4ª SEMANA
RESPOSTAS
1. Aglutinação
( houve a modificação das palavras saco + picolé)
2- justaposição ( não houve alteração das
palavras perna+ longa)
3- aglutinação ( houve alteração Vinagre: vinho + acre/azedo
)
4-
justaposição ( não houve alteração de palavras saca+ rolha)
5- justaposição (Quebra-cabeça é um
substantivo composto formado por justaposição da forma
verbal quebra e do substantivo cabeça: quebra + cabeça.)
6-
CANEON ( Aglutinação altera as palavras)
7- mochilaajato (ERRADO) Esta palavra não
sofre processo de composição, escreve mochila a jato
8- aglutinação ( sapato+jato=sapajato/ houve alteração das palavras)
9- aglutinação (oculofone, houve
alteração)
10- caderno- secreto não sofre alteração
/justaposição
11- aglutinação ( camebotão houve alteração, câmera+ botaão)
12- justaposição ( brochê-botão, não
sofre alteração)
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO:
A ESCOLHA É SUA
Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis sérias e bem situadas como você.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, você é quem decide o tipo de Vida que quer levar.
Você pode viver o presente que a Vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou e que, portanto não há mais nada a fazer, ou a um futuro que ainda não veio e que, portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.
Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por conseqüência, melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.
Você pode celebrar a Vida e a Deus que o criou, ou celebrar a morte, aterrorizado com a idéia de pecado e punição.
Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer- se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.
Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender nada mais.
Você pode ser feliz com a Vida como ela é, ou passar o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.
A ESCOLHA É SUA.
E o importante, é que você sempre tem escolha.
Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai carregar o peso das escolhas que fizer.
AGORA É COM VOCÊ!!!
PRODUZA UM TEXTO OU UMA POESIA FALANDO DE SUAS ESCOLHAS. O TÍTULO É:
A ESCOLHA É SUA...
08/06/2020 CORREÇÃO ATIVIDADES
COMO
EVITAR A REPETIÇÃO
DE PALAVRAS?
Um dos princípios fundamentais da coerência/coesão de um texto é a necessidade
de se repetir elementos anteriores no desenvolvimento linear. Mas, se por um
lado as repetições são quase inevitáveis, por outro devem ser feitas sob
determinadas condições, a fim de não tornar o texto deselegante e monótono.
Em termos gerais, a repetição de
palavras é considerada um problema na composição de
ATIVIDADES
1. Reescreva os textos, excluem a repetição de
palavras, substituindo-as.
a) As poucas pessoas que examinam um
quadro com atenção estão apenas querendo que as outras pessoas reparem que elas
estão examinando um quadro com atenção.
RESPOSTA:As poucas pessoas que examinam um quadro com
atenção estão apenas querendo que os outros reparem que elas examinam-no.
c) O dinheiro não é tudo. Tudo é a falta de
dinheiro.
RESPOSTA: O dinheiro não é tudo, mas sim sua falta.
2.
Muitos são os
processos usados para evitar a repetição de palavras num texto. O mais comum é
a substituição por um termo equivalente, de conteúdo geral, como mostra o
modelo.
Faça
o mesmo com as frases a seguir: Ex.:
O carro atropelou
o cachorro e o motorista não parou para cuidar do animal.
a) Raí vestiu,
pela primeira vez a camisa do clube francês. O jogador deve embarcar para a Europa no fim do ano.
b) Ontem
esteve tensa a situação no Iraque. A população do país recebeu instruções
contra um possível ataque americano.
c) “Ficamos
todos mais pobres num mundo menos bonito”, lamentou um amigo do pintor Alfredo
Volpi ao acompanhar o sepultamento do artista.
d) A baleia apareceu
morta ontem, mas o corpo
foi visto boiando, terça-feira e os
ferimentos na pele do animal
mostram que morreu há cinco dias.
3.
As palavras a seguir poderiam ser substituídas por que termos, na evolução
de um texto?
martelo: ferramenta
garoupa: relato falso
liquidificador: utensílio doméstico
romance: narrativa
metalúrgico: operário
789: sequência numérica
ouro: metal precioso
sala: espaço
Chevrolet:
carro
4. Complete as lacunas das frases a
seguir com palavras de conteúdo geral, de modo a evitar a repetição
idêntica dos termos anteriores em destaque:
a. O novo prazo de financiamento de automóveis procura
reanimar a indústria de carros,
paralisada desde o anúncio do plano.
5. Um outro processo usado para evitar a repetição idêntica de uma palavra no
texto é a substituição por um sinônimo ou quase sinônimo. Preencha as lacunas
das frases a seguir com sinônimos das palavras em destaque.
a. Toda a imprensa italiana parou ontem, em uma greve sem
precedentes no país. A paralisação
está sendo promovida pelo sindicato da categoria.
b. Quando chegaram, os bombeiros encontraram o
prédio em ruínas, mas ainda puderam retirar uma vítima dos destroços.
c. Muitos ingressos serão
colocados à venda, no Carnaval, mas uma pequena parte dos convites destina-se a convidados.
6. Preencha as lacunas das frases a seguir com
sinônimos das palavras em destaque, a fim de evitar repetição de palavras
idênticas.
a) O hábito de usar um anel simbolizando
um compromisso é bastante antigo, pois se sabe que os egípcios já usavam um(a) aliança no dedo.
7. Um outro processo para evitar repetições de
palavras consiste na substituição da palavra repetida por um pronome pessoal.
Observe o modelo e faça o mesmo nas frases a seguir.
Todos têm uma função e precisam
cumprir sua função.
Todos
têm uma função e precisam cumpri-la.
a) O professor pretendia usar o computador, mas
não sabia como ligar o computador. ligá-lo
b) Alguns receberam o governador de braços
abertos, mas outros nem queriam ver o governador. vê-lo
c) A representante recebeu dos alunos as reclamações
e apresentou as reclamações à diretora. apresentou-as
d) Ouviu
falar da peça e resolveu assistir à peça. assistir a ela.
e) Todos examinaram o objeto mas ninguém
sabia dizer o que era o objeto.
Todos
examinaram-no , mas
ninguém sabia dizer o que era o objeto.
8.
Um outro processo de substituição lança mão dos demonstrativos. Preencha
as lacunas a seguir com o demonstrativo adequado.(este, esta, desta , deste,
desse, dessa, essa , aquele)
a) Minhas camisas são melhores que aquelas da liquidação.
b) Teu jornal fala muito sobre o tema, mas este o trata com mais
inteligência.
9. O pronome relativo também é usado para evitar repetições de palavras.
Una as duas frases a seguir com o auxílio de um pronome relativo,
de modo a evitar a repetição. ( o qual, cuja, que, onde)
1. Gostei do novo romance de Lygia Fagundes Telles. Comprei o novo romance na
livraria da esquina.
Gostei do
novo romance de Lygia Fagundes Telles,o
qual
comprei na livraria da esquina.
2.
Morei durante muito tempo em Botafogo. Em Botafogo eu fui feliz.
Morei
durante muito tempo em Botafogo, onde eu fui
feliz.
3.
Comprei uma camisa de seda no Eldorado. O preço da camisa foi baixo.
Comprei uma
camisa de seda no Eldorado, a qual o preço foi
baixo.
4.
Gosto muito de feijoada. As carnes da feijoada são saborosas.
Gosto muito
de feijoada, que as carnes
são saborosas.
5.
Falei com Maria e Pedro. Maria é minha amiga.
Falei com Maria e Pedro,a qual
é minha amiga.
10. Sublinhe os elementos dos textos a seguir que
repetem as palavras em destaque.
1. As escolas particulares devem
justificar suas mensalidades até março. Os estabelecimentos que cobrarem a mais terão de
devolver o dinheiro aos pais, com o que os colégios não concordam, declarando que a lei é
uma ameaça à instituição.
11. No texto a seguir, de Millôr Fernandes, o
humorista utilizou intencionalmente a repetição. Reescreva o texto de modo a
reduzir o número de ocorrências do vocábulo em destaque.
A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no
caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou
para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da
galinha, alisou as coxas da galinha e depois tornou a colocar a galinha na
banca e disse para o vendedor “ Não presta!” Aí o vendedor olhou para ela e disse:
“Também, madame, num exame assim nem a senhora passava.”
RESPOSTA:
A senhora, uma dona de casa, estava na
feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu-a e ela olhou,
passou a mão embaixo de suas asas, apalpou seu peito, alisou suas coxas e
depois tornou a colocar a ave na banca e disse para ele“ Não presta!” Aí o
vendedor olhou para ela e disse: “Também, madame, num exame assim nem a senhora
passava.”
12. Um outro processo utilizado para evitar a repetição de palavras é a substituição
de um termo por uma qualificação ou caracterização a ele referente. Sublinhe os
termos representativos desse processo nas frases a seguir.
a) Dalton Trevisan prometeu
finalmente dar uma entrevista, mas resta saber se a promessa não passa de mais
uma brincadeira do Vampiro
de Curitiba.
b) O circo é motivo de uma
exposição fotográfica no Museu de Arte Moderna. A exposição revela o drama do
teatro de lona no Brasil,
sem espaço nem prestígio.
d) A partir de hoje, a tevê vai mostrar o especial sobre Grace Kelly, a princesa de Mônaco.
https://www.youtube.com/watch?v=bT-6aIcIZfw ( MORFEMAS)
ATIVIDADE 1 – estude sobre formação de palavras – use seu livro didático.
FORMAÇÃO DE PALAVRAS A formação de
palavras é feita
por dois processos principais: a derivação e a composição. Contudo, existem também outros processos de formação de palavras que,
embora com menor regularidade e sistematicidade, contribuem para a formação de novas palavras, como a abreviação, a reduplicação, o hibridismo, a combinação e a intensificação. - Derivação Na derivação, a formação de uma nova
palavra ocorre a partir de
uma única palavra simples ou radical, ao qual se juntam afixos, formando uma nova
palavra com significação própria. - Composição É o processo linguístico que permite a
formação de novas
palavras a partir de duas ou
mais palavras simples ou radicais. As novas palavras formadas são
palavras compostas, possuindo um significado próprio. Existem dois tipos
de composição: composição por justaposição; composição por aglutinação. - Justaposição Na composição por justaposição ocorre a junção de
duas ou mais
palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja,
mantêm a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição, havendo apenas alteração do significado. Muitas palavras compostas por justaposição são ligadas através
do hífen. Contudo, o hífen é apenas uma
convenção ortográfica, uma vez que os compostos por justaposição podem ser escritos unidos ou sem
o hífen. Exemplos
de palavras compostas por justaposição amor-perfeito;
arco-íris; beija-flor;
bem-me-quer; cachorro-quente;
cavalo-marinho; couve-flor; guarda-roupa; guarda-chuva; peixe-espada;
roda-viva; saca-rolhas;
segunda-feira. |
- Justaposição X
Aglutinação Contrariamente à composição por justaposição, na
composição por aglutinação ocorre a alteração dos elementos formadores da palavra. Estes
perdem a sua
autonomia fonológica e ortográfica, havendo uma fusão
dos mesmos. - Aglutinação Na composição
por aglutinação ocorre a fusão de duas ou mais palavras ou radicais,
havendo alteração de um desses elementos formadores. Assim, além da alteração
no significado, os elementos formadores perdem sua identidade ortográfica e
fonológica, havendo troca ou supressão de fonemas e apenas um acento tônico
na nova palavra composta. Exemplo
de palavras compostas por aglutinação: aguardente (água + ardente); destarte
(desta + arte); dessarte (dessa + arte); embora (em + boa + hora); fidalgo
(filho + de + algo); pernalta (perna + alta); Aglutinação X
Justaposição Contrariamente à composição por aglutinação, na composição por justaposição não ocorre
alteração dos elementos formadores. Estes mantêm a ortografia e acentuação
que apresentavam antes da composição. |
Carta do menino inventor
Cidade das Ideias Malucas, agosto do ano das invenções. Caros amigos,
Tenho 13 anos e coloquei uma ideia na cabeça: serei inventor. Um inventor de objetos e de palavras. Desde os cinco anos, eu tinha um pensamento amadurecendo na cuca: juntaria “coisas” que já existiam para formar novas “coisas”. E assim fiz, mas precisava dar nomes aos meus inventos. Como fazer?
Queria criar novas palavras usando os nomes dos objetos que tinha utilizado. Afinal, todas as minhas invenções são compostas: têm mais de um objeto. Pronto, criei as palavras.
Agora, preciso escrever uma enciclopédia de meus inventos e lembrei que as palavras compostas podem ser formadas de duas maneiras: justaposição e aglutinação. E eu preciso colocar essa informação nos verbetes da enciclopédia.
Como fazer a diferença? Vocês sabem?
Esse problema eu não consigo resolver sozinho. Então, para desvendar o “mistério”, você precisa me ajudar.
Para esquentar, começaremos com palavras compostas que já existem e, depois, passaremos para as palavras novas, aquelas que inventei.
Menino Inventor.
ATIVIDADE 3 - Agora que você já estudou sobre formação de palavras e leu a carta acima, ajude o menino inventor a desvendar o mistério resolvendo as atividades.
Fichas com os enigmas do inventor
3ª SEMANA
Texto 1
Por
norma, as selfies são feitas com
os celulares das
próprias pessoas. O objetivo de
uma selfie é fazer
com que o fotógrafo apareça na selfie. As
selfies podem ser
individuais ou em grupos (as conhecidas “selfies de grupo”).
Adaptado de: Dicionário popular. Selfie. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso
em: 16 de
outubro de 2018.
|
2. PRODUÇÃO DE TEXTO
https://youtu.be/TCmHmWkgJ2Y
NO CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Assistam ao desenho animado https://youtu.be/wQ6araG_jlc
1. Após assistir ao vídeo, escreva os elementos de um texto narrativo estão presentes nessa história:
A _ Há um espaço?Qual?
B _ Há personagens? Qual?
C - Há um conflito? Qual?
D _ Há um desfecho? Qual?
E _ O que torna o texto engraçado, na sua opinião?
2. Escreva um texto humorístico (engraçado) que contenha os elementos da narrativa: espaço,personagens,conflito, desfecho.
Assistam o video:
A _ Há um espaço?Qual?
B _ Há personagens? Qual?
C - Há um conflito? Qual?
D _ Há um desfecho? Qual?
E _ O que torna o texto engraçado, na sua opinião?
FAÇA AS ATIVIDADES!!!!
DE PALAVRAS?
Um dos princípios fundamentais da coerência/coesão de um texto é a necessidade de se repetir elementos anteriores no desenvolvimento linear. Mas, se por um lado as repetições são quase inevitáveis, por outro devem ser feitas sob determinadas condições, a fim de não tornar o texto deselegante e monótono.
Em termos gerais, a repetição de palavras é considerada um problema na composição de um texto.
c) O dinheiro não é tudo. Tudo é a falta de dinhe
martelo: ferramenta
garoupa:
liquidificador:
romance:
metalúrgico:
789:
ouro:
sala:
Chevrolet
4. Complete as lacunas das frases a seguir com palavras de conteúdo geral, de modo a evitar a repetição idêntica dos termos anteriores em destaque:
5. Um outro processo usado para evitar a repetição idêntica de uma palavra no texto é a substituição por um sinônimo ou quase sinônimo. Preencha as lacunas das frases a seguir com sinônimos das palavras em destaque.
a. Toda a imprensa italiana parou ontem, em uma greve sem precedentes no país. A _____________________ está sendo promovida pelo sindicato da categoria.
a) O hábito de usar um anel simbolizando um compromisso é bastante antigo, pois se sabe que os egípcios já usavam um(a) ________________________ no dedo.
Todos têm uma função e precisam cumpri-la.
a) O professor pretendia usar o computador, mas não sabia como ligar o computador. _________________
b) Alguns receberam o governador de braços abertos, mas outros nem queriam ver o governador.___________________
c) A representante recebeu dos alunos as reclamações e apresentou as reclamações à diretora. __________________
d) Ouviu falar da peça e resolveu assistir à peça. _______________________________________
e) Todos examinaram o objeto mas ninguém sabia dizer o que era o objeto. ______________________
a) Minhas camisas são melhores que _____________ da liquidação.
b) Teu jornal fala muito sobre o tema, mas ______________ o trata com mais inteligência.
9. O pronome relativo também é usado para evitar repetições de palavras. Una as duas frases a seguir com o auxílio de um pronome relativo, de modo a evitar a repetição. ( o qual, cuja, que, onde)
1. Gostei do novo romance de Lygia Fagundes Telles. Comprei o novo romance na livraria da esquina.
2. Morei durante muito tempo em Botafogo. Em Botafogo eu fui feliz.
12. Um outro processo utilizado para evitar a repetição de palavras é a substituição de um termo por uma qualificação ou caracterização a ele referente. Sublinhe os termos representativos desse processo nas frases a seguir.
2ª SEMANA:
ATIVIDADES DO PET , página6CORREÇÃO DAS ATIVIDADES
ATIVIDADES COMPLEMENTARES. FOLHA ENVIADA PELO WHATSSAP
CORREÇÃO ATIVIDADES
Coesão textual são as articulações gramaticais existentes entre palavras, orações, frases e partes maiores de um texto que garantem a conexão sequencial.
Vejamos como isso ocorre com os pronomes.
Compare os pares de frases abaixo:
"Eu tentei fazer Susie ficar quieta". / "Eu tentei fazê-la ficar quieta".
"Ajude-me a bolar nomes pros insetos do João". / "Ajude-me a bolar nomes pros meus insetos".
Analise este texto, retirado da revista Recreio:
Se fosse um herói, o guaxinim nem precisaria de disfarce, pois ele já nasce com uma máscara ao redor dos olhos. Seu pêlo, que pode ser cinzento ou avermelhado, sempre tem anéis pretos na cauda.
Esses bichos têm seus truques: nadam e escalam árvores muito bem.
Todas as palavras destacadas do texto acima são pronomes. Elas fazem referência a uma outra palavra anteriormente expressa no texto. Qual é essa palavra?
EXERCÍCIOS
1. Leia esta piada:
E Cabral descobriu o Brasil. Na madrugada seguinte o grumete foi acordá-lo:
– Dom Cabral, Dom Cabral, Frei Henrique de Coimbra mandou chamar o senhor para assistir à Primeira Missa!
E Cabral respondeu:
– Estou muito cansado. Diga a ele que eu vou nas da dez. (Ziraldo)
a) A quem se refere o pronome lo? CABRAL
b) E a quem se refere o pronome a ele? FREI HENRIQUE DE COIMBRA
2. Leia as frases abaixo, observando as palavras destacadas. A seguir, para evitar repetição, substitua-as por pronomes, procurando manter o sentido das frases.
a) Carregamos muitas bactérias no corpo e, por mais que a gente tome banho, não se livra das bactérias DELAS. Várias vivem na pele, na boca e no intestino. Sem perceber engolimos AS mais um montão de bactérias todos os dias. Mas, antes de fazer cara feia, é bom saber que as bactérias ELAS são necessárias.
b) Uma pessoa bateu na porta ontem à noite, mas a pessoa ELA foi embora sem que eu a visse.
c) As verbas públicas serão repassadas aos prefeitos somente se os prefeitos ELES fizerem bom uso das verbas públicas.
d) Filhos, por que ter filhos? TÊ-LOS
3. Substitua por pronomes oblíquos as palavras destacadas nas frases, conforme o exemplo do item a:
a) Eu vi a menina passar por aqui agorinha mesmo. Eu a vi passar por aqui agorinha mesmo
b) Encontrei as crianças com os pés e as mãos sujas.
c) Meu pai conheceu ontem meu novo namorado
d) Muito prazer em conhecer você!
e) Eu nunca prejudiquei meus colegas.
f) Joana não cumprimentou as colegas.
JOANA NÃO AS CUMPRIMENTOU.
g) Ele fingiu que não viu a ex-namorada.
SEGUNDA SEMANA
Texto 1
Por
norma, as selfies são feitas com
os celulares das
próprias pessoas. O objetivo de
uma selfie é fazer
com que o fotógrafo apareça na selfie. As
selfies podem ser
individuais ou em grupos (as conhecidas “selfies de grupo”).
Adaptado de: Dicionário popular. Selfie. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso
em: 16 de
outubro de 2018.
|
Texto 2
A palavra selfie só passou a ser utilizada com este sentido
no ano de 2002, num fórum
online australiano. As redes sociais ajudaram posteriormente a popularizar o
termo. No entanto, o autorretrato de si mesmo
só tomou verdadeira expressão a partir
de 2012, quando a palavra se tornou
comum nas plataformas principais da mídia.
Elas receberam
técnicas usadas na
hora dos registros, como a busca
pelo ângulo perfeito.
O número de
pessoas que morreram enquanto tentavam tirá-las em situações arriscadas foi de 259.
No Oscar 2014, a selfie de grupo comandada pela apresentadora Ellen
DeGeneres teve mais de 2,7 milhões de
compartilhamentos e tornou-se a foto mais retuitada da história.
Acesso em:
16 de outubro de 2018.
|
Texto 1
Por norma, as selfies são feitas com os celulares das próprias pessoas. O objetivo de uma selfie é fazer com que o fotógrafo apareça na selfie. As selfies podem serindividuais ou em grupos (as conhecidas “selfies de grupo”).
Adaptado de: Dicionário popular. Selfie. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso em: 16 de outubro de 2018.
|
Boa tarde!
ResponderExcluirQueridos alunos!
ResponderExcluirdeixei o link da correção das aulas de Língua Portuguesa da primeira semana e revisão do conteúdo
.
LEIAM OS TEXTOS PÁGINA 6 E RESPONDER QUESTÃO 2
ResponderExcluir1. Observe bem a formação das palavras abaixo e depois diga se houve composição por justaposição ou
ResponderExcluirpor aglutinação.
a) amor-perfeito
b) arco-íris
c) beija-flor
d) embora
e) pernalta
f) bem-me-quer
g) cachorro-quente
h) cavalo-marinho
i) hidrelétrica
j) couve-flor
k) alvinegro
l) petróleo
m) guarda-roupa
n) peixe-espada
o) varapau
p) fidalgo
q) roda-viva
r) saca-rolhas
s) água-de-colônia
t) planalto
u) vinagre
v) cor-de-rosa
w) cabisbaixo
x) pé de moleque;
y) madrepérola
z) malmeque