8ºANO/ SEMANA 5

PESSOAL,  ATENÇÃO PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA 5

             CORREÇÃO   AULA 3 ORTOGRAFIA USO X/ CH

Assinale, em cada questão, a única palavra  escrita   de forma errada e corrija-a.

1.a) atarraxar b) bexiga c) cachumba d) coaxar e) encaixe. CAXUMBA

2. a) engraxar b) enchada c) enxame d) enxoval e) enxurrada. ENXADA

3. a) esdrúxulo b) fachina c) laxante d) maxixe e) mexerico. FAXINA

4. a) mexilhão b) mixórdia c) tachativo d) xale e) xampu. TAXATIVO

 5. a) xarope b) xícara c) apetrexo d) bochecha e) bombacha. APETRECHO

6. a) caximbo b) capuchinho c) chafariz d) chimarrão e) chiste. CACHIMBO

7. a) xuxu b) cochicho c) colcha d) colchão e) concha. CHUCHU

8. a) comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar e) faxada. FACHADA

9. a) faixa b) fichário c) flecha d) penacho e) pexinxa. PECHINCHA

10. a) raxadura b) salsicha c) tacho d) tocha e) inchaço. RACHADURA                             

 CORREÇÃO AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Questão 1 – Em “Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente”, a quem o autor do texto se refere? O autor do texto refere-se a Benjamin de Oliveira. Questão 2 – No trecho “Foi o primeiro palhaço negro brasileiro.”, o autor expõe:

 ( x ) um fato certo.

( ) um fato suposto.

 ( ) um fato provável.

Questão 3 – No segmento “[...] fugiu de casa aos 12 anos para seguir o Circo Sotero.”, o vocábulo “para” expressa:

( ) o motivo de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.

 ( x ) a finalidade de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.

 ( ) a consequência de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.

 Questão 4 – Na passagem “Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do Sargento.”, a palavra grifada indica:

 ( x ) exemplos de peças escritas por Benjamin Oliveira.

( ) um contraste entre peças escritas por Benjamin Oliveira.

( ) uma comparação entre peças escritas por Benjamin Oliveira.

Questão 5 – Na oração “Encenou até Shakespeare no picadeiro.”, o termo “até” foi usado para:

 ( ) priorizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.

( x ) enfatizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.

( ) acrescentar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.

Questão 6 – Segundo o texto, em 1908, Benjamin de Oliveira:

 ( ) “gravou sete discos”.

 ( ) “deu espaço para Catulo da Paixão Cearense se apresentar”.

 ( x ) “dirigiu o curta-metragem Os Guaranis”.

 Questão 7 – Releia este fragmento do texto: “Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista. Nesse fragmento, as aspas indicam:

 ( x ) uma avaliação feita pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.

( ) uma explicação dada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.

 ( ) uma hipótese levantada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido é:

( x ) uma biografia.

( ) uma reportagem.

 ( ) um artigo de opinião.

 ____________________________________________________________________

                                                                            CORREÇÃO AULA 2

1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.

Talvez ela viaje - advérbio de dúvida

a)    Não irei ao passeio.   

Advérbio de negação.   

            

b)    Gosto de quem fala bem.            

Advérbio de modo.

 

c)    Sim, posso ir com você.              

Advérbio de afirmação.

 

d)    Amanhã levarei os livras.            

Advérbio de tempo.

 

e)    Vi um ninho lá na árvore.           

Advérbio de lugar.

 

f)     Chegamos muito tarde para a aula.

Advérbio de intensidade.

 

g)    Ela não sabe como perdeu.            

Advérbio de negação.

 

h)    Gostaria de esperar um pouco?    

Advérbio de intensidade.

 

i)      Perto deles, todos ficam em paz.       

Advérbio de lugar.

 

j)      Olhei calmamente a paisagem.

Advérbio de modo.

 

k)    Nunca mais nos veremos.             

Advérbio de negação.

 

   2.  Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.

a) As meninas cantaram    bem. (advérbio de modo)

 

b) Ontem , lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)

 

c) O menino não sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)

 

d) Voltaram muito tarde. (advérbio de intensidade)

 

e)  Talvez vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)

 

f)  Eles estavam muito agitados. (advérbio de intensidade)

 

g) Elas voltaram rapidamente para o colégio. (advérbio de modo)

 

h) Amanhã eu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)

 

i)  Bete estava perto da praia. (advérbio de lugar)

 

j) Com certeza nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)

 

k) Eles não querem ir para o shopping. (advérbio de negação)


3.  Complete com advérbios de lugar.

a)    Vou estudar  debaixo  daquela árvore.

b)    Carolina chegou aqui  com Nino.

c)    Eliane mora perto do clube.

d)    Hoje brinquei dentro do parque.

