CORREÇÃO AULA 3 ORTOGRAFIA USO X/ CH
Assinale, em cada
questão, a única palavra escrita de forma errada e corrija-a.
1.a)
atarraxar b) bexiga c) cachumba
d) coaxar e) encaixe. CAXUMBA
2. a)
engraxar b) enchada
c) enxame d) enxoval e) enxurrada. ENXADA
3. a)
esdrúxulo b) fachina
c) laxante d) maxixe e) mexerico. FAXINA
4. a)
mexilhão b) mixórdia c) tachativo
d) xale e) xampu. TAXATIVO
5. a) xarope b) xícara c) apetrexo d) bochecha e)
bombacha. APETRECHO
6. a) caximbo b) capuchinho c)
chafariz d) chimarrão e) chiste. CACHIMBO
7. a) xuxu b) cochicho c)
colcha d) colchão e) concha. CHUCHU
8. a)
comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar e) faxada. FACHADA
9. a) faixa
b) fichário c) flecha d) penacho e) pexinxa. PECHINCHA
10. a) raxadura b) salsicha c) tacho d) tocha e) inchaço. RACHADURA
CORREÇÃO AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Questão 1 – Em “Primeiro palhaço negro conquistou de
dramaturgo a presidente”, a quem o autor do texto se refere? O autor do texto
refere-se a Benjamin de Oliveira. Questão 2 – No trecho “Foi o primeiro palhaço
negro brasileiro.”, o autor expõe:
( x ) um
fato certo.
( ) um fato suposto.
( ) um fato provável.
Questão 3 – No segmento “[...] fugiu de casa aos 12 anos para
seguir o Circo Sotero.”, o vocábulo “para” expressa:
( ) o motivo de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.
( x ) a
finalidade de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.
( ) a consequência de
Benjamin Oliveira ter fugido de casa.
Questão 4 – Na
passagem “Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do
Sargento.”, a palavra grifada indica:
( x )
exemplos de peças escritas por Benjamin Oliveira.
( ) um contraste entre peças escritas por Benjamin Oliveira.
( ) uma comparação entre peças escritas por Benjamin
Oliveira.
Questão 5 – Na oração “Encenou até Shakespeare no picadeiro.”,
o termo “até” foi usado para:
( ) priorizar o fato
de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.
( x ) enfatizar o fato de Benjamin de Oliveira ter
encenado Shakespeare no picadeiro.
( ) acrescentar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado
Shakespeare no picadeiro.
Questão 6 – Segundo o texto, em 1908, Benjamin de Oliveira:
( ) “gravou sete
discos”.
( ) “deu espaço para
Catulo da Paixão Cearense se apresentar”.
( x )
“dirigiu o curta-metragem Os Guaranis”.
Questão 7 – Releia este
fragmento do texto: “Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural
negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o
rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista. Nesse
fragmento, as aspas indicam:
( x ) uma
avaliação feita pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.
( ) uma explicação dada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.
( ) uma hipótese
levantada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.
Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido é:
( x ) uma biografia.
( ) uma reportagem.
( ) um artigo de
opinião.
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CORREÇÃO AULA 2
1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje - advérbio de dúvida
a) Não irei ao
passeio.
Advérbio
de negação.
b) Gosto de quem
fala bem.
Advérbio
de modo.
c) Sim, posso ir com
você.
Advérbio
de afirmação.
d) Amanhã levarei os
livras.
Advérbio
de tempo.
e) Vi um ninho lá na
árvore.
Advérbio
de lugar.
f) Chegamos muito tarde
para a aula.
Advérbio
de intensidade.
g) Ela não sabe
como
perdeu.
Advérbio
de negação.
h) Gostaria de esperar
um pouco?
Advérbio
de intensidade.
i) Perto deles, todos
ficam em paz.
Advérbio
de lugar.
j) Olhei calmamente a
paisagem.
Advérbio
de modo.
k) Nunca mais nos
veremos.
Advérbio
de negação.
2. Complete as frases com os advérbios pedidos
entre parênteses.
a) As meninas cantaram bem. (advérbio de
modo)
b) Ontem , lemos um
trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)
c) O menino não sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de
negação)
d) Voltaram muito tarde. (advérbio de intensidade)
e) Talvez vovô não
queira vir. (advérbio de dúvida)
f) Eles estavam muito agitados. (advérbio de intensidade)
g) Elas voltaram rapidamente para o colégio. (advérbio de
modo)
h) Amanhã eu lhe
telefonarei. (advérbio de tempo)
i) Bete estava perto da praia. (advérbio de lugar)
j) Com
certeza nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)
k) Eles não querem ir para o shopping. (advérbio de negação)
3. Complete com advérbios de lugar.
a) Vou estudar debaixo daquela
árvore.
b) Carolina chegou aqui com Nino.
c) Eliane mora perto do clube.
d) Hoje brinquei dentro do parque.
4. Complete com advérbios de tempo.
a) Fui ontem ao parque.
b) Cheguei logo no aniversário.
c) O ônibus chegou atrasado ontem.
d) Agora é tarde para mudar.
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15 de junho de 2020
AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Leia o texto. Em seguida, responda às questões propostas:
Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente
Era difícil encontrar uma pessoa no Rio de Janeiro entre o fim do século 19 e o início do 20 que não conhecesse o Circo Spinelli – e, principalmente, sua maior atração, Benjamin de Oliveira. O palhaço, acrobata, instrumentista, dramaturgo, produtor e ator era um dos artistas mais populares da capital do País. Foi o primeiro palhaço negro brasileiro. Há quem defenda que tenha sido o primeiro do mundo.
Nascido na mineira Pará de Minas em 1870, fugiu de casa aos 12 anos para seguir o Circo Sotero. No picadeiro, aprendeu as artes do trapézio e da acrobacia. Depois, migrou para outros circos e, aproveitando-se de que um dos palhaços havia ficado doente, tomou seu lugar.
Com o tempo, Benjamin passou a elaborar os próprios espetáculos. É considerado um dos precursores do circo-teatro no País. Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do Sargento. Encenou até Shakespeare no picadeiro. Entre seus admiradores estavam o dramaturgo Artur de Azevedo e o presidente Floriano Peixoto.
Benjamin também gravou sete discos, deu espaço para Catulo da Paixão Cearense se apresentar e, em 1908, dirigiu o curta-metragem Os Guaranis, um dos primeiros filmes do cinema brasileiro.
“Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista. Benjamin fez suas palhaçadas até 1947, quando se aposentou dos picadeiros aos 77 anos.
Disponível em: <https://almanaquebrasil.com.br>.
Questão 1 – Em “Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente”, a quem o autor do texto se refere?
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Questão 2 – No trecho “Foi o primeiro palhaço negro brasileiro.”, o autor expõe:
( ) um fato certo.
( ) um fato suposto.
( ) um fato provável.
Questão 3 – No segmento “[...] fugiu de casa aos 12 anos para seguir o Circo Sotero.”, o vocábulo “para” expressa:
( ) o motivo de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.
( ) a finalidade de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.
( ) a consequência de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.
Questão 4 – Na passagem “Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do Sargento.”, a palavra grifada indica:
( ) exemplos de peças escritas por Benjamin Oliveira.
( ) um contraste entre peças escritas por Benjamin Oliveira.
( ) uma comparação entre peças escritas por Benjamin Oliveira.
Questão 5 – Na oração “Encenou até Shakespeare no picadeiro.”, o termo “até” foi usado para:
( ) priorizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.
( ) enfatizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.
( ) acrescentar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.
Questão 6 – Segundo o texto, em 1908, Benjamin de Oliveira:
( ) “gravou sete discos”.
( ) “deu espaço para Catulo da Paixão Cearense se apresentar”.
( ) “dirigiu o curta-metragem Os Guaranis”.
Questão 7 – Releia este fragmento do texto:
“Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista.
Nesse fragmento, as aspas indicam:
( ) uma avaliação feita pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.
( ) uma explicação dada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.
( ) uma hipótese levantada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.
Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido é:
( ) uma biografia.
( ) uma reportagem.
( ) um artigo de opinião.
15 de junho de 2020
ASSITA A VÍDEO AULA :http://youtube.com/watch?v=jLkrBhzf3q8
AULA 2
ADVÉRBIO
CONCEITO DO ADVÉRBIO
Advérbio: é a palavra invariável que modifica o sentido do verbo, acrescentando a ele determinadas circunstâncias de tempo, de modo, de intensidade, de lugar, etc. Ex.
Um lindo balão azul atravessava o céu.
Um lindo balão azul atravessava lentamente o céu.
Nesse caso, lentamente modifica o verbo atravessar, pois acrescenta uma ideia de modo. Os advérbios de intensidade têm uma característica particular, pois além de intensificar o verbo, eles podem intensificar o sentido de adjetivos e de outros advérbios. Ex.
Nosso amigo é inteligente demais.
As encomendas chegaram muito tarde.
• Locução Adverbial
Locução adverbial é toda expressão formada por mais de uma palavra e que funciona como advérbio. Ex.
As notícias chegaram cedo.
As notícias chegaram de manhã.
• Classificação do Advérbio
Dependendo da circunstância que expressam, os advérbios classificam-se em:
Lugar: lá, aqui, acima, por fora, perto, longe, dentro, etc.
Modo: bem, mal, assim, devagar, às pressas, pacientemente, etc.
Dúvida: talvez, possivelmente, acaso, porventura, etc.
Negação: não, de modo algum, de forma nenhuma, etc.
Afirmação: sim, realmente, com certeza, etc.
Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, etc.
Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de manhã, às vezes, etc.
ATIVIDADES
1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje - advérbio de dúvida
a) Não irei ao passeio.
b) Gosto de quem fala bem.
c) Sim, posso ir com você.
d) Amanhã levarei os livras.
e) Vi um ninho lá na árvore.
f) Chegamos muito tarde para a aula.
g) Ela não sabe como perdeu.
h) Gostaria de esperar um pouco?
i) Perto deles, todos ficam em paz.
j) Olhei calmamente a paisagem.
k) Nunca mais nos veremos.
2. Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.
a) As meninas cantaram . (advérbio de modo)
b) , lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)
c) O menino sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)
d) Voltaram tarde. (advérbio de intensidade)
e) vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)
f) Eles estavam agitados. (advérbio de intensidade)
g) Elas voltaram para o colégio. (advérbio de modo)
h) eu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)
i) Bete estava da praia. (advérbio de lugar)
j) nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)
k) Eles querem ir para o shopping. (advérbio de negação)
3. Complete com advérbios de lugar.
a) Vou estudar daquela árvore.
b) Carolina chegou com Nino.
c) Eliane mora do clube.
d) Hoje brinquei do parque.
4. Complete com advérbios de tempo.
a) Fui ao parque.
b) Cheguei no aniversário.
c) O ônibus chegou atrasado .
d) é tarde para mudar.
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17 de junho de 2020
AULA 3 ORTOGRAFIA
ASSISTA A VÍDEO-AULA: https://www.youtube.com/watch?v=ducdinLgHjc
Emprego de X e Ch
Emprega-se o X:
1) Após um ditongo.
Exemplos: caixa, frouxo, peixe
Exceção: recauchutar e seus derivados
2) Após a sílaba inicial "en".
Exemplos: enxame, enxada, enxaqueca
Exceção: palavras iniciadas por "ch" que recebem o prefixo "en-"
Exemplos: encharcar (de charco), enchiqueirar (de chiqueiro), encher e seus derivados (enchente, enchimento, preencher...)
3) Após a sílaba inicial "me-".
Exemplos: mexer, mexerica, mexicano, mexilhão
Exceção: mecha
4) Em vocábulos de origem indígena ou africana e nas palavras inglesas aportuguesadas.
Exemplos: abacaxi, xavante, orixá, xará, xerife, xampu
5) Nas seguintes palavras:
bexiga, bruxa, coaxar, faxina, graxa, lagartixa, lixa, lixo, puxar, rixa, oxalá, praxe, roxo, vexame, xadrez, xarope, xaxim, xícara, xale, xingar, etc.
Emprega-se o dígrafo Ch:
1) Nos seguintes vocábulos:
bochecha, bucha, cachimbo, chalé, charque, chimarrão, chuchu, chute, cochilo, debochar, fachada, fantoche, ficha, flecha, mochila, pechincha, salsicha, tchau, etc.
Assinale, em cada questão, a única palavra escrita de forma errada e corrija-a.
1.a) atarraxar b) bexiga c) cachumba d) coaxar e) encaixe.
2. a) engraxar b) enchada c) enxame d) enxoval e) enxurrada.
3. a) esdrúxulo b) fachina c) laxante d) maxixe e) mexerico.
4. a) mexilhão b) mixórdia c) tachativo d) xale e) xampu.
5. a) xarope b) xícara c) apetrexo d) bochecha e) bombacha.
6. a) caximbo b) capuchinho c) chafariz d) chimarrão e) chiste.
7. a) xuxu b) cochicho c) colcha d) colchão e) concha.
8. a) comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar e) faxada.
9. a) faixa b) fichário c) flecha d) penacho e) pexinxa.
10. a) raxadura b) salsicha c) tacho d) tocha e) inchaço.
17 de junho de 2020
AULA 4 PRODUÇÃO DE TEXTO
2 -Como reduzir o número de jovens vítimas de violência? Vários jovens morrem no País vítimas da violência doméstica e das ruas. O que o poder público e a sociedade devem fazer para reduzir esta triste estatística?
(Mínimo 20 linhas)
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