GABARITO SOBRE PRONOMES
EXERCÍCIOS:
1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta muito de estudar.
Ela gosta muito de estudar.
b) As mulheres rodearam a criancinha.
Elas rodearam a criancinha.
c) Os estudantes participaram da festa.
Eles participaram da festa.
d) Mauro é o melhor advogado da cidade.
Ele é o melhor advogado da cidade.
2) Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.
a) Vovô deu dinheiro para eu comprar figurinhas.
b) Aquelas flores são para mim?
c) O tênis preto é para eu jogar futebol.
d) Este caderno é para eu fazer redações.
3) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
a) Vou pagar o empregado.
Vou pagá-lo.
b) Mário cortou a grama.
Mário cortou-a.
c) Resolveram os problemas.
Resolveram-no.
d) Vou chamar a menina.
Vou chama-la.
e) É preciso trazer os cadernos diariamente.
É preciso trazê-lo diariamente.
4) Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:
Exemplo: Eu vendi minhas jóias.
a) Nós reformamos nossa casa.
b) Ela arrumou sua mala.
c) Eu explique aos funcionários o meu projeto.
d) Nós ouvimos nossos discos preferidos.
e) Elas pediram seus prêmios.
f) Tu derramaste tuas lágrimas?
5) Classifique o pronome destacado de acordo com o seguinte código:
( 1 ) pessoal
( 2 ) possessivo
( 3 ) demonstrativo
( 4 ) indefinido
( 5 ) interrogativo
( 5 ) a) Quem entende essa criança?
( 3 ) b) Você já leu este livro?
( 5 ) c) Qual é a atriz principal da peça?
( 4 ) d) Há poucos erros na redação.
( 3 ) e) Estes estudantes são muito unidos.
( 1 ) f) Quero pedir-te maior colaboração.
( 1 ) g) Ela sempre gostou de ler.
( 2 ) h) Nosso povo está despertando.
( 3 ) i) Aquele jornal é bom?
( 4 ) j) Ninguém vai enfrentar esse problema?
6) Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:
a) Não me preocupa esta mancha que tenho no rosto. (esta – essa)
b) Marcela, é bom esse livro que está com você? (este – esse)
c) Ricardo, é seu aquele caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)
7) Diga se o pronome destacado é demonstrativo, indefinido ou interrogativo:
a) Este animal não vai participar da exposição.
Demonstrativo.
b) Vários atletas já chegaram.
Indefinido.
c) Ninguém quer discutir a questão.
Indefinido.
d) Qual é a comida preferida aqui?
Interrogativo.
e) Esses livros aí não devem sair da biblioteca.
Demonstrativo.
8) Que pronomes interrogativos completariam corretamente as frases?
a) Qual é o nome do professor?
b) Quem é aquele rapaz?
c) Que tempo você nadou?
d) Quantos anos você tem?
9) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:
Ela ele eu nos ti vocês |
a) (Eu) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (nos) levar ao cinema, mas (ela) anda muito ocupada.
b) Soube que (vocês) vieram à minha casa.
c) Foi a (ti) que o Francisco convidou para ir a festa com (ele)
10) Faça como o exercício anterior:
Comigo contigo consigo. |
a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (comigo)
b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (contigo)
c) O professor saiu da sala. Ele levou (consigo) as provas dos alunos.
11) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos serão atendidos.
c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.
12) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
a) Escrevi as cartas com capricho.
Escrevi-as com capricho.
b) Preciso deixar as roupas na costureira.
Preciso deixa-las na costureira.
c) Leandro fez o trabalho sozinho.
Leandro o fez sozinho.
d) Levem as meninas ao colégio.
Levem-nas ao colégio.
e) Iremos conhecer os atores brevemente.
Iremos conhece-los brevemente.
PRONOME -
ATIVIDADES
v PRONOME é a palavra que
substitui ou acompanha um substantivo
Ø PRONOMES PESSOAIS são aqueles que
representam as pessoas do discurso.
PRONOMES PESSOAIS |
||
Pessoa
do discurso |
CASO
RETO |
CASO
OBLÍQUO |
1ª
pessoa do singular |
eu |
me,
mim, comigo |
2ª
pessoa do singular |
tu |
te, ti,
contigo |
3ª
pessoa do singular |
ele,
ela |
o, a,
lhe, se, si, consigo |
1ª
pessoa do plural |
nós |
nos,
conosco |
2ª
pessoa do plural |
vós |
vos,
convosco |
3ª
pessoa do plural |
eles,
elas |
os, as,
lhes, se, si, consigo |
Ø PRONOMES
POSSESSIVOS são
palavras que se referem às pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de
algo.
PRONOMES POSSESSIVOS |
||
Pessoa |
Singular |
Plural |
1ª |
meu,
minha |
meus,
minhas |
2ª |
teu,
tua |
teus,
tuas |
3ª |
seu,
sua |
seus,
suas |
1ª |
nosso,
nossa |
nossos,
nossas |
2ª |
vosso,
vossa |
vossos,
vossas |
3ª |
seu,
sua |
seus,
suas |
Ø PRONOMES DEMONSTRATIVOS são aqueles que
indicam a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.
PRONOMES DEMONSTRATIVOS |
||
Pessoa |
Variáveis |
Invariáveis |
1ª |
este,
esta, estes, estas |
isto |
2ª |
esse,
essa, esses, essas |
isso |
3ª |
aquele,
aquela, aqueles, aquelas |
aquilo |
Ø PRONOMES INDEFINIDOS são aqueles que
se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa ou genérica.
PRONOMES INDEFINIDOS |
|
Variáveis |
Invariáveis |
algum,
alguma, alguns, algumas |
alguém |
todo,
toda, todos, todas |
tudo |
outro,
outra, outros, outras |
nada |
muito,
muita, muitos, muitas |
algo |
pouco,
pouca, poucos, poucas |
cada |
Ø PRONOMES INTERROGATIVOS introduzem frases
interrogativas e se referem à 3ª pessoa do discurso de modo impreciso. São
interrogativos os pronomes: que, quem, qual (quais), quanto (quanta, quantos,
quantas).
EXERCÍCIOS:
1) Reescreva as frases, substituindo
as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta
muito de estudar.
EX: Ela gosta muito de
estudar.
b) As mulheres rodearam
a criancinha.
c) Os estudantes participaram
da festa.
d) Mauro é o melhor
advogado da cidade.
2)
Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.
a) Vovô deu dinheiro para ____ comprar
figurinhas.
b) Aquelas flores são para_____?
c) O tênis preto é para ____ jogar
futebol.
d) Esse doce é para você e este é
para _____.
3) Reescreva as frases, substituindo
os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a
terminação dos verbos.
Observação:
Os pronomes o, a, os, as se
transformam em: · lo, la, los, las –
quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z. ex: Ele
vai vender o carro.
Ele vai vendê-lo. · no, na, nos, nas –
quando vêm depois de verbos terminados em som nasal. ex:
Eles levaram o cachorro.
Eles levaram-no. |
a) Vou pagar o
empregado.
Ex: Vou pagá-lo.
b) Mário cortou a
grama.
c) Resolveram os
problemas.
d) Vou chamar a
menina.
e) É preciso
trazer os cadernos diariamente.
.
4) Preencha a lacuna usando o pronome
possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:
Exemplo: Eu vendi minhas jóias.
a) Nós reformamos ______ casa.
b) Ela arrumou ______ mala.
c) Eu explique aos
funcionários o ______ projeto.
d) Nós ouvimos _______ discos preferidos.
e) Elas pediram _______ prêmios.
f) Tu derramaste ______ lágrimas?
5) Classifique o pronome destacado de
acordo com o seguinte código:
( 1 ) pessoal
( 2 ) possessivo
( 3 ) demonstrativo
( 4 ) indefinido
( 5 ) interrogativo
( ) a) Quem entende
essa criança?
( ) b) Você já leu este livro?
( ) c) Qual é
a atriz principal da peça?
( ) d) Há poucos erros
na redação.
( ) e) Estes estudantes
são muito unidos.
( ) f) Quero
pedir-te maior colaboração.
( ) g) Ela sempre
gostou de ler.
( ) h) Nosso povo
está despertando.
( ) i) Aquele jornal
é bom?
( ) j) Ninguém vai
enfrentar esse problema?
6) Entre parênteses, aparecem dois
pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:
a) Não me preocupa ___ mancha que
tenho no rosto. (esta – essa)
b) Marcela, é bom ____ livro que
está com você? (este – esse)
c) Ricardo, é seu ____ caderno aí perto de
sua carteira? (esse – aquele)
7) Diga se o pronome destacado é
demonstrativo, indefinido ou interrogativo:
a) Este animal não vai participar da exposição.
b) Vários atletas
já chegaram.
c) Ninguém quer discutir
a questão.
d) Qual é a comida
preferida aqui?
e) Esses livros aí não devem sair da biblioteca.
8) Que pronomes interrogativos
completariam corretamente as frases?
a) ______ é o nome do
professor?
b) ______ é aquele rapaz?
c)_____ tempo você nadou?
d) _______ anos você tem?
9) Complete as lacunas com um dos
pronomes pessoais abaixo:
Ela
ele eu
nos ti vocês |
a) ( ) e os meus irmãos
não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (
) levar ao cinema, mas (
) anda muito ocupada.
b) Soube que ( ) vieram à minha casa.
c) Foi a ( ) que o Francisco convidou para ir a
festa com ( )
10) Faça como o exercício anterior:
Comigo
contigo consigo. |
a) Eu e Débora vamos ao clube. A
Débora vai ( )
b) Tu irás ao mercado com teu pai.
Teu pai irá ( )
c) O professor saiu da sala. Ele
levou ( ) as provas dos alunos.
11) Circule os pronomes possessivos
presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras
são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos
serão atendidos.
c) Meus amigos
e minhas amigas chegaram.
d) Esse é o meu lanche.
Você não trouxe o seu?
e) Ele não marcou
pontos para a nossa equipe.
12) Reescreva as frases, substituindo
os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a
terminação dos verbos.
a) Escrevi as cartas com
capricho.
Ex: Escrevi-as com
capricho.
b) Preciso deixar as roupas na
costureira.
c) Leandro fez o trabalho sozinho.
d) Levem as meninas ao
colégio.
e) Iremos conhecer os atores brevemente.
CORREÇÃO APOSTILA PÁGINA 11
2
— Noterceiroquadrinho,aexpressão“Apartirdeagora”introduzumamudançadecomportamento
do garoto.Identifique-a:
Charlie
Brown decidiu que, em vez de assistir à TV, passaria a ocupar o seu tempo, de
forma mais produtiva, dedicando-se à leitura de livros e à escrita de cartas.
3 — AafirmaçãodeCharlieBrownnoúltimoquadrinhodemonstra:
a)
( )oseucompromissocomoamigo.
b)
( )asuainsatisfaçãocomosprogramastelevisivos.
c)
(x )a
incoerência de sua atitude.
d)
( )asuaalegriaemescreverparaoamigo.
Nas atividades 4 e 5, identifique
a ideia introduzida pelo termo destacado:
4
— [...]fazendocoisascomolerlivroseescrevercartas.”.
a)
( )comparação
b)
(x )explicação
c)
( )prioridade
d)
( )exemplificação
5 — “Tenhoqueterminaragoraporquemeuprogramafavoritovaicomeçar.”.
a)
(x )causa
b)
( )consequência
c)
( )tempo
d)
( )afetividade
AULA 1 13/07/2020
APO
APOSTILA PÁGINA 11
1— Leia a tirinha abaixo:
Disponível em: http://www.telaquente.com.br/site/index.php Acesso: 16 jun de 2020.
2 — No terceiro quadrinho, a expressão “A partir
de agora” introduz uma mudança de do garoto.
Identifique-a , CITE
3 — A afirmação de Charlie Brown no último quadrinho demonstra:
a) ( ) o seu compromisso com o amigo.
b) ( ) a sua insatisfação com os programas televisivos.
c) ( ) a incoerência de sua atitude.
d) ( ) a sua alegria em escrever para o amigo.
Nas atividades 4 e 5, identifique a ideia introduzida pelo termo destacado:
4 — [...] fazendo coisas como ler livros e escrever cartas.”.
a) ( ) comparação
b) ( ) explicação
c) ( ) prioridade
d) ( ) exemplificação
5 — “Tenho que terminar agora porque meu programa favorito vai começar.”.
a) ( ) causa
b) ( ) consequência
c) ( ) tempo
d) ( ) afetividade
Nenhum comentário:
Postar um comentário