 

 4.  Complete com advérbios de tempo.

a)  Fui  ontem ao parque.

b)   Cheguei logo no aniversário.

c)   O ônibus chegou atrasado ontem.

d)   Agora é tarde para mudar.

__________________________________________________________________________

15 de junho de 2020

AULA 1  INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Leia o texto. Em seguida, responda às questões propostas:

 

Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente 

Era difícil encontrar uma pessoa no Rio de Janeiro entre o fim do século 19 e o início do 20 que não conhecesse o Circo Spinelli – e, principalmente, sua maior atração, Benjamin de Oliveira. O palhaço, acrobata, instrumentista, dramaturgo, produtor e ator era um dos artistas mais populares da capital do País. Foi o primeiro palhaço negro brasileiro. Há quem defenda que tenha sido o primeiro do mundo.

Nascido na mineira Pará de Minas em 1870, fugiu de casa aos 12 anos para seguir o Circo Sotero. No picadeiro, aprendeu as artes do trapézio e da acrobacia. Depois, migrou para outros circos e, aproveitando-se de que um dos palhaços havia ficado doente, tomou seu lugar.

Com o tempo, Benjamin passou a elaborar os próprios espetáculos. É considerado um dos precursores do circo-teatro no País. Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do Sargento. Encenou até Shakespeare no picadeiro. Entre seus admiradores estavam o dramaturgo Artur de Azevedo e o presidente Floriano Peixoto.

Benjamin também gravou sete discos, deu espaço para Catulo da Paixão Cearense se apresentar e, em 1908, dirigiu o curta-metragem Os Guaranis, um dos primeiros filmes do cinema brasileiro.

“Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista. Benjamin fez suas palhaçadas até 1947, quando se aposentou dos picadeiros aos 77 anos.

Disponível em: <https://almanaquebrasil.com.br>.

 

Questão 1 – Em “Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente”, a quem o autor do texto se refere?

______________________________________________________________________________

 

Questão 2 – No trecho “Foi o primeiro palhaço negro brasileiro.”, o autor expõe:

(     ) um fato certo.

(     ) um fato suposto.

(     ) um fato provável.

 

Questão 3 – No segmento “[...] fugiu de casa aos 12 anos para seguir o Circo Sotero.”, o vocábulo “para” expressa:

(     ) o motivo de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.

(     ) a finalidade de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.

(     ) a  consequência de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.

 

Questão 4 – Na passagem “Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do Sargento.”, a palavra grifada indica:

(     ) exemplos de peças escritas por Benjamin Oliveira.

(     ) um contraste entre peças escritas por Benjamin Oliveira.

(     ) uma comparação entre peças escritas por Benjamin Oliveira.

 

Questão 5 – Na oração “Encenou até Shakespeare no picadeiro.”, o termo “até” foi usado para:

(     ) priorizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.

(     ) enfatizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.

(     ) acrescentar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.

 

Questão 6 – Segundo o texto, em 1908, Benjamin de Oliveira:

(     ) “gravou sete discos”.

(     ) “deu espaço para Catulo da Paixão Cearense se apresentar”.

(     ) “dirigiu o curta-metragem Os Guaranis”.

 

Questão 7 – Releia este fragmento do texto:

 

“Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista.

 

Nesse fragmento, as aspas indicam:

(     ) uma avaliação feita pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.

(     ) uma explicação dada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.

(     ) uma hipótese levantada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido é:

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

(     ) um artigo de opinião.

 

 


15 de junho de 2020

ASSITA A VÍDEO AULA :http://youtube.com/watch?v=jLkrBhzf3q8

AULA 2   

ADVÉRBIO


CONCEITO DO ADVÉRBIO

Advérbio: é a palavra invariável que modifica o sentido do verbo, acrescentando a ele determinadas circunstâncias de tempo, de modo, de intensidade, de lugar, etc. Ex.

Um lindo balão azul atravessava o céu.


Um lindo balão azul atravessava lentamente o céu.

Nesse caso, lentamente modifica o verbo atravessar, pois acrescenta uma ideia de modo. Os advérbios de intensidade têm uma característica particular, pois além de intensificar o verbo, eles podem intensificar o sentido de adjetivos e de outros advérbios. Ex.

Nosso amigo é inteligente demais.
As encomendas chegaram muito tarde.

 Locução Adverbial 
Locução adverbial é toda expressão formada por mais de uma palavra e que funciona como advérbio. Ex.

As notícias chegaram cedo.
As notícias chegaram de manhã.

• 
Classificação do Advérbio 

Dependendo da circunstância que expressam, os advérbios classificam-se em:

Lugar: lá, aqui, acima, por fora, perto, longe, dentro, etc.
Modo: bem, mal, assim, devagar, às pressas, pacientemente, etc.
Dúvida: talvez, possivelmente, acaso, porventura, etc.
Negação: não, de modo algum, de forma nenhuma, etc.
Afirmação: sim, realmente, com certeza, etc.
Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, etc.
Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de manhã, às vezes, etc. 

ATIVIDADES

1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.

Talvez ela viaje - advérbio de dúvida

a)    Não irei ao passeio.            

b)    Gosto de quem fala bem.            

c)    Sim, posso ir com você.              

d)    Amanhã levarei os livras.            

e)    Vi um ninho lá na árvore.           

f)     Chegamos muito tarde para a aula.

g)    Ela não sabe como perdeu.            

h)    Gostaria de esperar um pouco?    

i)      Perto deles, todos ficam em paz.       

j)      Olhei calmamente a paisagem.

k)    Nunca mais nos veremos.             

 

   2.  Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.

a) As meninas cantaram                 . (advérbio de modo)

 

b)           , lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)

 

c) O menino       sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)

 

d) Voltaram           tarde. (advérbio de intensidade)

 

e)           vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)

 

f)  Eles estavam               agitados. (advérbio de intensidade)

 

g) Elas voltaram                              para o colégio. (advérbio de modo)

 

h)                        eu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)

 

i)  Bete estava                  da praia. (advérbio de lugar)

 

j)                                   nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)

 

k) Eles                  querem ir para o shopping. (advérbio de negação)

3.  Complete com advérbios de lugar.

a)    Vou estudar                      daquela árvore.

b)    Carolina chegou                com Nino.

c)    Eliane mora                 do clube.

d)    Hoje brinquei                   do parque.

 

 4.  Complete com advérbios de tempo.

a)  Fui             ao parque.

b)   Cheguei              no aniversário.

c)   O ônibus chegou atrasado                        .

d)                          é tarde para mudar.

____________________________________________________________________________

17 de junho de 2020

 

 AULA 3       ORTOGRAFIA

ASSISTA A VÍDEO-AULA: https://www.youtube.com/watch?v=ducdinLgHjc

Emprego de X e Ch

Emprega-se o  X:

1) Após um ditongo.

Exemplos: caixa, frouxo, peixe

Exceção: recauchutar e seus derivados

2) Após a sílaba inicial "en".

Exemplos: enxame, enxada, enxaqueca

Exceção: palavras iniciadas por "ch" que recebem o prefixo "en-"

Exemplos: encharcar (de charco), enchiqueirar (de chiqueiro), encher e seus derivados (enchente, enchimento, preencher...)

3) Após a sílaba inicial "me-".

Exemplos: mexer, mexerica, mexicano, mexilhão

Exceção: mecha

4) Em vocábulos de origem indígena ou africana e nas palavras inglesas aportuguesadas.

Exemplos: abacaxi, xavante, orixá, xará, xerife, xampu

5) Nas seguintes palavras:

bexiga, bruxa, coaxar, faxina, graxa, lagartixa, lixa, lixo, puxar, rixa, oxalá, praxe, roxo, vexame, xadrez, xarope, xaxim, xícara, xale, xingar, etc.

Emprega-se o dígrafo Ch:

1) Nos seguintes vocábulos:

bochecha, bucha, cachimbo, chalé, charque, chimarrão, chuchu, chute, cochilo, debochar, fachada, fantoche, ficha, flecha, mochila, pechincha, salsicha, tchau, etc.

 

 

Assinale, em cada questão, a única palavra  escrita   de forma errada e corrija-a.

1.a) atarraxar b) bexiga c) cachumba d) coaxar e) encaixe.

2. a) engraxar b) enchada c) enxame d) enxoval e) enxurrada.

3. a) esdrúxulo b) fachina c) laxante d) maxixe e) mexerico.

4. a) mexilhão b) mixórdia c) tachativo d) xale e) xampu.

 5. a) xarope b) xícara c) apetrexo d) bochecha e) bombacha.

6. a) caximbo b) capuchinho c) chafariz d) chimarrão e) chiste.

7. a) xuxu b) cochicho c) colcha d) colchão e) concha.

8. a) comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar e) faxada.

9. a) faixa b) fichário c) flecha d) penacho e) pexinxa.

10. a) raxadura b) salsicha c) tacho d) tocha e) inchaço.

17 de junho de 2020

AULA 4  PRODUÇÃO DE TEXTO

2 -Como reduzir o número de jovens vítimas de violência? Vários jovens morrem no País vítimas da violência doméstica e das ruas. O que o poder público e a sociedade devem fazer para reduzir esta triste estatística?

(Mínimo 20 linhas)

BOM TRABALHO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário