8ºANO/ SEMANA 6

Assistam o vídeo sobre uso do x e ch

 https://www.youtube.com/watch?v=hdOMvpiDLtQ

CORREÇÃO Aula 1 Interpretação de texto                                  Data: 22/06/2020

I)   Esse fragmento de um texto é um exemplo de:

a)  um relatório.

b) um verbete.

c) uma biografia.

d)  uma notícia.

 

II)    Qual é a principal finalidade comunicativa desse texto?

a)  dar uma notícia.

b)  expor um saber.

c) localizar um endereço.

d)  relatar uma experiência


2) 
Os hipônimos de profissão, brincadeira e cor, nessa ordem, são respectivamente:

a)  maquiador – enfermeiro – vermelho

b)  boneca – azul tratorista.

c) maquiador – enfermeiro – vermelho

d) farmacêutico – amarelinha – azul

 

3)  Classifique as palavras abaixo de acordo com o código:

 

(A)  Composição por justaposição

   (B) Composição por aglutinação

( A ) quinta-feira
(
A ) couve-flor
( B ) fidalgo
(
B )  planalto
(
A ) passatempo
( B ) hidrelétrico
(
A ) girasso

CORREÇÃO AULA 2 GRAMÁTICA

ATIVIDADES

1.   Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:

a) rios – velha – tempestades;

b)    Iorque – navios – mar;

a)     sonhar – entrar – navegando

b)     mundo – vida – melhor

Retire do texto um substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)

a)          comum e composto:  papagaio-do-figo-de-cara-azul                               

b)          comum e coletivo:  bando                                                               

c)          comum, simples e derivado:  pesquisador                                         

d)         próprio:  Austrália                                                                           

 

1.    Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.

 

a)          Marcos     e     Luiz     têm     dois    esportes    preferidos:    futebol                                                 e

 volei                                             . (substantivos comuns)

 

b)    Os  alunos  fizeram  um  lindo  trabalho. A  turma                       realmente se empenhou. (substantivo coletivo)

 

c)      Na   minha   opinião,   os   lugares   mais   bonitos   do Brasil  são: Rio de Janeiro                          e

 Minas Gerais                                     (substantivos próprios)

 

 

2.      Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.

(1)   Comum                            (4 ) Ano

(2)   Próprio                             (5 ) Diário

(3)   Composto                        ( 2) Paris

(4)   Coletivo                           ( 3) Passatempo

(5)   Derivado                          (1 ) Bola

 

3.    Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.

a)   força, fé.

b)   água, vinho.

c)   cama, sonho.

d)   calor, frio.

e)   sofá, pipoca.

 

4.    Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:

a)   O seu tio era velho.

b)   O velho não gostava de jogar damas.

c)   Era um armário velho e empoeirado.

d)   Meu tênis velho é o que mais gosto.

e)   Estava muito velho para correr tanto.


Correção aula 3

Agora, identifique dois erros (colocados propositalmente pela autora desta atividade) referentes à ortografia. Em seguida, reescreva as palavras de forma adequada:
relachantes - relaxantes
caxoeiras – cachoeiras 
 
Questão 2 - Observe estas palavras:
 
rouxinol                           ameixa                         baixo                        faixa                        frouxo                                          
 
2.1 – O que há em comum entre as palavras acima?
Todas as palavras escrevem com x
______________________________________________________________________________
 
2.2 – Justifique o porquê da referida ocorrência:
Após ditongos, normalmente usa-se o “X”: _________________________________________________________________________ 
Questão 3 - Complete com “x” ou “ch”:
faxina                                            laxante                                          colcha
caxumba                                       xingar                                            chiqueiro
enxoval                                        chuchu                                        xadrez
engraxar                                       machucado                                    chique
enchente                                        puxar                                             enxuto

caixa                                            tocha                                              cheio


Aula 1 Interpretação de texto                                  Data: 22/06/2020

1)  Leia o fragmento do texto abaixo e responda as atividades.

 


 

I)   Esse fragmento de um texto é um exemplo de:

a)  um relatório.

b)  um verbete.

c) uma biografia.

d)  uma notícia.

 

II)    Qual é a principal finalidade comunicativa desse texto?

a)  dar uma notícia.

b)  expor um saber.

c) localizar um endereço.

d)  relatar uma experiência


BOTÂNICA – s. f. (do gr. botanikê, de botáné, planta.) Estudo científico dos vegetais. Adj. Relativo às plantas, ao reino vegetal, à botânica. Histórico. A etnobotânica encerra a origem da botânica, que foi praticada por todos os povos e consiste em conhecer e denominar plantas inteiras, partes de plantas (folhas, frutos, grãos) ou os produtos vegetais suscetíveis de serem usados como remédios, venenos, alimentos, bebidas e em magia.

Grande enciclopédia Larousse. São Paulo: Nova Cultural, 1998, vol.4, p. 341.


 

2) 

Os hipônimos de profissão, brincadeira e cor, nessa ordem, são respectivamente:

a)  maquiador – enfermeiro – vermelho

b)  boneca – azul tratorista.

c) maquiador – enfermeiro – vermelho

d)  farmacêutico – amarelinha – azul

 

3)  Classifique as palavras abaixo de acordo com o código:

 


(A)  Composição por justaposição

(B)  Composição por aglutinação


(    ) quinta-feira (    ) couve-flor

(    )  fidalgo (          ) planalto

(    ) passatempo (  )  hidrelétrico (            ) girassol

 

Aula 2    Gramática  REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS: SUBSTANTIVO         

Data: 22/06/2020  

 ASSISTAM AS VIDEOAULAS: 

https://youtu.be/qL3NM9z54h4                  CONCEITO SUBSTANTIVO

https://www.youtube.com/watch?v=p5aU0_PLZk8           FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS

https://youtu.be/O3HJCzfBzkg                    PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES

https://youtu.be/RbAAtYKBPbA                        SUBSTANTIVOS COLETIVOS

SUBSTANTIVOS E CLASSIFICAÇÃO

Você já percebeu que cada elemento à nossa volta recebe um nome?

Vamos observar os exemplos:

casa – menino – bola - árvore - gato - cão

Esses elementos são chamados de 
substantivos, pois eles nomeiam os seres, como animais, objetos, pessoas, lugares.

Gênero dos Substantivos

De acordo com o gênero (feminino e masculino) das palavras substantivas, elas são classificadas em:

·         Substantivos Biformes: apresentam duas formas, ou seja, uma para o masculino e outra para o feminino, por exemplo: professor e professora; amigo e amiga.

·         Substantivos Uniformes: somente um termo especifica os dois gêneros (masculino e feminino), sendo classificados em:

o    Epicenos: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se aos animais, por exemplo: foca (macho ou fêmea).

o    Sobrecomum: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se às pessoas, por exemplo: criança (masculino e feminino).

o    Comum de dois gêneros: termo que se refere aos dois gêneros (masculino e feminino), identificado por meio do artigo que o acompanha, por exemplo: "o artista" e "a artista".

o     

o    FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS

·         As Flexões de Gênero do Substantivo referem-se ao masculino e feminino de seres, objetos e entidades.

·         Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico.

·         Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.

·         Determinação do gênero pela significação

·         Gênero Masculino

·         1) São masculinos os nomes de homens e as suas funções. Exemplos: João, Luís, Manoel, rei, professor, vendedor.

·         2) Nomes de animais do sexo masculino.Exemplos: boi, leão, cão.

·         3) Nomes de lagos, de montes, de oceanos, de rios e ventos, nos quais se subentende o gênero masculino. Exemplos: o Amazonas = o rio Amazonas, o Pacífico = o oceano Pacífico, o Índico = o oceano Índico.

·         4) Os nomes de meses e dos pontos cardeais. Exemplos: o mês de abril, o mês de dezembro, o norte.

·         Gênero Feminino

·         1) São considerados de gênero feminino os nomes de mulheres e as suas funções. Exemplos: Lia, Maria, Luzia, rainha, professora, vendedora.

·         2) Nomes de animais do sexo feminino. Exemplos: vaca, pata, galinha.

·         3) Nomes de cidades e ilhas em que subentende-se o gênero feminino. Exemplos: a histórica Salvador, a marcante Florianópolis, a Veneza.

ATIVIDADES

1.   Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:

a) rios – velha – tempestades;

a)     Iorque – navios – mar;

b)     sonhar – entrar – navegando

c)     mundo – vida – melhor

 

2.                   Leia o informativo abaixo:



Retire do texto um substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)

a)          comum e composto:                                                                     

b)          comum e coletivo:                                                                         

c)          comum, simples e derivado:                                                          

d)         próprio:                                                                                        

 

3.     Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.

 

a)          Marcos     e     Luiz     têm     dois    esportes    preferidos:                                                                e

                                                      . (substantivos comuns)

 

b)    Os  alunos  fizeram  um  lindo trabalho. A                                   realmente se empenhou. (substantivo coletivo)

 

c)      Na   minha   opinião,   os   lugares   mais   bonitos   do Brasil  são:                                                  e

                                                          (substantivos próprios)

 4.       Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.

(1)   Comum                            ( ) Ano

(2)   Próprio                             ( ) Diário

(3)   Composto                        ( ) Paris

(4)   Coletivo                           ( ) Passatempo

(5)   Derivado                          ( ) Bola

 

5.     Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.

a)   força, fé.

b)   água, vinho.

c)   cama, sonho.

d)   calor, frio.

e)   sofá, pipoca.

 

6.     Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:

a)   O seu tio era velho.

b)   O velho não gostava de jogar damas.

c)   Era um armário velho e empoeirado.

d)   Meu tênis velho é o que mais gosto.

e)   Estava muito velho para correr tanto.

___________________________________________________________________________________






Aula 3 Ortografia                                                        Data: 24/06/2020


Atividade de Língua Portuguesa: Ortografia

Questão 1 - Leia a introdução deste texto que descreve a cidade mineira de Poços de Caldas:

 

Descanso continua sendo a palavra de ordem para os casais que chegam a Poços de Caldas, bucólica estância hidromineral no Sul de Minas Gerais. Suas águas - com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais - convidam a relachantes banhos de imersão e a um passeio percorrendo as dezenas de fontes e caxoeiras espalhadas pela cidade. [...].

                                                                                               Disponível em: <http://www.feriasbrasil.com.br/mg>.

 

Agora, identifique dois erros (colocados propositalmente pela autora desta atividade) referentes à ortografia. Em seguida, reescreva as palavras de forma adequada:

______________________________________________________________________________

 

Questão 2 - Observe estas palavras:

 

rouxinol                           ameixa                         baixo                        faixa                        frouxo                                         

 

2.1 – O que há em comum entre as palavras acima?

______________________________________________________________________________

 

2.2 – Justifique o porquê da referida ocorrência:

______________________________________________________________________________

 

Questão 3 - Complete com “x” ou “ch”:

fa____ina                                            la____ante                                          col____a

ca____umba                                       ____ingar                                            ____iqueiro

en____oval                                         ____u____u                                        ____adrez

engra____ar                                       ma____ucado                                     ____ique

en____ente                                        pu____ar                                             en____uto

cai____a                                            to____a                                               _____eio

__________________________________________________________________________________

AULA  4   PRODUÇÃO DE TEXTO                                                    Data: 24/06/2020

Por que o joão-de-barro decide se mudar para o Planeta Marte? Porque “lá não tem caçador!”. Por meio do diálogo entre o sabiá e o joão-de-barro, o texto nos leva à reflexão sobre a destruição da fauna. O que você pensa sobre esse tema? Reflita bastante e, na sequência, produza um texto em que você apresenta a sua opinião sobre a questão ambiental retratada. 

 

Não se esqueça:

1. Dê um título ao seu texto.

2. O seu texto deverá apresentar a seguinte estrutura:

- Introdução (apresentação do tema);

- Desenvolvimento (as suas ideias sobre o tema com argumentos);

- Conclusão (a sua opinião final).

3. Escreva o seu texto segundo a norma culta da língua. 

Um comentário: