CORREÇÃO AULA 1
1) O narrador se refere ao funcionalismo público de forma “pejorativa“Camilo entrou no funcionalismo contra a vontade do pai, que queria velo médico; mas o pai morreu, e Camilo preferiu não ser nada, até que a mãe arranjou-lhe um emprego público”, isso demonstra que;
a) o emprego público é ocupado por pessoa extremamente competentes como Camilo;
b) Camilo era de classe social baixa e conseguiu com muito esforço um emprego público;
c) o emprego público acaba sendo o destino de alguém que,
como Camilo, tinha preferido “não
ser nada”
2) Como foi descrita a mulher do Vilela?
Era graciosa e viva nos
gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa.
3) Transcreva do texto, o trecho que apresenta as figuras de linguagem METÁFORA e COMPARAÇÃO, destacando-as devidamente.
Faltava-lhe tanto a ação do
tempo, como os óculos de cristal / COMPARAÇÃO
olhos
cálidos, boca fina e interrogativa. / METÁFORA
Correção aula 2
1. Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:
a) rios – velha – tempestades;
b) Iorque – navios – mar;
a) sonhar – entrar – navegando
b) mundo – vida – melhor
Retire do texto um substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)
a) comum e composto: papagaio-do-figo-de-cara-azul
b) comum e coletivo: bando
c) comum, simples e derivado: pesquisador
d) próprio: Austrália
1. Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.
a) Marcos e Luiz têm dois esportes preferidos: futebol e
volei . (substantivos comuns)
b) Os alunos fizeram um lindo trabalho. A turma realmente se empenhou. (substantivo coletivo)
c) Na minha opinião, os lugares mais bonitos do Brasil são: Rio de Janeiro e
Minas Gerais (substantivos próprios)
2. Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.
(1) Comum (4 ) Ano
(2) Próprio (5 ) Diário
(3) Composto ( 2) Paris
(4) Coletivo ( 3) Passatempo
(5) Derivado (1 ) Bola
3. Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.
a) força, fé.
b) água, vinho.
c) cama, sonho.
d) calor, frio.
e) sofá, pipoca.
4. Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:
a) O seu tio era velho.
b) O velho não gostava de jogar damas.
c) Era um armário velho e empoeirado.
d) Meu tênis velho é o que mais gosto.
e) Estava muito velho para correr tanto.
Correção aula 3 •Agora, identifique dois erros (colocados propositalmente pela autora desta atividade) referentes à ortografia. Em seguida, reescreva as palavras de forma adequada:
•relachantes - relaxantes
•caxoeiras – cachoeiras
•
•Questão 2 - Observe estas palavras:
•
•rouxinol ameixa baixo faixa frouxo
•
•2.1 – O que há em comum entre as palavras acima?
•Todas as palavras escrevem com x
•______________________________________________________________________________
•
•2.2 – Justifique o porquê da referida ocorrência:
•Após ditongos, normalmente usa-se o “X”: _________________________________________________________________________• •Questão 3 - Complete com “x” ou “ch”:
•faxina laxante colcha
•caxumba xingar chiqueiro
•enxoval chuchu xadrez
•engraxar machucado chique
•enchente puxar enxuto
•caixa tocha cheio
|
Aula
1 Interpretação de texto Data: 22/06/2020
Leia o fragmento do conto de Machado de Assis, “A Cartomante”.
[...]
Vilela, Camilo e Rita, três nomes, uma aventura e nenhuma explicação das origens. Vamos a ela. Os dois primeiros eram amigos de infância. Vilela seguiu a carreira de magistrado. Camilo entrou no funcionalismo, contra a vontade do pai, que queria vê -lo médico; mas o pai morreu, e Camilo preferiu não ser nada, até que a mãe lhe arranjou um emprego público. No princípio de 1869, voltou Vilela da província, onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado. Camilo arranjou-lhe casa para os lados de Botafogo, e foi a bordo recebê-lo.
— É o senhor? exclamou Rita, estendendo-lhe a mão. Não imagina como meu marido é seu amigo, falava sempre do senhor. Camilo e Vilela olharam-se com ternura. Eram amigos deveras.
Depois, Camilo confessou de si para si que a mulher do Vilela não desmentia as cartas do marido.
Realmente, era graciosa e viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa. Era um pouco mais velha que ambos: contava trinta anos, Vilela vinte e nove e Camilo vinte e seis. Entretanto, o porte grave de Vilela fazia-o parecer mais velho que a mulher, enquanto Camilo era um ingênuo na vida moral e prática. Faltava-lhe tanto a ação do tempo, como os óculos de cristal, que a natureza põe no berço de alguns par a adiantar os anos. Nem experiência, nem intuição. [...]
De acordo com o fragmento acima, responda as questões a seguir.
1) O narrador se refere ao funcionalismo público de forma “pejorativa“Camilo entrou no funcionalismo contra a vontade do pai, que queria velo médico; mas o pai morreu, e Camilo preferiu não ser nada, até que a mãe arranjou-lhe um emprego público”, isso demonstra que;
a) o emprego público é ocupado por pessoa extremamente competentes como Camilo;
b) Camilo era de classe social baixa e conseguiu com muito esforço um emprego público;
c) o emprego público acaba sendo o destino de alguém que, como Camilo, tinha preferido “não ser nada”
2) Como foi descrita a mulher do Vilela?
3) Transcreva do texto, o trecho que apresenta as figuras de linguagem METÁFORA e COMPARAÇÃO, destacando-as devidamente.
Aula 2 Gramática REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS: SUBSTANTIVO
Data: 22/06/2020
ASSISTAM AS VIDEOAULAS:
https://youtu.be/qL3NM9z54h4 CONCEITO
SUBSTANTIVO
https://www.youtube.com/watch?v=p5aU0_PLZk8 FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS
https://youtu.be/O3HJCzfBzkg PLURAL DOS
SUBSTANTIVOS SIMPLES
https://youtu.be/RbAAtYKBPbA SUBSTANTIVOS COLETIVOS
SUBSTANTIVOS
E CLASSIFICAÇÃO
Você já percebeu que cada elemento à
nossa volta recebe um nome?
Vamos observar os exemplos:
casa
– menino – bola - árvore - gato - cão
Esses elementos são chamados de substantivos, pois eles
nomeiam os seres, como animais, objetos, pessoas, lugares.
Gênero
dos Substantivos
De acordo com o gênero (feminino e masculino)
das palavras substantivas, elas são classificadas em:
·
Substantivos
Biformes: apresentam
duas formas, ou seja, uma para o masculino e outra para o feminino, por
exemplo: professor e professora; amigo e amiga.
·
Substantivos
Uniformes: somente um
termo especifica os dois gêneros (masculino e feminino), sendo classificados
em:
o Epicenos: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se aos animais, por
exemplo: foca (macho ou fêmea).
o Sobrecomum: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se às pessoas, por
exemplo: criança (masculino e feminino).
o Comum de dois gêneros: termo que se refere aos dois gêneros
(masculino e feminino), identificado por meio do artigo que o acompanha, por
exemplo: "o artista" e "a artista".
o
o
FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS
·
As Flexões de Gênero do Substantivo referem-se ao masculino e feminino de
seres, objetos e entidades.
·
Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é
possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um
médico.
·
Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é
possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma
médica.
·
Determinação do gênero pela significação
·
Gênero Masculino
·
1) São masculinos os nomes de homens e as suas funções.
Exemplos: João, Luís, Manoel, rei, professor, vendedor.
·
2) Nomes de animais do sexo masculino.Exemplos: boi, leão, cão.
·
3) Nomes de lagos, de montes, de oceanos, de rios e ventos, nos
quais se subentende o gênero masculino. Exemplos: o Amazonas = o rio Amazonas,
o Pacífico = o oceano Pacífico, o Índico = o oceano Índico.
·
4) Os nomes de meses e dos pontos cardeais. Exemplos: o mês de
abril, o mês de dezembro, o norte.
·
Gênero Feminino
·
1) São considerados de gênero feminino os nomes de mulheres e as
suas funções. Exemplos: Lia, Maria, Luzia, rainha, professora, vendedora.
·
2) Nomes de animais do sexo feminino. Exemplos: vaca, pata,
galinha.
·
3) Nomes de cidades e ilhas em que subentende-se o gênero
feminino. Exemplos: a histórica Salvador, a marcante Florianópolis, a Veneza.
ATIVIDADES
1.
Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:
a) rios – velha – tempestades;
a)
Iorque – navios – mar;
b) sonhar – entrar – navegando
c)
mundo – vida – melhor
2.
Leia o informativo
abaixo:
Retire do texto um
substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)
a)
comum e composto:
b)
comum e coletivo:
c)
comum, simples e derivado:
d)
próprio:
3. Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.
a)
Marcos e Luiz têm dois esportes preferidos:
e
. (substantivos comuns)
b) Os alunos
fizeram um lindo trabalho. A realmente
se empenhou. (substantivo coletivo)
c) Na minha
opinião, os lugares
mais bonitos do Brasil
são:
e
(substantivos próprios)
(1) Comum ( ) Ano
(2) Próprio ( ) Diário
(3) Composto ( ) Paris
(4) Coletivo ( ) Passatempo
(5) Derivado ( ) Bola
5. Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.
a) força, fé.
b)
água, vinho.
c) cama, sonho.
d) calor, frio.
e) sofá, pipoca.
6. Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:
a) O seu tio era velho.
b) O velho não gostava
de jogar damas.
c) Era um armário velho
e empoeirado.
d) Meu tênis velho é o
que mais gosto.
e) Estava muito velho
para correr tanto.
___________________________________________________________________________________
|
|
Atividade de Língua Portuguesa: Ortografia
Questão
1 - Leia
a introdução deste texto que descreve a cidade mineira de Poços de Caldas:
Descanso continua sendo a palavra de ordem para os
casais que chegam a Poços de Caldas, bucólica estância hidromineral no Sul de
Minas Gerais. Suas águas - com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas
e termais - convidam a relachantes banhos
de imersão e a um passeio percorrendo as dezenas de fontes e
caxoeiras espalhadas pela cidade. [...].
Disponível em: <http://www.feriasbrasil.com.br/mg>.
Agora, identifique dois erros (colocados
propositalmente pela autora desta atividade) referentes à ortografia. Em
seguida, reescreva as palavras de forma adequada:
______________________________________________________________________________
Questão 2 - Observe estas palavras:
rouxinol ameixa baixo faixa frouxo |
2.1 – O que há em comum entre as palavras acima?
______________________________________________________________________________
2.2 – Justifique o porquê da referida ocorrência:
______________________________________________________________________________
Questão
3 -
Complete com “x” ou “ch”:
fa____ina la____ante
col____a
ca____umba
____ingar
____iqueiro
en____oval ____u____u
____adrez
engra____ar
ma____ucado ____ique
en____ente
pu____ar en____uto
cai____a to____a _____eio
__________________________________________________________________________________
AULA 4 PRODUÇÃO DE TEXTO
Data: 24/06/2020
Por que
o joão-de-barro decide se mudar para o Planeta Marte? Porque “lá não tem
caçador!”. Por meio do diálogo entre o sabiá e o joão-de-barro, o texto nos
leva à reflexão sobre a destruição da fauna. O que você pensa sobre esse tema?
Reflita bastante e, na sequência, produza um texto em que você apresenta a sua
opinião sobre a questão ambiental retratada.
Não se esqueça:
1. Dê um título ao
seu texto.
2. O seu texto deverá
apresentar a seguinte estrutura:
- Introdução
(apresentação do tema);
- Desenvolvimento (as
suas ideias sobre o tema com argumentos);
- Conclusão (a sua
opinião final).
3. Escreva o seu
texto segundo a norma culta da língua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário