde novamente.(certo) l.Nem adianta vir com essa braveza menina.(bravo)
m.Muitas pessoas vivem no nível abaixo da pobreza no Brasil.(pobre)
n.O homem possui uma grandeza interior. ( grande)
Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:
a.Aquele que vive e trabalha no campo é o camponês e a mulher é a camponesa.
b.O inglês é atualmente, uma das línguas mais faladas no mundo. c.Todo príncipe tem sua princesa.
d.A mulher do marquês é a marquesa.
e.O homem que
mora na China é chinês e a mulher é chinesa.
3.Circule
na letra do poema “Pensamento surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.
Pensamento surpreendente
Quando eu nasci, era Preto; quando cresci era Preto;
Quando pego sol, fico Preto Quando sinto frio, continuo Preto;
Quando estou assustado, também fico Preto;
Quando estou doente, Preto:
E,quando eu morrer, continuarei Preto!
E, você, cara Branco; Quando nasce, você é Rosa;
Quando cresce, você é Branco; Quando você pega sol, fica Vermelho; Quando sente frio, você fica Roxo; Quando você se assusta fica Amarelo; Quando está doente,
fica Verde;
Quando
você morrer, você ficará Cinzento.
4.Circule
as locuções adjetivas empregadas nas frases abaixo: a.Adoro ouvir histórias de lobisomem.
b.Vivemos em uma cidade do interior.
c.Nunca gostei de sabonete sem cheiro. d.Era igual coceira de bicho-de-pé.
e.Andei tanto que gastei a sola do sapato.
f.As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.
5.Analise
as palavras abaixo, em seguida, pinte de amarelo os quadradinhos dos adjetivos
e de azul os quadradinhos das locuções adjetivas.
Adjetivos: pautado, caro,leve, colorido,barato
Locuções Adjetivas:de couro,sem pautas,com capa,de anotações,de capa dura,
6.Observe as imagens abaixo, após escreva 4 (quatro)qualidades para cada uma delas.
Esperto Amigos
Atento Companheiros
Bonito Bondosos
Inteligente Alegres
AULA 2 01/07/2020
Assistam o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=fliOn5OVy4Q
ADJETIVOS
1.Observe:
Terminação em –eza:
substantivo abstrato derivado de adjetivo: belo beleza.
adjetivo a.Maria não conseguia esconder a sua _______ao ler a carta de despedida.(triste)
b.O frio era tanto que todos estavam sentindo _______.(mole)
c.A médica disse que a _______ da menina poderia
ser sinal de anemia.(fraco)
d. _______ gera _______.(gentil)
e.A maior _______ da menina era sua boneca de
porcelana.(rico)
f.Não terminei a _______ que minha mãe pediu para
fazer no quarto.(limpo)
g.Perla tinha uma _______
infinita.(delicado)
h.”És belo, és forte impávido colosso,/e o teu
futuro espelha essa _______”.(rico)
i.Pedro, não confunda _______ com malandragem.
(esperto)
k.Quero ter a _______ que vocês não chegarão tarde
novamente.(certo)
l.Nem adianta vir com essa _______ menina.(bravo)
m.Muitas pessoas vivem no nível abaixo da _______
no Brasil.(pobre)
n.O homem possui uma _______ interior. ( grande)
2. Observe:
Terminação em –ês: acréscimo de -a para o feminino. Japonês japonesa
Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:
a.Aquele que vive e trabalha no campo é o _______ e
a mulher é a __________.
b.O _______ é atualmente, uma das línguas mais
faladas no mundo.
c.Todo príncipe tem sua _______.
d.A mulher do marquês é a _________.
e.O homem que mora
na China é_______ e a mulher é________.
3.Circule na letra do poema “Pensamento
surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.
Pensamento surpreendente
Q |
uando eu nasci, era Preto;
quando cresci era Preto;
Quando pego sol, fico Preto
Quando sinto frio, continuo Preto;
Quando estou assustado, também fico Preto;
Quando estou doente, Preto:
E,quando eu morrer, continuarei Preto!
E, você, cara Branco;
Quando nasce, você é Rosa;
Quando cresce, você é Branco;
Quando você pega sol, fica Vermelho;
Quando sente frio, você fica Roxo;
Quando você se assusta fica Amarelo;
Quando está doente, fica Verde;
Quando você morrer, você ficará Cinzento.
E você vem me chamar de Homem de Cor??!
Para ler e
reler-Instituto Alfa e Beto,2007,pág.16- Escrito por uma criança africana.
Locução adjetiva:
Ocorre uma
locução adjetiva quando o substantivo está acompanhando por uma expressão que
desempenha o mesmo papel do adjetivo. Essas locuções sempre são acompanhadas
por preposições: de,da,sem,do, sem, etc.
Ex: toalha de
banho.
4.Circule as locuções adjetivas empregadas nas
frases abaixo:
a.Adoro ouvir histórias de lobisomem.
b.Vivemos em uma cidade do interior.
c.Nunca gostei de sabonete sem cheiro.
d.Era igual coceira de bicho-de-pé.
e.Andei tanto que gastei a sola do sapato
f.As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.
5.Analise as palavras abaixo, em seguida, pinte de
amarelo os quadradinhos dos adjetivos e de azul os quadradinhos das locuções
adjetivas.
6.Observe as imagens abaixo, após escreva 4
(quatro)qualidades para cada uma delas.
CORREÇÃO AULA 1
4 — Quantos personagens participam desse diálogo que você acabou de ler?
Chicó, João grilo,padre (3 participantes)
5 — De qual
personagem você mais
gostou? Justifique sua resposta.
RESPOSTA PESSOAL
5 — Observe cada
fala e responda:
a)
Na frase Que
gritaria é essa? Por que você acha que foi colocado esse ponto? Qual seria o tom
de voz do padre neste
momento?
Porque
é uma frase interrogativa, um tom alto e grosso.
Porque
esta é uma frase normalmente vinda por um momento de raiva.
b) PADRE (Com desprezo) Um cachorro?
Na frase acima, qual orientação foi colocada entre parênteses? Para que foi utilizada essa orientação? Como você imagina que seja a expressão facial do personagem nesse momento? Por quê?
Foi colocada entre parênteses "Com
Desprezo",utilizada para retratar a expressão facial do padre ao fazer a
pergunta.
Imagino que a expressão facial dele seja de desprezo,uma cara fechada
c)
CHICÓ Mas padre,
não vejo nada
de mal em se benzer
o bicho.
Por que foi usado
o ponto final? Qual seria a intenção de Chicó nesse
momento?
POIS
CHICÓ FEZ UMA AFIRMAÇÃO.
Convencer
o padre a benzar o coitado do animal,intenção de afirmar
AULA 1 / APOSTILA P.2 a 5
1 Estude sobre
texto dramático.
O texto dramático tem como um dos propósitos ser encenado e pode ser escrito em prosa ou em verso, sendo usado o discurso direto para introduzir as falas das personagens. Logo, o texto dramático é predominantemente dialogal. A ação das personagens é apresentada num determinado tempo e espaço. Para além das falas das personagens, existem ainda
as didascálias ou indicações cênicas, que nos dão informações sobre a caracterização, gestos, comportamento e/ou movimentação das personagens, bem como indicações sobre a iluminação, sons, adereços ou cenário. Estas indicações não são incluídas na representação teatral ou na leitura do texto.
Caraterísticas do texto dramático:
É constituído por:
Texto principal composto pelas falas dos atores que é ouvido pelos espectadores;
Texto secundário que se destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos atores e podem incluir: Listagem inicial das personagens;
Indicação do nome das personagens no início de cada fala;
Informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em atos, cenas ou quadros); Indicações sobre o cenário e guarda-roupa das personagens;
Indicações sobre a movimentação das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoação de voz com que devem proferir as palavras;
Discurso dramático:
Monólogo — uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;
Diálogo — falas entre duas ou mais personagens;
Apartes — comentários de uma personagem que não são ouvidos pelo seu interlocutor.
Classificação dos personagens: Protagonista ou personagem principal Personagens secundárias
Figurantes
Outras características:
Ausência de narrador.
Predomínio do discurso na segunda pessoa (tu/vós).
https://portuguesnalinha.blogs.sapo.pt/texto-dramatico-5862
ATIVIDADES
Você vai estudar apenas uma cena da obra “Auto da Compadecida” e não a obra inteira, uma vez que se trata de um texto longo para ser trabalhado em tão pouco tempo. Trata de um grande clássico da literatura brasileira do gênero teatral. O “Auto da Compadecida” é um auto (peça de apenas um ato) que resgata uma tradição muito antiga, do teatro medieval português. “Autos” eram peças teatrais que tratavam de temas religiosos, e Ariano Suassuna traz de volta essa tradição e adapta ao contexto social e histórico do nordeste brasileiro.
Para saber mais sobre a obra “Auto da Compadecida”, acesse:
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-auto-da-compadecida-analise-da-obra-de-ariano-suassuna/Acesso em 02/04/2020.
Para saber mais sobre o autor da obra “Auto da Compadecida”, acesse:
https://www.ebiografia.com/ariano_suassuna/. Acesso: 15 jun de 2020.
3 — Leia com atenção o texto abaixo:
O AUTO DA
COMPADECIDA
Ariano Suassuna/Adaptação: Renata Kamla
Chicó e João Grilo estão na frente da igreja de padre João, querem convencê-lo a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro.
CHICÓ Padre João!
JOÃO GRILO Padre João! Padre João!
PADRE (aparecendo na frente da igreja) Que há? Que gritaria é essa?
CHICÓ Mandaram avisar para o senhor não sair, porque vem uma pessoa aqui trazer um cachorro para o senhor benzer.
PADRE Para eu benzer?
CHICÓ Sim
PADRE (Com desprezo) Um cachorro?
CHICÓ Sim
PADRE Que maluquice! Que besteira!
JOÃO GRILO Cansei de dizer a ele que o senhor não benzia.
PADRE Não benzo de jeito nenhum.
CHICÓ Mas
padre, não vejo nada de mal em se benzer o bicho.
JOÃO GRILO No dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o senhor não benzeu? PADRE Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze. Cachorro é que eu nunca ouvi falar. CHICÓ Eu acho cachorro uma coisa muito melhor do que motor.
PADRE É, mas quem vai ficar engraçado sou eu, benzendo o cachorro. Benzer motor é fácil, todo mundo faz isso, mas benzer cachorro?
JOÃO GRILO É, Chicó, o padre tem razão. Quem vai ficar engraçado é ele e uma coisa é benzer o motor do major Antônio Morais e outra benzer o cachorro do major Antônio Morais.
PADRE Como?
JOÃO GRILO Eu disse que uma coisa era o motor e outra o cachorro do major Antônio Morais.
PADRE E o dono do cachorro de quem vocês estão falando é Antônio Morais?
JOÃO GRILO É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse.
PADRE (desfazendo-se em risos) Zangar nada, João! Falei por falar, mas também vocês não
tinham dito de quem era o cachorro!
JOÃO
GRILO Quer dizer que benze, não é?
PADRE Não
vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus.
JOÃO GRILO Então fica tudo na paz do Senhor, com cachorro benzido e todo mundo fica satisfeito.
PADRE Digam ao major
que venha. Eu estou esperando. (Entra na igreja).
4 — Quantos personagens participam desse diálogo que você acabou de ler
6 — Observe cada
fala e responda:
a)
Na frase Que
gritaria é essa? Por que você acha que foi colocado esse ponto? Qual seria o tom
de voz do padre neste
momento?
Na frase acima, qual orientação foi colocada entre parênteses? Para que foi utilizada essa orientação? Como você imagina que seja a expressão facial do personagem nesse momento? Por quê?
c)
CHICÓ Mas padre,
não vejo nada
de mal em se benzer
o bicho.
Por que foi usado
o ponto final? Qual seria a intenção de Chicó nesse
momento?
Nenhum comentário:
Postar um comentário