Assistam o vídeo sobre uso do x e ch
https://www.youtube.com/watch?v=hdOMvpiDLtQ
CORREÇÃO Aula 1 Interpretação de texto Data: 22/06/2020
I) Esse fragmento de um texto é um exemplo de:
a) um relatório.
b) um verbete.
c) uma biografia.
d) uma notícia.
II) Qual é a principal finalidade comunicativa desse texto?
a) dar uma notícia.
b) expor um saber.
c) localizar um endereço.
d) relatar uma experiência
2)
Os hipônimos de
profissão, brincadeira e cor, nessa ordem, são
respectivamente:
a) maquiador – enfermeiro – vermelho
b) boneca – azul – tratorista.
c) maquiador – enfermeiro – vermelho
d) farmacêutico
– amarelinha – azul
3) Classifique as palavras abaixo de acordo com o código:
(A) Composição por justaposição
(B) Composição por aglutinação
( A ) quinta-feira
( A ) couve-flor
(
B ) fidalgo
( B ) planalto
( A ) passatempo
(
B ) hidrelétrico
( A ) girasso
CORREÇÃO AULA 2 GRAMÁTICA
ATIVIDADES
1.
Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:
a) rios – velha – tempestades;
b) Iorque – navios – mar;
a) sonhar – entrar – navegando
b)
mundo – vida – melhor
Retire do texto um
substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)
a)
comum e composto: papagaio-do-figo-de-cara-azul
b)
comum e coletivo: bando
c)
comum, simples e derivado: pesquisador
d)
próprio: Austrália
1. Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.
a)
Marcos e Luiz têm dois esportes preferidos:
futebol e
volei . (substantivos comuns)
b) Os alunos
fizeram um lindo trabalho. A turma realmente se
empenhou. (substantivo coletivo)
c) Na minha
opinião, os lugares
mais bonitos do Brasil
são:
Rio de Janeiro e
Minas Gerais (substantivos próprios)
2. Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.
(1) Comum (4 ) Ano
(2) Próprio (5 ) Diário
(3) Composto ( 2)
Paris
(4) Coletivo ( 3)
Passatempo
(5) Derivado (1 )
Bola
3. Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.
a) força, fé.
b)
água, vinho.
c) cama, sonho.
d) calor, frio.
e) sofá, pipoca.
4. Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:
a) O seu tio era velho.
b) O velho não gostava de jogar damas.
c) Era um armário velho
e empoeirado.
d) Meu tênis velho é o
que mais gosto.
e) Estava muito velho
para correr tanto.
Correção aula 3
Aula 1 Interpretação de texto Data: 22/06/2020
1) Leia o fragmento do texto abaixo e responda as atividades.
I) Esse fragmento de um texto é um exemplo de:
a) um relatório.
b) um verbete.
c) uma biografia.
d) uma notícia.
II) Qual é a principal finalidade comunicativa desse texto?
a) dar uma notícia.
b) expor um saber.
c) localizar um endereço.
d) relatar uma experiência
BOTÂNICA – s. f. (do gr. botanikê, de botáné, planta.) Estudo científico dos vegetais. Adj. Relativo às plantas, ao reino vegetal, à botânica. Histórico. A etnobotânica encerra a origem da botânica, que foi praticada por todos os povos e consiste em conhecer e denominar plantas inteiras, partes de plantas (folhas, frutos, grãos) ou os produtos vegetais suscetíveis de serem usados como remédios, venenos, alimentos, bebidas e em magia.
Grande
enciclopédia Larousse. São Paulo: Nova Cultural, 1998, vol.4, p. 341.
2)
Os hipônimos de profissão, brincadeira e cor, nessa ordem, são respectivamente:
a) maquiador – enfermeiro – vermelho
b) boneca – azul – tratorista.
c) maquiador – enfermeiro – vermelho
d) farmacêutico – amarelinha – azul
3) Classifique as palavras abaixo de acordo com o código:
(A) Composição por justaposição
(B) Composição por aglutinação
( ) quinta-feira ( ) couve-flor
( ) fidalgo ( ) planalto
( ) passatempo ( ) hidrelétrico ( ) girassol
Aula 2 Gramática REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS: SUBSTANTIVO
Data: 22/06/2020
ASSISTAM AS VIDEOAULAS:
https://youtu.be/qL3NM9z54h4 CONCEITO SUBSTANTIVO
https://www.youtube.com/watch?v=p5aU0_PLZk8 FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS
https://youtu.be/O3HJCzfBzkg PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES
https://youtu.be/RbAAtYKBPbA SUBSTANTIVOS COLETIVOS
SUBSTANTIVOS E CLASSIFICAÇÃO
Você já percebeu que cada elemento à nossa volta recebe um nome?
Vamos observar os exemplos:
casa – menino – bola - árvore - gato - cão
Esses elementos são chamados de substantivos, pois eles nomeiam os seres, como animais, objetos, pessoas, lugares.
Gênero dos Substantivos
De acordo com o gênero (feminino e masculino) das palavras substantivas, elas são classificadas em:
· Substantivos Biformes: apresentam duas formas, ou seja, uma para o masculino e outra para o feminino, por exemplo: professor e professora; amigo e amiga.
· Substantivos Uniformes: somente um termo especifica os dois gêneros (masculino e feminino), sendo classificados em:
o Epicenos: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se aos animais, por exemplo: foca (macho ou fêmea).
o Sobrecomum: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se às pessoas, por exemplo: criança (masculino e feminino).
o Comum de dois gêneros: termo que se refere aos dois gêneros (masculino e feminino), identificado por meio do artigo que o acompanha, por exemplo: "o artista" e "a artista".
o
o FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS
· As Flexões de Gênero do Substantivo referem-se ao masculino e feminino de seres, objetos e entidades.
· Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico.
· Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.
· Determinação do gênero pela significação
· Gênero Masculino
· 1) São masculinos os nomes de homens e as suas funções. Exemplos: João, Luís, Manoel, rei, professor, vendedor.
· 2) Nomes de animais do sexo masculino.Exemplos: boi, leão, cão.
· 3) Nomes de lagos, de montes, de oceanos, de rios e ventos, nos quais se subentende o gênero masculino. Exemplos: o Amazonas = o rio Amazonas, o Pacífico = o oceano Pacífico, o Índico = o oceano Índico.
· 4) Os nomes de meses e dos pontos cardeais. Exemplos: o mês de abril, o mês de dezembro, o norte.
· Gênero Feminino
· 1) São considerados de gênero feminino os nomes de mulheres e as suas funções. Exemplos: Lia, Maria, Luzia, rainha, professora, vendedora.
· 2) Nomes de animais do sexo feminino. Exemplos: vaca, pata, galinha.
· 3) Nomes de cidades e ilhas em que subentende-se o gênero feminino. Exemplos: a histórica Salvador, a marcante Florianópolis, a Veneza.
ATIVIDADES
1. Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:
a) rios – velha – tempestades;
a) Iorque – navios – mar;
b) sonhar – entrar – navegando
c) mundo – vida – melhor
2. Leia o informativo abaixo:
Retire do texto um substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)
a) comum e composto:
b) comum e coletivo:
c) comum, simples e derivado:
d) próprio:
3. Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.
a) Marcos e Luiz têm dois esportes preferidos: e
. (substantivos comuns)
b) Os alunos fizeram um lindo trabalho. A realmente se empenhou. (substantivo coletivo)
c) Na minha opinião, os lugares mais bonitos do Brasil são: e
(substantivos próprios)
4. Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.
(1) Comum ( ) Ano
(2) Próprio ( ) Diário
(3) Composto ( ) Paris
(4) Coletivo ( ) Passatempo
(5) Derivado ( ) Bola
5. Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.
a) força, fé.
b) água, vinho.
c) cama, sonho.
d) calor, frio.
e) sofá, pipoca.
6. Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:
a) O seu tio era velho.
b) O velho não gostava de jogar damas.
c) Era um armário velho e empoeirado.
d) Meu tênis velho é o que mais gosto.
e) Estava muito velho para correr tanto.
___________________________________________________________________________________
Aula 3 Ortografia Data: 24/06/2020
Atividade de Língua Portuguesa: Ortografia
Questão 1 - Leia a introdução deste texto que descreve a cidade mineira de Poços de Caldas:
Descanso continua sendo a palavra de ordem para os casais que chegam a Poços de Caldas, bucólica estância hidromineral no Sul de Minas Gerais. Suas águas - com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais - convidam a relachantes banhos de imersão e a um passeio percorrendo as dezenas de fontes e caxoeiras espalhadas pela cidade. [...].
Disponível em: <http://www.feriasbrasil.com.br/mg>.
Agora, identifique dois erros (colocados propositalmente pela autora desta atividade) referentes à ortografia. Em seguida, reescreva as palavras de forma adequada:
______________________________________________________________________________
Questão 2 - Observe estas palavras:
rouxinol ameixa baixo faixa frouxo |
2.1 – O que há em comum entre as palavras acima?
______________________________________________________________________________
2.2 – Justifique o porquê da referida ocorrência:
______________________________________________________________________________
Questão 3 - Complete com “x” ou “ch”:
fa____ina la____ante col____a
ca____umba ____ingar ____iqueiro
en____oval ____u____u ____adrez
engra____ar ma____ucado ____ique
en____ente pu____ar en____uto
cai____a to____a _____eio
__________________________________________________________________________________
AULA 4 PRODUÇÃO DE TEXTO Data: 24/06/2020
Por que o joão-de-barro decide se mudar para o Planeta Marte? Porque “lá não tem caçador!”. Por meio do diálogo entre o sabiá e o joão-de-barro, o texto nos leva à reflexão sobre a destruição da fauna. O que você pensa sobre esse tema? Reflita bastante e, na sequência, produza um texto em que você apresenta a sua opinião sobre a questão ambiental retratada.
Não se esqueça:
1. Dê um título ao seu texto.
2. O seu texto deverá apresentar a seguinte estrutura:
- Introdução (apresentação do tema);
- Desenvolvimento (as suas ideias sobre o tema com argumentos);
- Conclusão (a sua opinião final).
3. Escreva o seu texto segundo a norma culta da língua.
Obrigada!
ResponderExcluir