9ºANO/ SEMANA7

Correção  aula sobre adjetivos      06/07/2020

ASSISTA A CORREÇÃO : 

https://youtu.be/uE-8QfO7pow

1.Agora complete as frases abaixo com o substantivo que deriva do adjetivo indicado entre parênteses.

a.Maria não conseguia esconder a sua tristeza ao ler a carta de despedida.(triste)

b.O frio era tanto que todos estavam sentindo moleza.(mole)

c.A médica disse que a fraqueza da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco) d.Gentileza gera gentileza.(gentil)

e.A maior riqueza da menina era sua boneca de porcelana.(rico)

f.Não terminei a limpeza que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo) g.Perla tinha uma delicadeza infinita.(delicado)

h.”És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa riqueza”.(rico) i.Pedro, não confunda esperteza com malandragem. (esperto)

k.Quero ter a certeza que vocês não chegarão tarde novamente.(certo) l.Nem adianta vir com essa braveza menina.(bravo)

m.Muitas pessoas vivem no nível abaixo da pobreza no Brasil.(pobre)

n.O homem possui uma grandeza interior. ( grande) 

Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:

a.Aquele que vive e trabalha no campo é o camponês e a mulher é a camponesa.

b.O inglês é atualmente, uma das línguas mais faladas no mundo. c.Todo príncipe tem sua princesa.

d.A mulher do marquês é a marquesa.

e.O homem que mora na China é chinês e a mulher é chinesa.


3.Circule na letra do poema “Pensamento surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.

Pensamento surpreendente

 Quando eu nasci, era Preto; quando cresci era Preto;

Quando pego sol, fico Preto Quando sinto frio, continuo Preto;

Quando estou assustado, também fico Preto; Quando estou doente, Preto:

E,quando eu morrer, continuarei Preto!

E, você, cara Branco; Quando nasce, você é Rosa;

Quando cresce, você é Branco; Quando você pega sol, fica Vermelho; Quando sente frio, você fica Roxo; Quando você se assusta fica Amarelo; Quando está doente, fica Verde;

Quando você morrer, você ficará Cinzento.

4.Circule as locuções adjetivas empregadas nas frases abaixo: a.Adoro ouvir histórias de lobisomem.

b.Vivemos em uma cidade do interior.

c.Nunca gostei de sabonete sem cheiro. d.Era igual coceira de bicho-de-pé.

e.Andei tanto que gastei a sola do sapato.

f.As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.

5.Analise as palavras abaixo, em seguida, pinte de amarelo os quadradinhos dos adjetivos e de azul os quadradinhos das locuções adjetivas.

Adjetivos: pautado, caro,leve, colorido,barato

Locuções Adjetivas:de couro,sem pautas,com capa,de anotações,de capa dura,

6.Observe as imagens abaixo, após escreva 4 (quatro)qualidades para cada uma delas. 

Esperto                                              Amigos

Atento                                                Companheiros

Bonito                                                Bondosos

Inteligente                                        Alegres

AULA 2                          01/07/2020

Assistam o video:

 https://www.youtube.com/watch?v=fliOn5OVy4Q

                                       ADJETIVOS  

1.Observe:

Terminação em –eza: substantivo abstrato derivado de adjetivo: belo       beleza.

                                                                                                                                         adjetivo  a.Maria não conseguia esconder a sua _______ao ler a carta de despedida.(triste)

b.O frio era tanto que todos estavam sentindo _______.(mole)

c.A médica disse que a _______ da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco)

d. _______ gera _______.(gentil)

e.A maior _______ da menina era sua boneca de porcelana.(rico)

f.Não terminei a _______ que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo)

g.Perla tinha uma _______ infinita.(delicado)

h.”És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa _______”.(rico)

i.Pedro, não confunda _______ com malandragem. (esperto)

k.Quero ter a _______ que vocês não chegarão tarde novamente.(certo)

l.Nem adianta vir com essa _______ menina.(bravo)

m.Muitas pessoas vivem no nível abaixo da _______ no Brasil.(pobre)

n.O homem possui uma _______ interior. ( grande)

2. Observe:

Terminação em –ês: acréscimo de  -a para o feminino. Japonês     japonesa                  

      Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:

a.Aquele que vive e trabalha no campo é o _______ e a mulher é a __________.

b.O _______ é atualmente, uma das línguas mais faladas no mundo.

c.Todo príncipe tem sua _______.

d.A mulher do marquês é a _________.

e.O homem que mora na China é_______ e a mulher é________.

3.Circule na letra do poema “Pensamento surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.

Pensamento surpreendente

Q

 

uando eu nasci, era Preto;

quando cresci era Preto;

Quando pego sol, fico Preto

Quando sinto frio, continuo Preto;

Quando estou assustado, também fico Preto;

Quando estou doente, Preto:

E,quando eu morrer, continuarei Preto!

 

E, você, cara Branco;

Quando nasce, você é Rosa;

Quando cresce, você é Branco;

Quando você pega sol, fica Vermelho;

Quando sente frio, você fica Roxo;

Quando você se assusta fica Amarelo;

Quando está doente, fica Verde;

Quando você morrer, você ficará Cinzento.

 

E você vem me chamar de Homem de Cor??!

Para ler e reler-Instituto Alfa e Beto,2007,pág.16- Escrito por uma criança africana.

Locução adjetiva:

Ocorre uma locução adjetiva quando o substantivo está acompanhando por uma expressão que desempenha o mesmo papel do adjetivo. Essas locuções sempre são acompanhadas por preposições: de,da,sem,do, sem, etc.

Ex: toalha de banho.

4.Circule as locuções adjetivas empregadas nas frases abaixo:

a.Adoro ouvir histórias de lobisomem.

b.Vivemos em uma cidade do interior.

c.Nunca gostei de sabonete sem cheiro.

d.Era igual coceira de bicho-de-pé.

e.Andei tanto que gastei  a sola do sapato

f.As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.

5.Analise as palavras abaixo, em seguida, pinte de amarelo os quadradinhos dos adjetivos e de azul os quadradinhos das locuções adjetivas.

Atividade de português: Adjetivo - 6º ano



6.Observe as imagens abaixo, após escreva 4 (quatro)qualidades para cada uma delas. 


Atividade de português: Adjetivo - 6º ano


CORREÇÃO AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1.Analise os seguintes versos:”O mesmo grito numa outra boca minha, uma só voz em mil vozes querendo paz...” Qual é a mensagem implícita nesses versos?

Que apesar de sermos diferentes, todos nós almejamos o mesmo, a paz.


 2.Na sua opinião somos um povo colorido? Por quê?

Sugestão: somos coloridos , porque somos um povo miscigenado formado a partir da mistura de diversos grupos humanos como os portugueses, os índios e os africanos.


 3.No verso :”Nos dividiram em números e outras rixas”. Explique o que o eu lírico quis dizer com essa afirmação?

Como somos divididos em números? O eu lírico afirma que nossa sociedade é dividida em cor, nível social, nível de escolaridade, etc. Em números podemos considerar a posição que uma pessoa ocupa numa escala de privilégios. Exemplo: uma mulher que desempenha a mesma função de um homem em um trabalho, mas seu salário é bem menor.


4.Quem foi Salvador Dalí? Por que, provavelmente, ele foi mencionado na canção? Pesquise. Salvador Dalí foi um pintor catalão, muito importante conhecido por seu trabalho surrealista. Seus quadros chamavam a atenção por apresentar combinações bizarras como nos sonhos. Ele era muito conhecido por fazer coisas extravagantes para chamar a atenção, o que incomodava os críticos da época. Talvez ele foi mencionado na canção para que a sociedade tenha a mesma coragem que ele teve e passe a lutar pelos seus direitos sem se preocupar com o que a minoria vai dizer.


 5.Analise o verso a seguir:” Tentaram nos tirar a essência da essência daquilo que é essencial...” Para você o que é essencial para que uma sociedade seja justa?

Sugestão:Que todos tenham os mesmos direitos na saúde, na educação, etc. Que não haja desigualdades sociais, preconceitos, injustiças, intolerâncias e, que todos os direitos sejam respeitados.

6.Você acha que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes? Comente.

Sugestão: Hoje somos tolerantes e, muitos aceitam as diferentes formas de viver, de sentir, de pensar e de amar. Os jovens hoje pensam e vivem em harmonia com essas diferenças. Por isso podemos dizer que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes, porque podemos compartilhar, acolher, trocar, respeitar e principalmente amar uns aos outros sem discriminar esse ou aquele por causa do seu nível social ou por causa da cor de sua pele

7. O papel atual seria a evolução da sociedade,e o lápis seria nossas ações os quais queria que todos tivessem conscientizados que o nosso único planeta é a Terra,ou seja,todos fazendo sua parte.

ex: separar o lixo,cuidar o que  joga no lixo pois lixo é algo  que não tem nenhuma utilidade.


AULA 1   APOSTILA P. 3 a 5

1 —   Leia a letra da música abaixo:

 

 

 


2 —  Analise os seguintes versos: “O mesmo grito numa outra boca minha, uma só voz em mil vozes
          querendo paz...” Qual é a mensagem implícita nesses versos?

 

 

 


3 —  Na sua opinião somos um povo colorido? Por que?

 



 


4 —  No verso: “Nos dividiram em números e outras rixas”. Explique o que o eu lírico quis dizer com
          essa afirmação. Como somos divididos em números

 

5 —  Quem foi Salvador Dalí? Por que, provavelmente, ele foi mencionado na canção? Pesquise e
          responda no espaço abaixo

6 —  Analise o verso a seguir:” Tentaram nos tirar a essência da essência daquilo que é essencial...”
          Para você o que é essencial para que uma sociedade seja justa?



7 —  Analise o seguinte questionamento: “Qual é nosso papel? Colorir. Seja você o lápis da revolução
            aqui...!” Explique com suas palavras, qual é o seu papel na sociedade atual? Você acredita que
            pode mudar algo de ruim na sociedade sendo o lápis da revolução? Comente como.

 

8 —  Você acha que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes? Comente.

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário