8ºANOS/SEMANA 8


CORREÇÃO SOBRE ARTIGOS

1- Complete com artigo definido ou indefinido.

Isto é ______livro.  Isto é ______ caneta.  Isto é ______ caderno. um- uma - um

 O meu pai tem ______ amigos ingleses.  uns

A Luísa tem _____ irmãs muito simpáticas. umas

 _____ vivenda é uma casa independente, geralmente muito grande. uma

Tu tens _____ casa muito bonita. uma

 Isto é ______ mesa. uma

Isto é ______ porta. uma

Isto é ______ casa. uma

Isto é ______ computador. um

Isto é ______ pasta. uma

O Senhor tem ______ carro fabuloso! um

Ela tem ______ óculos muito originais. uns

O Paulo tem ______ gravatas muito coloridas.  umas

A avó do Luís deve ter _____ 80 anos. uns

Isto é ______ cadeira. uma

Isto é ______ janela. uma

Tu tens _____ telemóvel espetacular. um

Vocês têm _____ discos fantásticos. uns

 

2- Classifique as orações de acordo com o código representado:

A – artigo definido
B – artigo indefinido

 

a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola ( B ).
b- O bem sempre vencerá o mal ( 
 A ).
c- Preciso de uma explicação para o fato (  
B ).
d- Chegaram as encomendas ( 
 ).
e- Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( 
B ).

Questão 1 –  No primeiro quadrinho, o artigo “uma”:

(     ) define a noite.

(   x  ) não define a noite.

(     ) define parcialmente a noite.

 

Questão 2 – Releia com atenção o segundo quadrinho. Em seguida, identifique a palavra que desempenha a função de artigo definido:

(     ) “é”

(   x  ) “o”

(     ) “suas”

 

Questão 3 – No trecho “[...] das suas histórias?”, o termo destacado é resultado da contração de uma preposição com o artigo “as”. Assinale-a:

(     ) em

(     ) a

(  x   ) de

 

Questão 4 – Na tira acima, os artigos antepõem:

(  x   ) substantivos

(     ) adjetivos

(     ) verbos

 

Questão 5 – O “a” é um artigo definido na frase:

(     ) Sua história não a encantou, Snoopy!

( x    ) Snoopy decidiu reescrever a história.

(     ) Disse a ele que faltava sutileza no texto...

AULA 2 08/07/2020

GRAMÁTICA :CLASSE DE PALAVRAS: ARTIGO

 ASSISTAM O VÍDEO SOBRE ARTIGOS:

https://www.youtube.com/watch?v=XwNFqYkx-YY

ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO

    Artigo é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.Além disso,o artigo varia em gênero e número para concordar com o substantivo.

Ex: o/ um menino               os/ uns meninos

      a/ uma menina              as/ umas meninas

CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO

 O artigo classifica-se em:

DEFINIDO – determina o substantivo de maneira precisa, definida: O, A, OS, AS.

INDEFINIDO – determina o substantivo de maneira vaga, indefinida: UM, UMA, UNS, UMAS.

Combinação/ contração de ARTIGO COM PREPOSIÇÃO

Preposições

Artigos

o, os

a, as

um, uns

uma, umas

a

ao, aos

à, às

-

-

de

do, dos

da, das

dum, duns

duma, dumas

em

no, nos

na, nas

num, nuns

numa, numas

por (per)

pelo, pelos

pela, pelas

-

-

Obs: - As formas à e às indicam a fusão da preposição a com a artigo feminino a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.

- As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.

ATIVIDADES

1- Complete com artigo definido ou indefinido.

Isto é ______livro.  Isto é ______ caneta.  Isto é ______ caderno. 

 O meu pai tem ______ amigos ingleses.  

A Luísa tem _____ irmãs muito simpáticas. 

 _____ vivenda é uma casa independente, geralmente muito grande. 

Tu tens _____ casa muito bonita.  

Isto é______ mesa. 

 Isto é ______ porta.

Isto é ______ casa. 

Isto é ______ computador. 

Isto é ______ pasta. 

O Senhor tem ______ carro fabuloso! 

Ela tem ______ óculos muito originais.

O Paulo tem ______ gravatas muito coloridas.  

A avó do Luís deve ter _____ 80 anos. 

Isto é ______ cadeira. 

Isto é ______ janela. 

Tu tens _____ telemóvel espetacular.

Vocês têm _____ discos fantásticos. 

2- Classifique as orações de acordo com o código representado:

A – artigo definido
B – artigo indefinido

a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola (  ).
b- O bem sempre vencerá o mal ( 
  ).
c- Preciso de uma explicação para o fato (   ).
d- Chegaram as encomendas ( 
  ).
e- Nesta loja vendem-se uns artigos importados (  ).

Atividade de português: Artigo definido e indefinido - 7º ano

3–  No primeiro quadrinho, o artigo “uma”:

(     ) define a noite.

(     ) não define a noite.

(     ) define parcialmente a noite.

3– Releia com atenção o segundo quadrinho. Em seguida, identifique a palavra que desempenha a função de artigo definido:

(     ) “é”

(     ) “o”

(     ) “suas”

4– No trecho “[...] das suas histórias?”, o termo destacado é resultado da contração de uma preposição com o artigo “as”. Assinale-a:

(     ) em

(     ) a

(     ) de

5– Na tira acima, os artigos antepõem:

(     ) substantivos

(     ) adjetivos

(     ) verbos

6– O “a” é um artigo definido na frase:

(     ) Sua história não a encantou, Snoopy!

(     ) Snoopy decidiu reescrever a história.

(     ) Disse a ele que faltava sutileza no texto...


                                            GABARITO AULA 1 /APOSTILA
1 – RELEIA O TEXTO DA SEMANA ANTERIOR PARA RESOLVER AS PRÓXIMAS ATIVIDADES:

2 – Em “Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

( X ) tempo.

3 – Na oração “[...]os ovos eclodem e originam as larvas.”, o verbo destacado poderia ser substituído por:

( X  ) “surgem”.

(     ) “somem”.

(     ) “estouram”.

 

4 – Na passagem “Acredite, eles estão muito próximos de você...”, o verbo destacado foi empregado para exprimir:

( X  ) um alerta.

(     ) um pedido.

(     ) uma ordem.

5 – Releia este fragmento do texto: 

“[...] potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados...”

No fragmento acima, as reticências indicam:

(     ) um clima de suspense.

(     ) uma citação incompleta.

( X ) a continuação dos locais.

6 – No período “É por isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(  X ) uma conclusão.

 

AULA 2 APOSTILA P.4

O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR A DENGUE?

Não existe vacina contra a dengue. Os carros chamados “fumacês”, que passam pelas ruas espalhando inseticidas, não são indicados. Eles apenas matam os mosquitos adultos e na verdade, dificilmente conseguem atingi-los. Outros métodos, como inseticidas de tomada, em aerossol ou raquetes elétricas também prometem acabar com o transmissor da doença. Mas nenhum deles consegue ser eficiente o bastante. Eliminar os numerosos mosquitos é uma tarefa muito difícil.

Por isso, a melhor forma de combater a dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos, locais onde eles colocam os ovos e se reproduzem. O Aedes aegypti não deixa seus ovos em qualquer lugar: a fêmea deposita os ovos em partes úmidas de vários recipientes que acumulam água limpa. Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas.

Você imagina onde podem estar esses recipientes? Acredite, eles estão muito próximos de você...

O mosquito transmissor da dengue vive dentro mesmo de nossos lares, escondido sob cadeiras, mesas, armários etc. Dessa forma, os locais que eles utilizam para colocarem seus ovos também fazem parte de nossas casas: são caixas d’água, barris, pratinhos de vasos de plantas, potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados... Tudo muito perto da gente. É por isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.

1             Releia o texto da semana anterior para resolver as próximas atividades.

 

2                                           Em Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:

(                    ) lugar.

(                    ) modo.

(                    ) tempo.

 

3                                           Na oração “[...] os ovos eclodem e originam as larvas.”, o verbo destacado poderia ser substituído por:

(                    ) “surgem”.

(                    ) “somem”.

(                    ) “estouram”.

 

4                                           Na passagem Acredite, eles estão muito próximos de você...”, o verbo destacado foi empregado para exprimir:

(                    ) um alerta.

(                    )  um pedido.

(                    ) uma ordem.

 

5                 Releia este fragmento do texto:

“[...] potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados...”

 

No fragmento acima, as reticências no final da frase indicam:

(                    ) um clima de suspense.

(                    ) uma citação incompleta.

 (                   ) a continuação dos locais.

 

6          No período “É por isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.”, a expressão grifada introduz:

(     )  uma condição.

(     )  uma finalidade.

(    ) uma conclusão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário