7ºANO /SEMANA 7

Correção  aula sobre adjetivos      06/07/2020

ASSISTA A CORREÇÃO : https://youtu.be/uE-8QfO7pow

1.Agora complete as frases abaixo com o substantivo que deriva do adjetivo indicado entre parênteses.

a.Maria não conseguia esconder a sua tristeza ao ler a carta de despedida.(triste)

b.O frio era tanto que todos estavam sentindo moleza.(mole)

c.A médica disse que a fraqueza da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco) d.Gentileza gera gentileza.(gentil)

e.A maior riqueza da menina era sua boneca de porcelana.(rico)

f.Não terminei a limpeza que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo) g.Perla tinha uma delicadeza infinita.(delicado)

h.”És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa riqueza”.(rico) i.Pedro, não confunda esperteza com malandragem. (esperto)

k.Quero ter a certeza que vocês não chegarão tarde novamente.(certo) l.Nem adianta vir com essa braveza menina.(bravo)

m.Muitas pessoas vivem no nível abaixo da pobreza no Brasil.(pobre)

n.O homem possui uma grandeza interior. ( grande) 

Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:

a.Aquele que vive e trabalha no campo é o camponês e a mulher é a camponesa.

b.O inglês é atualmente, uma das línguas mais faladas no mundo. c.Todo príncipe tem sua princesa.

d.A mulher do marquês é a marquesa.

e.O homem que mora na China é chinês e a mulher é chinesa.


3.Circule na letra do poema “Pensamento surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.

Pensamento surpreendente

 Quando eu nasci, era Preto; quando cresci era Preto;

Quando pego sol, fico Preto Quando sinto frio, continuo Preto;

Quando estou assustado, também fico Preto; Quando estou doente, Preto:

E,quando eu morrer, continuarei Preto!

E, você, cara Branco; Quando nasce, você é Rosa;

Quando cresce, você é Branco; Quando você pega sol, fica Vermelho; Quando sente frio, você fica Roxo; Quando você se assusta fica Amarelo; Quando está doente, fica Verde;

Quando você morrer, você ficará Cinzento.

4.Circule as locuções adjetivas empregadas nas frases abaixo: a.Adoro ouvir histórias de lobisomem.

b.Vivemos em uma cidade do interior.

c.Nunca gostei de sabonete sem cheiro. d.Era igual coceira de bicho-de-pé.

e.Andei tanto que gastei a sola do sapato.

f.As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.

5.Analise as palavras abaixo, em seguida, pinte de amarelo os quadradinhos dos adjetivos e de azul os quadradinhos das locuções adjetivas.

Adjetivos: pautado, caro,leve, colorido,barato

Locuções Adjetivas:de couro,sem pautas,com capa,de anotações,de capa dura,

6.Observe as imagens abaixo, após escreva 4 (quatro)qualidades para cada uma delas.

Esperto                                              Amigos

Atento                                                Companheiros

Bonito                                                Bondosos

Inteligente                                        Alegres

AULA 2                          01/07/2020

Assistam o vídeo:

 https://www.youtube.com/watch?v=fliOn5OVy4Q

                                       ADJETIVOS  

1.Observe:

Terminação em –eza: substantivo abstrato derivado de adjetivo: belo       beleza.

                                                                                                                                         adjetivo  a.Maria não conseguia esconder a sua _______ao ler a carta de despedida.(triste)

b.O frio era tanto que todos estavam sentindo _______.(mole)

c.A médica disse que a _______ da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco)

d. _______ gera _______.(gentil)

e.A maior _______ da menina era sua boneca de porcelana.(rico)

f.Não terminei a _______ que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo)

g.Perla tinha uma _______ infinita.(delicado)

h.”És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa _______”.(rico)

i.Pedro, não confunda _______ com malandragem. (esperto)

k.Quero ter a _______ que vocês não chegarão tarde novamente.(certo)

l.Nem adianta vir com essa _______ menina.(bravo)

m.Muitas pessoas vivem no nível abaixo da _______ no Brasil.(pobre)

n.O homem possui uma _______ interior. ( grande)

2. Observe:

Terminação em –ês: acréscimo de  -a para o feminino. Japonês     japonesa                  

      Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:

a.Aquele que vive e trabalha no campo é o _______ e a mulher é a __________.

b.O _______ é atualmente, uma das línguas mais faladas no mundo.

c.Todo príncipe tem sua _______.

d.A mulher do marquês é a _________.

e.O homem que mora na China é_______ e a mulher é________.

3.Circule na letra do poema “Pensamento surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.

Pensamento surpreendente

Q

 

uando eu nasci, era Preto;

quando cresci era Preto;

Quando pego sol, fico Preto

Quando sinto frio, continuo Preto;

Quando estou assustado, também fico Preto;

Quando estou doente, Preto:

E,quando eu morrer, continuarei Preto!

 

E, você, cara Branco;

Quando nasce, você é Rosa;

Quando cresce, você é Branco;

Quando você pega sol, fica Vermelho;

Quando sente frio, você fica Roxo;

Quando você se assusta fica Amarelo;

Quando está doente, fica Verde;

Quando você morrer, você ficará Cinzento.

 

E você vem me chamar de Homem de Cor??!

Para ler e reler-Instituto Alfa e Beto,2007,pág.16- Escrito por uma criança africana.

Locução adjetiva:

Ocorre uma locução adjetiva quando o substantivo está acompanhando por uma expressão que desempenha o mesmo papel do adjetivo. Essas locuções sempre são acompanhadas por preposições: de,da,sem,do, sem, etc.

Ex: toalha de banho.

4.Circule as locuções adjetivas empregadas nas frases abaixo:

a.Adoro ouvir histórias de lobisomem.

b.Vivemos em uma cidade do interior.

c.Nunca gostei de sabonete sem cheiro.

d.Era igual coceira de bicho-de-pé.

e.Andei tanto que gastei  a sola do sapato

f.As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.

5.Analise as palavras abaixo, em seguida, pinte de amarelo os quadradinhos dos adjetivos e de azul os quadradinhos das locuções adjetivas.

Atividade de português: Adjetivo - 6º ano



6.Observe as imagens abaixo, após escreva 4 (quatro)qualidades para cada uma delas. 


Atividade de português: Adjetivo - 6º ano


CORREÇÃO AULA 1 

4 —        Quantos personagens participam desse diálogo que você acabou de ler?

Chicó, João grilo,padre (3 participantes)

5  —   De qual personagem você mais gostou? Justifique sua resposta.

RESPOSTA PESSOAL

5  —   Observe cada fala e responda:

 

a)      Na frase Que gritaria é essa? Por que você acha que foi colocado esse ponto? Qual seria o tom de voz do padre neste momento?

Porque é uma frase interrogativa, um tom alto e grosso.

Porque esta é uma frase normalmente vinda por um momento de raiva.

 

b)     PADRE (Com desprezo) Um cachorro?

 

Na frase acima, qual orientação foi colocada entre parênteses? Para que foi utilizada essa orientação? Como você imagina que seja a expressão facial do personagem nesse momento? Por quê?

Foi colocada entre parênteses "Com Desprezo",utilizada para retratar a expressão facial do padre ao fazer a pergunta.

 

Imagino que a expressão facial dele seja de desprezo,uma cara fechada

c)      CHICÓ Mas padre, não vejo nada de mal em se benzer o bicho. Por que foi usado o ponto final? Qual seria a intenção de Chicó nesse momento?

POIS CHICÓ FEZ UMA AFIRMAÇÃO.

Convencer o padre a benzar o coitado do animal,intenção de afirmar

AULA 1 / APOSTILA P.2 a 5

        


               1    Estude sobre texto dramático.

 

O texto dramático tem como um dos propósitos ser encenado e pode ser escrito em prosa ou em verso, sendo usado o discurso direto para introduzir as falas das personagens. Logo, o texto dramático é predominantemente dialogal. A ação das personagens é apresentada num determinado tempo e espaço. Para além das falas das personagens, existem ainda

as didascálias ou indicações cênicas, que nos dão informações sobre a caracterização, gestos, comportamento e/ou movimentação das personagens, bem como indicações sobre a iluminação, sons, adereços ou cenário. Estas indicações não são incluídas na representação teatral ou na leitura do texto.


                             Caraterísticas do texto dramático:

É constituído por:

Texto principal composto pelas falas dos atores que é ouvido pelos espectadores;

Texto secundário que se destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos atores e podem incluir: Listagem inicial das personagens;

Indicação do nome das personagens no início de cada fala;

Informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em atos, cenas ou quadros); Indicações sobre o cenário e guarda-roupa das personagens;

Indicações sobre a movimentação das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoação de voz com que devem proferir as palavras;

 

Discurso dramático:

Monólogo uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;

Diálogo — falas entre duas ou mais personagens;

Apartes — comentários de uma personagem que não são ouvidos pelo seu interlocutor.


Classificação dos personagens: Protagonista ou personagem principal Personagens secundárias

Figurantes


Outras características:

Ausência de narrador.

Predomínio do discurso na segunda pessoa (tu/vós).


https://portuguesnalinha.blogs.sapo.pt/texto-dramatico-5862


ATIVIDADES
2        —   Você conhece ou já ouviu falar sobre a obra “O Auto da Compadecida”? Assistiu ao filme? O        filme é uma adaptação para o cinema do livro de Ariano Suassuna: um texto dramático que foi encenado por muitas companhias teatrais brasileiras e estrangeiras.

Você vai estudar apenas uma cena da obra “Auto da Compadecida” e não a obra inteira, uma vez que se trata de um texto longo para ser trabalhado em tão pouco tempo. Trata de um grande clássico da literatura brasileira do gênero teatral. O “Auto da Compadecida” é um auto (peça de apenas um ato) que resgata uma tradição muito antiga, do teatro medieval português. “Autos” eram peças teatrais que tratavam de temas religiosos, e Ariano Suassuna traz de volta essa tradição e adapta ao contexto social e histórico do nordeste brasileiro.

Para saber mais sobre a obra “Auto da Compadecida”, acesse:

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-auto-da-compadecida-analise-da-obra-de-ariano-suassuna/Acesso em 02/04/2020.

Para saber mais sobre o autor da obra “Auto da Compadecida”, acesse:

https://www.ebiografia.com/ariano_suassuna/. Acesso: 15 jun de 2020.

3          Leia com atenção o texto abaixo:

O AUTO DA COMPADECIDA

Ariano Suassuna/Adaptação: Renata Kamla


Chicó e João Grilo estão na frente da igreja de padre João, querem convencê-lo a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro.

CHICÓ Padre João!

JOÃO GRILO Padre João! Padre João!

PADRE (aparecendo na frente da igreja) Que há? Que gritaria é essa?

CHICÓ Mandaram avisar para o senhor não sair, porque vem uma pessoa aqui trazer um cachorro para o senhor benzer.

PADRE Para eu benzer?

CHICÓ Sim

PADRE (Com desprezo) Um cachorro?

CHICÓ Sim

PADRE Que maluquice! Que besteira!

JOÃO GRILO Cansei de dizer a ele que o senhor não benzia.

PADRE Não benzo de jeito nenhum.

CHICÓ Mas padre, não vejo nada de mal em se benzer o bicho.

JOÃO GRILO No dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o senhor não benzeu? PADRE Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze. Cachorro é que eu nunca ouvi falar. CHICÓ Eu acho cachorro uma coisa muito melhor do que motor.

PADRE É, mas quem vai ficar engraçado sou eu, benzendo o cachorro. Benzer motor é fácil, todo mundo faz isso, mas benzer cachorro?

JOÃO GRILO É, Chicó, o padre tem razão. Quem vai ficar engraçado é ele e uma coisa é benzer o motor do major Antônio Morais e outra benzer o cachorro do major Antônio Morais.

PADRE Como?

JOÃO GRILO Eu disse que uma coisa era o motor e outra o cachorro do major Antônio Morais.

PADRE E o dono do cachorro de quem vocês estão falando é Antônio Morais?

JOÃO GRILO É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse.

PADRE (desfazendo-se em risos) Zangar nada, João! Falei por falar, mas também vocês não tinham dito de quem era o cachorro!

JOÃO GRILO Quer dizer que benze, não é?

PADRE Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus.

JOÃO GRILO Então fica tudo na paz do Senhor, com cachorro benzido e todo mundo fica satisfeito.


PADRE Digam ao major que venha. Eu estou esperando. (Entra na igreja). 

4             Quantos personagens participam desse diálogo que você acabou de ler

 —   De qual personagem você mais gostou? Justifique sua resposta.



6     Observe cada fala e responda:

 

a)      Na frase Que gritaria é essa? Por que você acha que foi colocado esse ponto? Qual seria o tom de voz do padre neste momento?


b)     PADRE (Com desprezo) Um cachorro?

Na frase acima, qual orientação foi colocada entre parênteses? Para que foi utilizada essa orientação? Como você imagina que seja a expressão facial do personagem nesse momento? Por quê?



c)     
CHICÓ Mas padre, não vejo nada de mal em se benzer o bicho. Por que foi usado o ponto final? Qual seria a intenção de Chicó nesse momento?




Nenhum comentário:

Postar um comentário