7º ANO/9ªSEMANA


GABARITO SOBRE PRONOMES

EXERCÍCIOS:

1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

a) Cláudia gosta muito de estudar.

     Ela gosta muito de estudar.

b) As mulheres rodearam a criancinha.

     Elas rodearam a criancinha.

c) Os estudantes participaram da festa.

     Eles participaram da festa.

d) Mauro é o melhor advogado da cidade.

 

     Ele é o melhor advogado da cidade.

2) Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.

a) Vovô deu dinheiro para eu comprar figurinhas.

b) Aquelas flores são para mim?

c) O tênis preto é para eu jogar futebol.

d) Este caderno é para eu fazer redações.

3) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

a)   Vou pagar o empregado.

Vou pagá-lo.

b)   Mário cortou a grama.

Mário cortou-a.

c)   Resolveram os problemas.

Resolveram-no.

d)   Vou chamar a menina.

Vou chama-la.

e)   É preciso trazer os cadernos diariamente.

É preciso trazê-lo diariamente.

4) Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:

Exemplo: Eu vendi minhas jóias.

a) Nós reformamos nossa casa.

b) Ela arrumou sua mala.

c) Eu explique aos funcionários o meu projeto.

d) Nós ouvimos nossos discos preferidos.

e) Elas pediram seus prêmios.

f) Tu derramaste tuas lágrimas?

5) Classifique o pronome destacado de acordo com o seguinte código:

1 ) pessoal

2 ) possessivo

3 ) demonstrativo

4 ) indefinido

5 ) interrogativo

 

5 ) a) Quem entende essa criança?

3 ) b) Você já leu este livro?

5 ) c) Qual é a atriz principal da peça?

4 ) d) Há poucos erros na redação.

3 ) e) Estes estudantes são muito unidos.

1 ) f) Quero pedir-te maior colaboração.

1 ) g) Ela sempre gostou de ler.

2 ) h) Nosso povo está despertando.

3 ) i) Aquele jornal é bom?

4 ) j) Ninguém vai enfrentar esse problema?

 

6) Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:

a) Não me preocupa esta mancha que tenho no rosto. (esta – essa)

b) Marcela, é bom esse livro que está com você? (este – esse)

c) Ricardo, é seu aquele caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)

 

7) Diga se o pronome destacado é demonstrativo, indefinido ou interrogativo:

a) Este animal não vai participar da exposição.

     Demonstrativo.

b) Vários atletas já chegaram.

     Indefinido.

c) Ninguém quer discutir a questão.

     Indefinido.

d) Qual é a comida preferida aqui?

     Interrogativo.

e) Esses livros aí não devem sair da biblioteca.

     Demonstrativo.

 

 

8) Que pronomes interrogativos completariam corretamente as frases?

a) Qual é o nome do professor?

b) Quem é aquele rapaz?

c) Que tempo você nadou?

d) Quantos anos você tem?

 

9) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:

 

Ela        ele       eu      nos      ti      vocês

  

a) (Eu) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (nos) levar ao cinema, mas (ela) anda muito ocupada.

b) Soube que (vocês) vieram à minha casa.

c) Foi a (ti) que o Francisco convidou para ir a festa com (ele)

 

10) Faça como o exercício anterior:

 

Comigo      contigo      consigo.

 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (comigo)

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (contigo)

c) O professor saiu da sala. Ele levou (consigo) as provas dos alunos.

 

 

11) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:

a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.

b) Seus pedidos serão atendidos.

c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.

d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?

e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

 

12) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.    

a) Escrevi as cartas com capricho.

     Escrevi-as com capricho.

b) Preciso deixar as roupas na costureira.

     Preciso deixa-las na costureira.

c) Leandro fez o trabalho sozinho.

     Leandro o fez sozinho.

d) Levem as meninas ao colégio.

     Levem-nas ao colégio.

e) Iremos conhecer os atores brevemente.

     Iremos conhece-los brevemente.

_____________________________________________------__________________________-- 

AULA SOBRE PRONOMES

PRONOME -  ATIVIDADES

 

v PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo

 

Ø     PRONOMES PESSOAIS são aqueles que representam as pessoas do discurso.

 

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

1ª pessoa do singular

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa do singular

tu

te, ti, contigo

3ª pessoa do singular

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

1ª pessoa do plural

nós

nos, conosco

2ª pessoa do plural

vós

vos, convosco

3ª pessoa do plural

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 

Ø PRONOMES POSSESSIVOS são palavras que se referem às pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de algo.

 

PRONOMES POSSESSIVOS

Pessoa

Singular

Plural

meu, minha

meus, minhas

teu, tua

teus, tuas

seu, sua

seus, suas

nosso, nossa

nossos, nossas

vosso, vossa

vossos, vossas

seu, sua

seus, suas

 

Ø PRONOMES DEMONSTRATIVOS são aqueles que indicam a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.

 

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Pessoa

Variáveis

Invariáveis

este, esta, estes, estas

isto

esse, essa, esses, essas

isso

aquele, aquela, aqueles, aquelas

aquilo

 

Ø PRONOMES INDEFINIDOS são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa ou genérica.

  

 

PRONOMES INDEFINIDOS

Variáveis

Invariáveis

algum, alguma, alguns, algumas

alguém

todo, toda, todos, todas

tudo

outro, outra, outros, outras

nada

muito, muita, muitos, muitas

algo

pouco, pouca, poucos, poucas

cada

 

Ø PRONOMES INTERROGATIVOS introduzem frases interrogativas e se referem à 3ª pessoa do discurso de modo impreciso. São interrogativos os pronomes: que, quem, qual (quais), quanto (quanta, quantos, quantas).

 

EXERCÍCIOS:

1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

a) Cláudia gosta muito de estudar.

    EX: Ela gosta muito de estudar.

b) As mulheres rodearam a criancinha.

 

c) Os estudantes participaram da festa.

     

d) Mauro é o melhor advogado da cidade.

    

     2) Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.

a) Vovô deu dinheiro para ____ comprar figurinhas.

b) Aquelas flores são para_____?

c) O tênis preto é para ____ jogar futebol.

d) Esse doce é para você e este é para _____.

 

3) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

 

Observação: Os pronomes oaosas se transformam em:

·        lolaloslas – quando vêm depois dos verbos terminados em rs ou z.

ex: Ele vai vender o carro.

      Ele vai vendê-lo.

·        nonanosnas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.

ex: Eles levaram o cachorro.

      Eles levaram-no.

 

a)   Vou pagar o empregado.

Ex: Vou pagá-lo.

b)   Mário cortou a grama.

c)   Resolveram os problemas.

d)   Vou chamar a menina.

e)   É preciso trazer os cadernos diariamente.

.

 

4) Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:

Exemplo: Eu vendi minhas jóias.

 

a) Nós reformamos ______ casa.

b) Ela arrumou ______ mala.

c) Eu explique aos funcionários o ______ projeto.

d) Nós ouvimos _______ discos preferidos.

e) Elas pediram _______ prêmios.

f) Tu derramaste ______ lágrimas?

 

5) Classifique o pronome destacado de acordo com o seguinte código:

1 ) pessoal

2 ) possessivo

3 ) demonstrativo

4 ) indefinido

5 ) interrogativo

 

(   ) a) Quem entende essa criança?

  ) b) Você já leu este livro?

  ) c) Qual é a atriz principal da peça?

  ) d) Há poucos erros na redação.

  ) e) Estes estudantes são muito unidos.

  ) f) Quero pedir-te maior colaboração.

  ) g) Ela sempre gostou de ler.

  ) h) Nosso povo está despertando.

  ) i) Aquele jornal é bom?

  ) j) Ninguém vai enfrentar esse problema?

 

6) Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:

a) Não me preocupa ___ mancha que tenho no rosto. (esta – essa)

b) Marcela, é bom ____ livro que está com você? (este – esse)

c) Ricardo, é seu ____ caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)

 

7) Diga se o pronome destacado é demonstrativo, indefinido ou interrogativo:

a) Este animal não vai participar da exposição.

    b) Vários atletas já chegaram.

     c) Ninguém quer discutir a questão.

     d) Qual é a comida preferida aqui?

e) Esses livros aí não devem sair da biblioteca.

    

8) Que pronomes interrogativos completariam corretamente as frases?

a) ______ é o nome do professor?

b) ______ é aquele rapaz?

c)_____ tempo você nadou?

d) _______ anos você tem?

 

 

 

 

9) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:

 

Ela        ele       eu      nos      ti      vocês

  

a) (   ) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (      ) levar ao cinema, mas (      ) anda muito ocupada.

b) Soube que (          ) vieram à minha casa.

c) Foi a (     ) que o Francisco convidou para ir a festa com (     )

 

10) Faça como o exercício anterior:

 

Comigo      contigo      consigo.

 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (              )

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (            )

c) O professor saiu da sala. Ele levou (           ) as provas dos alunos.

 

 

 

11) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:

a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.

b) Seus pedidos serão atendidos.

c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.

d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?

e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

 

12) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.    

a) Escrevi as cartas com capricho.

   Ex:  Escrevi-as com capricho.

b) Preciso deixar as roupas na costureira.

c) Leandro fez o trabalho sozinho.

d) Levem as meninas ao colégio.

e) Iremos conhecer os atores brevemente.

 



CORREÇÃO APOSTILA PÁGINAS 10,11

 

2   Responda com base no texto:

 

a)      Descreva como você imagina Lousada. Traga detalhes baseados na leitura do texto.

Lousada parece ser um homem imponente, letrado, possui relacionamentos importantes. Tem conhecimentos e parece que busca oportunidade para se dar bem. É tratado por Senhor. Usa cartola e sobrecasaca.

b)      Descreva como você imagina Carolina. Traga detalhes baseados no texto lido.

Pessoa simples, sem escolaridade, com aparência descuidada , serviçal e Curiosa. Indaga tudo. " Ele viu perfeitamente o senhor, e não fez caso."

c)    Podemos identificar, no texto, pelo menos, duas Variações linguísticas. Diga quais são e exemplifique com falas dos personagens.

Linguagem formal " vai buscá-las" " Vou à central... "

Linguagem informal. " Sim, senho" , " fazê" , " conhece ele", "centra"

 

 

d)      Qual dos dois personagens do texto pode sofrer preconceito linguístico? Por quê?

A personagem Carolina, por não ter escolarização e não possuir conhecimentos sobre a língua.


 

3   Por que é importante que as falas, rubricas e indicações cênicas em um texto dramático realmente retratem bem os personagens?

É importante para que o espectador possa compreender o roteiro e sentir o que se passa na história vivida pelos personagens.

 

4   Que tipo de discurso dramático existe no texto? É usado o discurso direto ou indireto para introduzir as falas?

É usado o discurso direto para introduzir as falas.

 

AULA 1   13/07/2020

APOSTILA PÁGINAS 10,11

 

1    Os fragmentos a seguir foram extraídos de Quarto de despejo: diário de uma favelada, obra mais famosa da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Leia-os e faça o que se pede:

 

a.

“O meu sonho era andar bem limpinha, usar roupas de alto preço, residir numa casa confortável, mas não é possível. Eu não estou descontente com a profissão que exerço. Já habituei-me andar suja. faz oito anos que cato papel. O desgosto que tenho é residir em favela.”

 

b.

Faça como Carolina. Conte qual é o seu maior sonho.

 

 

a.

“Todos têm um ideal. O meu é gostar de ler”.

 

b.

A leitura é um hábito que constante em sua vida? Explique.

 

 

a.

“E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra s escravidão atual a fome!”. Carolina Maria de Jesus registrou essas palavras em seu diário mais de 60 anos. A fome ainda é algo presente na vida dos brasileiros. Escreve o que você sabe a esse respeito.

 

 

a.

“Nós somos pobres, viemos para a margem do rio. As margens dos rios são os lugares do lixo (...). Não mais se os corvos voando as margens do rio, perto dos lixos. Os homens desempregados substituíram os corvos”. Com a pandemia do coronavírus, o número de desempregados têm aumentado no Brasil. Relate o que você sabe sobre esse assunto.


4 comentários: