AULAS 8º1

                        4ª SEMANA

10/06/2020
CORREÇÃO DAS  ATIVIDADES DAS  APOSTILAS:

RESPOSTAS

1.  Aglutinação ( houve a modificação das palavras saco + picolé)

2- justaposição ( não houve alteração das palavras perna+ longa)

3- aglutinação ( houve alteração Vinagre: vinho + acre/azedo ) 

 4-  justaposição ( não houve alteração de palavras  saca+ rolha)

5- justaposição (Quebra-cabeça é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal quebra e do substantivo cabeçaquebra + cabeça.)

6-  CANEON ( Aglutinação altera as palavras)

7- mochilaajato (ERRADO) Esta palavra não sofre processo de composição, escreve mochila a jato

8- aglutinação ( sapato+jato=sapajato/ houve alteração das palavras)

9- aglutinação (oculofone, houve alteração)

10- caderno- secreto não sofre alteração /justaposição

11- aglutinação ( camebotão  houve alteração, câmera+ botaão)

12- justaposição ( brochê-botão, não sofre alteração)


ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO:

 A ESCOLHA É SUA

Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis sérias e bem situadas como você.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, você é quem decide o tipo de Vida que quer levar.
Você pode viver o presente que a Vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou e que, portanto não há mais nada a fazer, ou a um futuro que ainda não veio e que, portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.
Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por conseqüência, melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.
Você pode celebrar a Vida e a Deus que o criou, ou celebrar a morte, aterrorizado com a idéia de pecado e punição.
Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer- se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.
Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender nada mais.
Você pode ser feliz com a Vida como ela é, ou passar o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.
A ESCOLHA É SUA.
E o importante, é que você sempre tem escolha.
Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai carregar o peso das escolhas que fizer.
 
AGORA É COM VOCÊ!!!
PRODUZA UM TEXTO OU UMA POESIA FALANDO DE SUAS ESCOLHAS. O TÍTULO É:

A ESCOLHA É SUA...


08/06/2020         CORREÇÃO ATIVIDADES

PARA QUEM CURSA O 7O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 COMO EVITAR A REPETIÇÃO 
DE PALAVRAS?


Um dos princípios fundamentais da coerência/coesão de um texto é a necessidade de se repetir elementos anteriores no desenvolvimento linear. Mas, se por um lado as repetições são quase inevitáveis, por outro devem ser feitas sob determinadas condições, a fim de não tornar o texto deselegante e monótono.

Em termos gerais, a repetição de palavras é considerada um problema na composição de 

ATIVIDADES

1.      Reescreva os textos, excluem a repetição de palavras, substituindo-as.

a)  As poucas pessoas que examinam um quadro com atenção estão apenas querendo que as outras pessoas reparem que elas estão examinando um quadro com atenção.

 

RESPOSTA:As poucas pessoas que examinam um quadro com atenção estão apenas querendo que os outros reparem que elas examinam-no.


c)     O dinheiro não é tudo. Tudo é a falta de dinheiro.


RESPOSTA: O dinheiro não é tudo, mas sim sua falta.

 

2.     Muitos são os processos usados para evitar a repetição de palavras num texto. O mais comum é a substituição por um termo equivalente, de conteúdo geral, como mostra o modelo.

Faça o mesmo com as frases a seguir: Ex.:

O carro atropelou o cachorro e o motorista não parou para cuidar do animal.

 

a) Raí vestiu, pela primeira vez a camisa do clube francês. O jogador deve embarcar para a Europa no fim do ano.

 

b) Ontem esteve tensa a situação no Iraque. A população do país recebeu instruções contra um possível ataque americano.

 

 

c) “Ficamos todos mais pobres num mundo menos bonito”, lamentou um amigo do pintor Alfredo Volpi ao acompanhar o sepultamento do artista.


d) A baleia apareceu morta ontem, mas o corpo  foi visto boiando, terça-feira e os ferimentos na pele do animal mostram que morreu há cinco dias.

 

3. As palavras a seguir poderiam ser substituídas por que termos, na evolução de um texto?                                                                                                                                                                             

martelo: ferramenta     

garoupa:  relato falso 

liquidificador:  utensílio doméstico            

romance: narrativa

metalúrgico:   operário           

789: sequência numérica

ouro:  metal precioso            

sala: espaço

Chevrolet: carro

 


4. Complete as lacunas das frases a seguir com palavras de conteúdo geral, de modo a evitar a repetição idêntica dos termos  anteriores em destaque:

 

a. O novo prazo de financiamento de automóveis procura reanimar a indústria de carros, paralisada desde o anúncio do plano.

 


5. Um outro processo usado para evitar a repetição idêntica de uma palavra no texto é a substituição por um sinônimo ou quase sinônimo. Preencha as lacunas das frases a seguir com sinônimos das palavras em destaque.


a. Toda a imprensa italiana parou ontem, em uma greve sem precedentes no país. A paralisação está sendo promovida pelo sindicato da categoria.

 

b. Quando chegaram, os bombeiros encontraram o prédio em ruínas, mas ainda puderam retirar uma vítima dos destroços.

 

 

c. Muitos ingressos serão colocados à venda, no Carnaval, mas uma pequena parte dos  convites destina-se a convidados.

6. Preencha as lacunas das frases a seguir com sinônimos das palavras em destaque, a fim de evitar repetição de palavras idênticas.

a)     O hábito de usar um anel simbolizando um compromisso é bastante antigo, pois se sabe que os egípcios já usavam um(a) aliança no dedo.



7. Um outro processo para evitar repetições de palavras consiste na substituição da palavra repetida por um pronome pessoal. Observe o modelo e faça o mesmo nas frases a seguir.

 

Todos têm uma função e precisam cumprir sua função.

Todos têm uma função e precisam cumpri-la.

a)     O professor pretendia usar o computador, mas não sabia como ligar o computador.  ligá-lo
b)     Alguns receberam o governador de braços abertos, mas outros nem queriam ver o governador. vê-lo
c)     A representante recebeu dos alunos as reclamações e apresentou as reclamações à diretora. apresentou-as

d)     Ouviu falar da peça e resolveu assistir à peçaassistir a ela.

e)      Todos examinaram o objeto mas ninguém sabia dizer o que era o objeto.

Todos examinaram-no , mas ninguém sabia dizer o que era o objeto.

8. Um outro processo de substituição lança mão dos demonstrativos.  Preencha as lacunas a seguir com o demonstrativo adequado.(este, esta, desta , deste, desse, dessa, essa , aquele)


a)     Minhas camisas são melhores que aquelas da liquidação.


b)     Teu jornal fala muito sobre o tema, mas este o trata com mais inteligência.



9.  O pronome relativo também é usado para evitar repetições de palavras.   Una as duas frases a seguir com o auxílio de um pronome relativo, de modo a evitar a repetição. ( o qual, cuja, que, onde)


1. Gostei do novo romance de Lygia Fagundes Telles. Comprei o novo romance na livraria da esquina.

    

     Gostei do novo romance de Lygia Fagundes Telles,o qual comprei na livraria da esquina.

 

2. Morei durante muito tempo em Botafogo. Em Botafogo eu fui feliz.

 

      Morei durante muito tempo em Botafogo, onde eu fui feliz.

 

3. Comprei uma camisa de seda no Eldorado. O preço da camisa foi baixo.

 

Comprei uma camisa de seda no Eldorado, a qual o preço foi baixo.

 

4. Gosto muito de feijoada. As carnes da feijoada são saborosas.

 

       Gosto muito de feijoada, que as carnes são saborosas.

 

5. Falei com Maria e Pedro. Maria é minha amiga.

    Falei com Maria e Pedro,a qual é minha amiga.

 

 

 

 

10. Sublinhe os elementos dos textos a seguir que repetem as palavras em destaque.

 

1. As escolas particulares devem justificar suas mensalidades até março. Os estabelecimentos que cobrarem a mais terão de devolver o dinheiro aos pais, com o que os colégios não concordam, declarando que a lei é uma ameaça à instituição.

 

11. No texto a seguir, de Millôr Fernandes, o humorista utilizou intencionalmente a repetição. Reescreva o texto de modo a reduzir o número de ocorrências do vocábulo em destaque.

 

    A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha e depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor “ Não presta!” Aí o vendedor olhou para ela e disse: “Também, madame, num exame assim nem a senhora passava.”

 

    RESPOSTA:

    A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu-a e ela olhou, passou a mão embaixo de suas asas, apalpou seu peito, alisou suas coxas e depois tornou a colocar a ave na banca e disse para ele“ Não presta!” Aí o vendedor olhou para ela e disse: “Também, madame, num exame assim nem a senhora passava.”

12. Um outro processo utilizado para evitar a repetição de palavras é a substituição de um termo por uma qualificação ou caracterização a ele referente. Sublinhe os termos representativos desse processo nas frases a seguir.

 

 

a) Dalton Trevisan prometeu finalmente dar uma entrevista, mas resta saber se a promessa não passa de mais uma brincadeira do Vampiro de Curitiba.

 

b) O circo é motivo de uma exposição fotográfica no Museu de Arte Moderna. A exposição revela o drama do teatro de lona no Brasil, sem espaço nem prestígio.

 

d) A partir de hoje, a tevê vai mostrar o especial sobre Grace Kelly, a princesa de Mônaco.

https://www.youtube.com/watch?v=bT-6aIcIZfw    ( MORFEMAS)



   ESTA ATIVIDADE  TEM NA APOSTILA DE VOCÊS!!!!

ATIVIDADE 1 – estude sobre formação de palavras – use seu livro didático.

 

PARA APRENDER MAIS!

 

FORMAÇÃO DE PALAVRAS

 

A formação de palavras é feita por dois processos principais: a derivação e a composição. Contudo, existem também outros processos de formação de palavras que, embora com menor regularidade e sistematicidade, contribuem para a formação de novas palavras, como a abreviação, a reduplicação, o hibridismo, a combinação e a intensificação.

 

-  Derivação

Na derivação, a formação de uma nova palavra ocorre a partir de uma única palavra simples ou radical, ao qual se juntam afixos, formando uma nova palavra com significação própria.

 

-  Composição

É o processo linguístico que permite a formação de novas palavras a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. As novas palavras formadas são palavras compostas, possuindo um significado próprio. Existem dois tipos de composição:

composição por justaposição; composição por aglutinação.

 

-  Justaposição

Na composição por justaposição ocorre a junção de duas ou mais palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja, mantêm a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição, havendo apenas alteração do significado.

Muitas palavras compostas por justaposição são ligadas através do hífen. Contudo, o hífen é apenas uma convenção ortográfica, uma vez que os compostos por justaposição podem ser escritos unidos ou sem o hífen.

 

Exemplos de palavras compostas por justaposição

amor-perfeito; arco-íris;

beija-flor; bem-me-quer;

cachorro-quente; cavalo-marinho; couve-flor; guarda-roupa; guarda-chuva; peixe-espada; roda-viva;

saca-rolhas; segunda-feira.


 

-  Justaposição X Aglutinação

Contrariamente à composição por justaposição, na composição por aglutinação ocorre a alteração dos elementos formadores da palavra. Estes perdem a sua autonomia fonológica e ortográfica, havendo uma fusão dos mesmos.

 

-  Aglutinação

Na composição por aglutinação ocorre a fusão de duas ou mais palavras ou radicais, havendo alteração de um desses elementos formadores. Assim, além da alteração no significado, os elementos formadores perdem sua identidade ortográfica e fonológica, havendo troca ou supressão de fonemas e apenas um acento tônico na nova palavra composta.

 

Exemplo de palavras compostas por aglutinação:

aguardente (água + ardente); destarte (desta + arte); dessarte (dessa + arte); embora (em + boa + hora); fidalgo (filho + de + algo); pernalta (perna + alta);

 

Aglutinação X Justaposição

Contrariamente à composição por aglutinação, na composição por justaposição não ocorre alteração dos elementos formadores. Estes mantêm a ortografia e acentuação que apresentavam antes da composição.

 

ATIVIDADE 2 –Leia a carta do menino inventor.

 

Carta do menino inventor

 

Cidade das Ideias Malucas, agosto do ano das invenções. Caros amigos,

Tenho 13 anos e coloquei uma ideia na cabeça: serei inventor. Um inventor de objetos e de palavras. Desde os cinco anos, eu tinha um pensamento amadurecendo na cuca: juntaria “coisas” que existiam para formar novas “coisas”. E assim fiz, mas precisava dar nomes aos meus inventos. Como fazer?

 

Queria criar novas palavras usando os nomes dos objetos que tinha utilizado. Afinal, todas as minhas invenções são compostas: têm mais de um objeto. Pronto, criei as palavras.

 

Agora, preciso escrever uma enciclopédia de meus inventos e lembrei que as palavras compostas podem ser formadas de duas maneiras: justaposição e aglutinação. E eu preciso colocar essa informação nos verbetes da enciclopédia.

 

Como fazer a diferença? Vocês sabem?



Esse problema eu não consigo resolver sozinho. Então, para desvendar o “mistério”, você precisa me ajudar.

 

Para esquentar, começaremos com palavras compostas que existem e, depois, passaremos para as palavras novas, aquelas que inventei.

 

Menino Inventor.

 

ATIVIDADE 3 - Agora que você estudou sobre formação de palavras e leu a carta acima, ajude o menino inventor a desvendar o mistério resolvendo as atividades.

 


Fichas com os enigmas do inventor















3ª SEMANA


CORREÇÃO SEMANA 3


ATIVIDADE 1 Você nasceu na era intitulada tecnológica, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica e um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o videominuto.

Clique no link abaixo e assista o vídeo-minuto. Observe as estratégias utilizadas para evitar repetições!


ATIVIDADE 2 - Conforme foi visto, o texto 1 não utilizou métodos para evitar repetições. Agora que você já descobriu que estratégias são estas, reescreva este texto, tornando-o mais coeso ao utilizar sinônimos, hipônimos, hiperônimos, elipses ou pronomes para eliminar as repetições. Faça adaptações, se necessário.


Texto 1

Por norma, as selfies são feitas com os celulares das próprias pessoas. O objetivo de uma selfie é fazer com que o fotógrafo apareça na selfie. As selfies podem ser individuais ou em grupos (as conhecidas selfies de grupo”).
Adaptado de: Dicionário popular. Selfie. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso em: 16 de outubro de 2018.

Por norma, as selfies são feitas com os celulares das próprias pessoas. O objetivo deste tipo de foto é fazer com que o fotógrafo apareça nela. Podem ser individuais ou em grupos (as conhecidas “selfies de grupo”).


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ATIVIDADE 3 – Qual a função das estratégias utilizadas para substituir a palavra “selfie” no texto 1?

As substituições evitam repetições, tornando o texto mais harmônico e com as partes interligadas.

2. PRODUÇÃO DE TEXTO


 LEIA O TEXTO:
A PRODUÇÃO DE TEXTO FICOU PARECIDA COM ELE!!!!
A estranha passageira (Stanislaw Ponte Preta)
A estranha passageira
(Stanislaw Ponte Preta)


– O senhor sabe? É a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de vôo – e riu nervosinha, coitada.
Depois pediu que eu me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem. Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial que eu comprara no aeroporto, para me distrair na viagem. Suspirei e fiz o “bacana” respondendo que estava às suas ordens.
Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos, que segurava desajeitadamente. Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona e a arrumar todos aqueles pacotes. Depois não sabia como amarrar o cinto e eu tive que realizar essa operação em sua farta cintura.
Afinal estava ali pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. A coisa foi ficando ridícula.
– Para que esse saquinho aqui? – foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela estava no Rio e eu em São Paulo.
– É para a senhora usar em caso de necessidade – respondi baixinho.
Tenho certeza de que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela arregalou os olhos e exclamou:
– Uai... as necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro?
Alguns passageiros riram, outros – por fineza – fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira de primeira viagem. Mas ela era um azougue (embora com tantas carnes parecesse um açougue) e não parava de badalar. Olhava para trás, olhava para cima, mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.
O comandante já esquentara os motores e a aeronave estava parada, esperando ordens para ganhar a pista de decolagem. Percebi que minha vizinha de banco apertava os olhos e lia qualquer coisa. Logo veio a pergunta:
– Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só para ela?
Expliquei que emergência não era ninguém, a porta é que era de emergência, isto é, em caso de necessidade, saía-se por ela.
Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do “show”. Mesmo os que mais se divertiam com ele resolveram abrir os jornais, revistas ou se acomodarem para tirar uma pestana durante a viagem.
Foi quando madama deu o último vexame. Olhou pela janela (ela pedira para ficar do lado da janela para ver a paisagem) e gritou:
– Puxa vida!!!
Todos olharam para ela, inclusive eu. Madama apontou para a janela e disse:
– Olha lá embaixo.
Eu olhei. E ela acrescentou: – Como nós estamos voando alto, moço. Olha só... o pessoal lá embaixo até parece formiga.
Suspirei e lasquei:
– Minha senhora, aquilo são formigas mesmo. O avião ainda não levantou vôo.

Preta, Stanislaw Ponte. Garoto linha dura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975    
3. PARA QUARTA FEIRA!!!

Estudo do Texto

1)Qual o foco narrativo desse texto? 
2)Quais adjetivos são usados no texto, para caracterizar a estranha passageira?
 3)Por que a estranha passageira estava nervosa?
 4)Escreva com suas palavras como foi a entrada da estranha passageira no avião, descrita pelo narrador no 3º parágrafo. 
5)A mulher perguntou qual a finalidade do saquinho que o avião disponibiliza aos passageiros e o homem respondeu: “É para a senhora usar em caso de necessidade”.
a)De que forma a mulher entendeu essa fala? 
 b)O que o homem quis dizer com “caso de necessidade”? 
6)Que mancada a passageira deu com relação à saída de emergência? 
 7)Leia: “Foi quando madama deu o último vexame”. Qual foi o último vexame da estranha passageira?
 8) Substitua os termos sublinhados por sinônimos, reescrevendo as frases e fazendo as alterações necessárias.
a) “Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial.” 
b) “Para me distrair na viagem.”
 c) “Suspirei e fiz o bacana.”
 d) “Tive que realizar essa operação em sua farta cintura.”
e)” .. a zombar do meu embaraço ...” 
 f) “Aquela senhora me fazia perguntas aos berros.”
 g) “Fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira.”
h) “Caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.”
 i) “...para tirarem uma pestana durante a viagem.” 
j) “Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do show.”

9) “ É a primeira vez que viajo de avião.” Esta afirmação iria se comprovar durante toda a crônica, tais os “vexames” dados pela senhora. Assinale a frase que não demonstre um deles:
a) “Para que esse saquinho aí?”
b) “No avião não tem banheiro?”
c) “Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?”
d) “Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona...”
e) “...mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás...”

10) Por que a senhora pediu que o moço se sentasse ao seu lado?

 11) “ Suspirei e fiz de educado respondendo que estava às suas ordens”. Os suspiros demonstram nesta passagem:
a) conformação;    b) contrariedade;      c) arrependimento;     d) aborrecimento;       e) raiva.

12) “Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos... “. Com o verbo “sobraçar” o autor- narrador quer dizer que a madama:
a) levava mais embrulhos do que era possível;
b) levava embrulhos de baixo do braço;
c) carregava um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
d) trazia um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
e) trazia a quantidade de embrulhos que era possível levar nas mãos.

13) “...minha vizinha apertava os olhos e lia qualquer coisa. ”. Com a expressão “apertar os olhos” o narrador quer dizer-nos que a senhora:
a) não enxergava direito;
b) não sabia ler;
c) estava com sono;
d) que a porta de emergência estava longe de onde estavam sentados;
e) que sentia dores nos olhos.

14) Qual é o enredo do texto?

 15) Passe para o feminino plural, as frases abaixo:
a) O senhor sabe? 
 b) O outro passageiro já estava se divertindo às minhas custas. 
            
CORREÇÃO ESTUDO DE TEXTO
Estudo do Texto

1)Qual o foco narrativo desse texto? 1ª PESSOA (NARRADOR-PERSONAGEM)
2)Quais adjetivos são usados no texto, para caracterizar a estranha passageira?ESTRANHA, GORDA, NERVOSINHA, INCÔMODA
3)Por que a estranha passageira estava nervosa?PORQUE ERA A PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO QUE FARIA.
4)Escreva com suas palavras como foi a entrada da estranha passageira no avião, descrita pelo narrador no 3º parágrafo. RESPOSTA PESSOAL
5)A mulher perguntou qual a finalidade do saquinho que o avião disponibiliza aos passageiros e o homem respondeu: “É para a senhora usar em caso de necessidade”.
a)De que forma a mulher entendeu essa fala? COMPREENDEU QUE O SACO SERVIRIA PARA QUE ELA FIZESSE NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.
b)O que o homem quis dizer com “caso de necessidade”? ELA DEVERIA USAR CASO SENTISSE ENJOO E PRECISASSE VOMITAR

6)Que mancada a passageira deu com relação à saída de emergência? ACHOU QUE EMERGÊNCIA ERA UMA PESSOA E QUE HAVIA ESTA TINHA UMA PORTA A QUAL ERA DE SEU USO EXCLUSIVO.
7)Leia: “Foi quando madama deu o último vexame”. Qual foi o último vexame da estranha passageira?ACHOU QUE O AVIÃO JÁ HAVIA DECOLADO E AS FORMIGAS ERAM PESSOAS VISTAS DO ALTO.
8) Substitua os termos sublinhados por sinônimos, reescrevendo as frases e fazendo as alterações necessárias.
a) “Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial.” CHANCE
b) “Para me distrair na viagem.”ENTRETER
c) “Suspirei e fiz o bacana.”INSPIREI
d) “Tive que realizar essa operação em sua farta cintura.”AVANTAJADA/ABUNDANTE
e)” .. a zombar do meu embaraço ...” DEBOCHAR, CONSTRANGIMENTO/VERGONHA
f) “Aquela senhora me fazia perguntas aos berros.”GRITOS
g) “Fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira.”ERROS
h) “Caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.”PACOTES
i) “...para tirarem uma pestana durante a viagem.” COCHILO/SONECA
j) “Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do show.”FINAL

9) “ É a primeira vez que viajo de avião.” Esta afirmação iria se comprovar durante toda a crônica, tais os “vexames” dados pela senhora. Assinale a frase que não demonstre um deles:
a) “Para que esse saquinho aí?”
b) “No avião não tem banheiro?”
c) “Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?”
d) “Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona...”
e) “...mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás...”
10) Por que a senhora pediu que o moço se sentasse ao seu lado?PORQUE ACHOU QUE ELE ERA CALMO E A AJUDARIA A SUPERAR SEU NERVOSISMO
11) “ Suspirei e fiz de educado respondendo que estava às suas ordens”. Os suspiros demonstram nesta passagem:
a) conformação;    b) contrariedade;      c) arrependimento;     d) aborrecimento;       e) raiva.

12) “Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos... “. Com o verbo “sobraçar” o autor- narrador quer dizer que a madama:
a) levava mais embrulhos do que era possível;
b) levava embrulhos de baixo do braço;
c) carregava um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
d) trazia um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
e) trazia a quantidade de embrulhos que era possível levar nas mãos.
13) “...minha vizinha apertava os olhos e lia qualquer coisa. ”. Com a expressão “apertar os olhos” o narrador quer dizer-nos que a senhora:
a) não enxergava direito;
b) não sabia ler;
c) estava com sono;
d) que a porta de emergência estava longe de onde estavam sentados;
e) que sentia dores nos olhos.
14) Qual é o enredo do texto?O TEXTO NARRA A HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE VIVENCIAVA A PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO, NA QUAL PASSOU VÁRIOS VEXAMES.
15) Passe para o feminino plural, as frases abaixo:
a) O senhor sabe? AS SENHORAS SABEM?

b) O outro passageiro já estava se divertindo às minhas custas. AS OUTRAS PASSAGEIRAS JÁ ESTAVAM SE DIVERTINDO ÀS MINHAS CUSTAS.

https://youtu.be/TCmHmWkgJ2Y


NO CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Assistam ao desenho animado  https://youtu.be/wQ6araG_jlc
1. Após assistir ao vídeo, escreva os elementos de um texto narrativo estão presentes nessa história:
A _ Há um espaço?Qual?
B _ Há personagens? Qual?
C - Há um conflito? Qual?
D _ Há um  desfecho? Qual?
E _ O que torna o texto engraçado, na sua opinião?
2. Escreva um texto humorístico (engraçado)  que contenha os elementos da narrativa: espaço,personagens,conflito, desfecho.
Assistam o video:

FAÇA AS ATIVIDADES!!!!


COMO EVITAR A REPETIÇÃO 
DE PALAVRAS?

Um dos princípios fundamentais da coerência/coesão de um texto é a necessidade de se repetir elementos anteriores no desenvolvimento linear. Mas, se por um lado as repetições são quase inevitáveis, por outro devem ser feitas sob determinadas condições, a fim de não tornar o texto deselegante e monótono.

Em termos gerais, a repetição de palavras é considerada um problema na composição de um texto.

ATIVIDADES
1.     1. Reescreva os textos, excluem a repetição de palavras, substituindo-as.
a)  As poucas pessoas que examinam um quadro com atenção estão apenas querendo que as outras pessoas reparem que elas estão examinando um quadro com atenção.

c)     O dinheiro não é tudo. Tudo é a falta de dinhe

2.    2. Muitos são os processos usados para evitar a repetição de palavras num texto. O mais comum é a substituição por um termo equivalente, de conteúdo geral, como mostra o modelo.
Faça o mesmo com as frases a seguir: Ex.:
O carro atropelou o cachorro e o motorista não parou para cuidar do animal.

a) Raí vestiu, pela primeira vez a camisa do clube francês. O ______________ deve embarcar para a Europa no fim do ano.

b) Ontem esteve tensa a situação no Iraque. A população do ________________ recebeu instruções contra um possível ataque americano.


c) “Ficamos todos mais pobres num mundo menos bonito”, lamentou um amigo do pintor Alfredo Volpi ao acompanhar o sepultamento do ______________.
d) A baleia apareceu morta ontem, mas o ______________________ foi visto boiando, terça-feira e os ferimentos na pele do ______________________ mostram que morreu há cinco dias.

3. As palavras a seguir poderiam ser substituídas por que termos, na evolução de um texto?                                                                                                                                                                             

martelo: ferramenta     

garoupa:   

liquidificador:              

romance: 

metalúrgico:              

789: 

ouro:              

sala: 

Chevrolet 


4. Complete as lacunas das frases a seguir com palavras de conteúdo geral, de modo a evitar a repetição idêntica dos termos  anteriores em destaque:

a. O novo prazo de financiamento de automóveis procura reanimar a indústria de ______________, paralisada desde o anúncio do plano.


5. Um outro processo usado para evitar a repetição idêntica de uma palavra no texto é a substituição por um sinônimo ou quase sinônimo. Preencha as lacunas das frases a seguir com sinônimos das palavras em destaque.


a. Toda a imprensa italiana parou ontem, em uma greve sem precedentes no país. A _____________________ está sendo promovida pelo sindicato da categoria.

b. Quando chegaram, os bombeiros encontraram o prédio em ruínas, mas ainda puderam retirar uma vítima dos ________________________.


c. Muitos ingressos serão colocados à venda, no Carnaval, mas uma pequena parte dos _______________ destina-se a convidados.

6. 6.Preencha as lacunas das frases a seguir com sinônimos das palavras em destaque, a fim de evitar repetição de palavras idênticas.

a)     O hábito de usar um anel simbolizando um compromisso é bastante antigo, pois se sabe que os egípcios já usavam um(a) ________________________ no dedo.



7. 7.Um outro processo para evitar repetições de palavras consiste na substituição da palavra repetida por um pronome pessoal. Observe o modelo e faça o mesmo nas frases a seguir.


Todos têm uma função e precisam cumprir sua função.

Todos têm uma função e precisam cumpri-la.


a)     O professor pretendia usar o computador, mas não sabia como ligar o computador. _________________


b)     Alguns receberam o governador de braços abertos, mas outros nem queriam ver o governador.___________________


c)     A representante recebeu dos alunos as reclamações e apresentou as reclamações à diretora. __________________


d)     Ouviu falar da peça e resolveu assistir à peça.  _______________________________________


e)      Todos examinaram o objeto mas ninguém sabia dizer o que era o objeto. ______________________



8. 8.Um outro processo de substituição lança mão dos demonstrativos.  Preencha as lacunas a seguir com o demonstrativo adequado.(este, esta, desta , deste, desse, dessa, essa , aquele)


a)     Minhas camisas são melhores que _____________ da liquidação.


b)     Teu jornal fala muito sobre o tema, mas ______________ o trata com mais inteligência.



9.  O pronome relativo também é usado para evitar repetições de palavras.   Una as duas frases a seguir com o auxílio de um pronome relativo, de modo a evitar a repetição. ( o qual, cuja, que, onde)

1. Gostei do novo romance de Lygia Fagundes Telles. Comprei o novo romance na livraria da esquina.


2. Morei durante muito tempo em Botafogo. Em Botafogo eu fui feliz.


3. 3.Comprei uma camisa de seda no Eldorado. O preço da camisa foi baixo.


4. 4.Gosto muito de feijoada. As carnes da feijoada são saborosas.


5. 5. Falei com Maria e Pedro. Maria é minha amiga.


1 10. Sublinhe os elementos dos textos a seguir que repetem as palavras em destaque.
1. As escolas particulares devem justificar suas mensalidades até março. Os estabelecimentos que cobrarem a mais terão de devolver o dinheiro aos pais, com o que os colégios não concordam, declarando que a lei é uma ameaça à instituição.

1 11.No texto a seguir, de Millôr Fernandes, o humorista utilizou intencionalmente a repetição. Reescreva o texto de modo a reduzir o número de ocorrências do vocábulo em destaque.

    A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha e depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor “ Não presta!” Aí o vendedor olhou para ela e disse: “Também, madame, num exame assim nem a senhora passava.”

12. Um outro processo utilizado para evitar a repetição de palavras é a substituição de um termo por uma qualificação ou caracterização a ele referente. Sublinhe os termos representativos desse processo nas frases a seguir.


a) A)Dalton Trevisan prometeu finalmente dar uma entrevista, mas resta saber se a promessa não passa de mais uma brincadeira do Vampiro de Curitiba.

b) B)O circo é motivo de uma exposição fotográfica no Museu de Arte Moderna. A exposição revela o drama do teatro de lona no Brasil, sem espaço nem prestígio.

d) C).A partir de hoje, a tevê vai mostrar o especial sobre Grace Kelly, a princesa de Mônaco.

2ª SEMANA:

ATIVIDADES DO PET , página6
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES
ATIVIDADES COMPLEMENTARES. FOLHA ENVIADA PELO WHATSSAP
CORREÇÃO ATIVIDADES
PROFESSORA :MEIRE
COESÃO
O que é coesão textual?
Coesão textual são as articulações gramaticais existentes entre palavras, orações, frases e partes maiores de um texto que garantem a conexão sequencial.

Vejamos como isso ocorre com os pronomes.

Compare os pares de frases abaixo:
"Eu tentei fazer Susie ficar quieta". / "Eu tentei fazê-la ficar quieta".

"Ajude-me a bolar nomes pros insetos do João". / "Ajude-me a bolar nomes pros meus insetos".

Analise este texto, retirado da revista Recreio:

Se fosse um herói, o guaxinim nem precisaria de disfarce, pois ele já nasce com uma máscara ao redor dos olhos. Seu pêlo, que pode ser cinzento ou avermelhado, sempre tem anéis pretos na cauda.
Esses bichos têm seus truques: nadam e escalam árvores muito bem.

Todas as palavras destacadas do texto acima são pronomes. Elas fazem referência a uma outra palavra anteriormente expressa no texto. Qual é essa palavra?

EXERCÍCIOS
1. Leia esta piada:
E Cabral descobriu o Brasil. Na madrugada seguinte o grumete foi acordá-lo:
– Dom Cabral, Dom Cabral, Frei Henrique de Coimbra mandou chamar o senhor para assistir à Primeira Missa!
E Cabral respondeu:
– Estou muito cansado. Diga a ele que eu vou nas da dez. (Ziraldo)

a) A quem se refere o pronome lo?
CABRAL
b) E a quem se refere o pronome a ele?
FREI HENRIQUE DE COIMBRA

2. Leia as frases abaixo, observando as palavras destacadas. A seguir, para evitar repetição, substitua-as por pronomes, procurando manter o sentido das frases.
a) Carregamos muitas bactérias no corpo e, por mais que a gente tome banho, não se livra das bactérias
DELAS. Várias vivem na pele, na boca e no intestino. Sem perceber engolimos  AS mais um montão de bactérias todos os dias. Mas, antes de fazer cara feia, é bom saber que as bactérias  ELAS são necessárias.
b) Uma pessoa bateu na porta ontem à noite, mas a pessoa 
ELA foi embora sem que eu a visse.
c) As verbas públicas serão repassadas aos prefeitos somente se os prefeitos
ELES  fizerem bom uso das verbas públicas.
d) Filhos, por que ter filhos?
TÊ-LOS

3. Substitua por pronomes oblíquos as palavras destacadas nas frases, conforme o exemplo do item a:
a) Eu vi a menina passar por aqui agorinha mesmo. 
Eu a vi passar por aqui agorinha mesmo
b) Encontrei as crianças com os pés e as mãos sujas.
ENCONTREI-AS COM OS PÉS E AS MÃOS SUJOS.
c) Meu pai conheceu ontem meu novo namorado
MEU PAI O CONHECEU ONTEM..
d) Muito prazer em conhecer você!
MUITO PRAZER EM CONHECÊ-LO!
e) Eu nunca prejudiquei meus colegas.
EU NUNCA OS PREJUDIQUEI.                                                
f) Joana não cumprimentou as colegas.

JOANA NÃO AS CUMPRIMENTOU.
g) Ele fingiu que não viu a ex-namorada.
ELE FINGIU QUE NÃO A VIU.
h) Vou enviar para você um exemplar de meu novo livro. 
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VOU LHE ENVIAR UM EXEMPLAR DE MEU NOVO LIVRO.
                                          SEGUNDA SEMANA
ATIVIDADE 1 – Leia os textos abaixo:

Texto 1

Por norma, as selfies são feitas com os celulares das próprias pessoas. O objetivo de uma selfie é fazer com que o fotógrafo apareça na selfie. As selfies podem ser individuais ou em grupos (as conhecidas selfies de grupo”).
Adaptado de: Dicionário popular. Selfie. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso em: 16 de outubro de 2018.

Texto 2
A palavra selfie passou a ser utilizada com este sentido no ano de 2002, num fórum online australiano. As redes sociais ajudaram posteriormente a popularizar o termo. No entanto, o autorretrato de si mesmo tomou verdadeira expressão a partir de 2012, quando a palavra se tornou comum nas plataformas principais da mídia. Elas receberam técnicas usadas na hora dos registros, como a busca pelo ângulo perfeito.

O número de pessoas que morreram enquanto tentavam tirá-las em situações arriscadas foi de 259.

No Oscar 2014, a selfie de grupo comandada pela apresentadora Ellen DeGeneres teve mais de 2,7 milhões de compartilhamentos e tornou-se a foto mais retuitada da história.
Adaptada de: Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie.
Acesso em: 16 de outubro de 2018.

ATIVIDADE 2 - Agora que você já leu os dois textos, responda:
a)          Que diferença em relação ao uso do termo “selfie” vocês percebem nos dois textos?

NO TEXTO 1  , A PALAVRA SELFIE REPETIU  5 VEZES E NO TEXTO 2 A PALAVRA SELFIE FOI SUBSTITUÍDA POR SINÔNIMOS  OU PRONOMES.

a)         Que efeito essas substituições geram em relação ao encadeamento das ideias do texto?

A SUBSTITUIÇÃO DAS PALAVRAS  CAUSA UMA MELHOR COMPREENSÃO .
b)         Que  estratégias foram usadas para evitar a repetição da palavra “selfie” no texto 2?

SUBSTIUIU A PALAVRA SELFIE POR SINONIMOS OU PRONOMES.


ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO


FAZER NO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTO
Crie um início e um desenvolvimento para o trecho final do conto que utilize as noções de progressão textual (como o texto vai se desenvolvendo ao longo da narrativa). Imagine o que deva ter acontecido antes desta cena final. Seja criativo e divirta-se!  

  PARA SEGUNDA -FEIRA ( 01/06/2020)
ATIVIDADE 1  Você nasceu na era intitulada tecnológica, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica e um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o videominuto.


Clique no link abaixo e assista o vídeo-minuto. Observe as estratégias utilizadas para evitar repetições!

ATIVIDADE 2 - Conforme foi visto, o texto 1 não utilizou métodos para evitar repetições. Agora que você já descobriu que estratégias são estas, reescreva este texto, tornando-o mais coeso ao utilizar sinônimos, hipônimos, hiperônimos, elipses ou pronomes para eliminar as repetições. Faça adaptações, se necessário.


Texto 1

Por norma, as selfies são feitas com os celulares das próprias pessoas. O objetivo de uma selfie é fazer com que o fotógrafo apareça na selfie. As selfies podem serindividuais ou em grupos (as conhecidas selfies de grupo”).
Adaptado de: Dicionário popular. Selfie. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso em: 16 de outubro de 2018.

ATIVIDADE 3 – Qual a função das estratégias utilizadas para substituir a palavra “selfie” no texto 1?

PRIMEIRA SEMANA (18/05 a 21/05)

ASSISTAM A CORREÇÃO DA ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA E REVISÃO DO CONTEÚDO PROPOSTO!!
https://www.youtube.com/watch?v=MpjaFerSYu0

4 comentários:

  1. Queridos alunos!
    deixei o link da correção das aulas de Língua Portuguesa da primeira semana e revisão do conteúdo
    .

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  2. LEIAM OS TEXTOS PÁGINA 6 E RESPONDER QUESTÃO 2

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  3. 1. Observe bem a formação das palavras abaixo e depois diga se houve composição por justaposição ou
    por aglutinação.
    a) amor-perfeito
    b) arco-íris
    c) beija-flor
    d) embora
    e) pernalta
    f) bem-me-quer
    g) cachorro-quente
    h) cavalo-marinho
    i) hidrelétrica
    j) couve-flor
    k) alvinegro
    l) petróleo
    m) guarda-roupa
    n) peixe-espada
    o) varapau
    p) fidalgo
    q) roda-viva
    r) saca-rolhas
    s) água-de-colônia
    t) planalto
    u) vinagre
    v) cor-de-rosa
    w) cabisbaixo
    x) pé de moleque;
    y) madrepérola
    z) malmeque

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