9ºANO/10ªSEMANA

ATIVIDADES APOSTILAS PÁGINAS 13,14 

1    Leia este texto e,seguida,responda às questões propostas sobre ele:

RIqUEzA E POBREzA

Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.

    Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.

    Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:

    “- Como foi a viagem?”                          

    “- Muito boa, Papai!”

    “- Você viu como as pessoas podem ser pobres?”

    “- Sim.” Respondeu o menino.

    “- E o que você aprendeu?”, o pai perguntou.

    O filho respondeu:

    “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.

Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.

Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.

Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”

    O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:

    “- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.


SILVA, Solimar. Histórias para encantar e desenvolver valores. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2015. 

 

2. Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:


 

3. “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:

Nós temos: 

Eles têm: 

4. Releia esta passagem:

O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:      

"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...".

 

Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho.  Identifique outros vocábulos que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:


5. Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:

____________________________________________________________

6. Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:

 

"- Muito boa, Papai!"

"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...".

 


7. Ocorre a omissão de um termo oracional no seguinte período:

a) "- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.”.

b) “Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.”.  

c) “Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.”.

d) “Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário