7ºANO/ SEMANA 6

 Correção Aula 1 Interpretação de texto                                  Data: 22/06/2020

01  – Relacione as colunas: I – Manchete ou título

 

II – Subtítulo

a)  (II  ) Decisão liminar foi divulgada na segunda-feira (18), após ação imposta pelo Ministério Público.

b)  (I) Coronavírus: Justiça suspende flexibilização de isolamento social em

Nova Lima.

 

2- Quem escreveu a notícia? Quando e em qual veículo de comunicação ela foi publicada?


,Escrito por Guilherme Pimenta, veículo:G1 Minas/Jornal

Quando: Belo Horizonte - 19/05/2020 04h48


 

3- Sabemos que o primeiro parágrafo de uma notícia é chamado de lide e tem a função de apresentar, de modo resumido, as principais informações a respeito dela. Sendo assim, releia o primeiro parágrafo do texto e responda: O que aconteceu? Onde? Quando? Por quê?


 O que aconteceu? Uma decisão liminar determinou a suspensão das medidas de flexibilização em Nova Lima

 

Onde: Em Nova Lima, na Grande BH

Quando: segunda-feira (18)

Por quê? Depois que o Ministério Público (MP) moveu uma açãocontra o município

Correção aula 2

1.   Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:

a) rios – velha – tempestades;

b)    Iorque – navios – mar;

a)     sonhar – entrar – navegando

b)     mundo – vida – melhor

 Retire do texto um substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)

a)          comum e composto:  papagaio-do-figo-de-cara-azul                               

b)          comum e coletivo:  bando                                                               

c)          comum, simples e derivado:  pesquisador                                         

d)         próprio:  Austrália                                                                           

 

1.    Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.

 

a)          Marcos     e     Luiz     têm     dois    esportes    preferidos:    futebol                                                 e

 volei                                             . (substantivos comuns)

 

b)    Os  alunos  fizeram  um  lindo  trabalho. A  turma                       realmente se empenhou. (substantivo coletivo)

 

c)      Na   minha   opinião,   os   lugares   mais   bonitos   do Brasil  são: Rio de Janeiro                          e

 Minas Gerais                                     (substantivos próprios)

 

 

2.      Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.

(1)   Comum                            (4 ) Ano

(2)   Próprio                             (5 ) Diário

(3)   Composto                        ( 2) Paris

(4)   Coletivo                           ( 3) Passatempo

(5)   Derivado                          (1 ) Bola

 

3.    Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.

a)   força, fé.

b)   água, vinho.

c)   cama, sonho.

d)   calor, frio.

e)   sofá, pipoca.

 

4.    Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:

a)   O seu tio era velho.

b)   O velho não gostava de jogar damas.

c)   Era um armário velho e empoeirado.

d)   Meu tênis velho é o que mais gosto.

e)   Estava muito velho para correr tanto.

Correção aula 3
Agora, identifique dois erros (colocados propositalmente pela autora desta atividade) referentes à ortografia. Em seguida, reescreva as palavras de forma adequada:
relachantes - relaxantes
caxoeiras – cachoeiras
 
Questão 2 - Observe estas palavras:
 
rouxinol                           ameixa                         baixo                        faixa                        frouxo                                         
 
2.1 – O que há em comum entre as palavras acima?
Todas as palavras escrevem com x
______________________________________________________________________________
 
2.2 – Justifique o porquê da referida ocorrência:
Após ditongos, normalmente usa-se o “X”: _________________________________________________________________________ 
Questão 3 - Complete com “x” ou “ch”:
faxina                                            laxante                                          colcha
caxumba                                       xingar                                            chiqueiro
enxoval                                        chuchu                                        xadrez
engraxar                                       machucado                                    chique
enchente                                        puxar                                             enxuto
caixa                                            tocha                                              cheio


Aula 1 Interpretação de texto                                  Data: 22/06/2020
 















Coronavírus: Justiça suspende flexibilização de isolamento socialemNova Lima

Decisão liminar foi divulgada na segunda- feira (18), após ação imposta pelo Ministério Público

 

Por Guilherme Pimenta, G1 Minas

Belo Horizonte - 19/05/2020 04h48

 

 

 

 

Uma decisão liminar determinou a suspensão das medidas de flexibilização em Nova Lima, na Grande BH. A medida foi divulgada na segunda-feira (18), depois que o Ministério Público (MP) moveu uma açãocontra o município.

A prefeitura iniciou o relaxamento das medidas de combate ao novo coronavírus no dia 1º de maio, quando publicou decretos com o retorno gradativo das atividades presenciais do comércio e outras atividades consideradas não essenciais.

A decisão da justiça levou em consideração o número de casos confirmados de Covid -19 na cidade, que já soma 107 pacientes diagnosticados. Segundo a juíza Maria Juliana Albergaria Costa, esse número aumentou desde que foram iniciadas as medidas de flexibilização, com a cidade figurando entre os maiores registros de Covid-19 da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

[...]

Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/05/19/coronavirus-justica-suspende-flexibilizacao-de-isolamento-social-em-nova-lima.ghtml. Acesso em: 20 de maio de 2020.

Texto adaptado.

 

01  – Relacione as colunas: I – Manchete ou título

II – Subtítulo

a)  (    ) Decisão liminar foi divulgada na segunda-feira (18), após ação imposta pelo Ministério Público.

b)  (     ) Coronavírus: Justiça suspende flexibilização de isolamento social em

Nova Lima.


02  - Quem escreveu a notícia? Quando e em qual veículo de comunicação ela foi publicada?

 

03  - Sabemos que o primeiro parágrafo de uma notícia é chamado de lide e tem a função de apresentar, de modo resumido, as principais informações a respeito dela. Sendo assim, releia o primeiro parágrafo do texto e responda: O que aconteceu? Onde? Quando? Por quê?

 

Aula 2    Gramática  REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS: SUBSTANTIVO         Data: 22/06/2020  

 ASSISTAM AS VIDEOAULAS: 

https://youtu.be/qL3NM9z54h4                  CONCEITO SUBSTANTIVO

https://www.youtube.com/watch?v=p5aU0_PLZk8           FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS

https://youtu.be/O3HJCzfBzkg                    PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES

https://youtu.be/RbAAtYKBPbA                        SUBSTANTIVOS COLETIVOS

SUBSTANTIVOS E CLASSIFICAÇÃO

Você já percebeu que cada elemento à nossa volta recebe um nome?

Vamos observar os exemplos:

casa – menino – bola - árvore - gato - cão

Esses elementos são chamados de 
substantivos, pois eles nomeiam os seres, como animais, objetos, pessoas, lugares.

Gênero dos Substantivos

De acordo com o gênero (feminino e masculino) das palavras substantivas, elas são classificadas em:

·         Substantivos Biformes: apresentam duas formas, ou seja, uma para o masculino e outra para o feminino, por exemplo: professor e professora; amigo e amiga.

·         Substantivos Uniformes: somente um termo especifica os dois gêneros (masculino e feminino), sendo classificados em:

o    Epicenos: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se aos animais, por exemplo: foca (macho ou fêmea).

o    Sobrecomum: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se às pessoas, por exemplo: criança (masculino e feminino).

o    Comum de dois gêneros: termo que se refere aos dois gêneros (masculino e feminino), identificado por meio do artigo que o acompanha, por exemplo: "o artista" e "a artista".

o     

o    FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS

·         As Flexões de Gênero do Substantivo referem-se ao masculino e feminino de seres, objetos e entidades.

·         Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico.

·         Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.

·         Determinação do gênero pela significação

·         Gênero Masculino

·         1) São masculinos os nomes de homens e as suas funções. Exemplos: João, Luís, Manoel, rei, professor, vendedor.

·         2) Nomes de animais do sexo masculino.Exemplos: boi, leão, cão.

·         3) Nomes de lagos, de montes, de oceanos, de rios e ventos, nos quais se subentende o gênero masculino. Exemplos: o Amazonas = o rio Amazonas, o Pacífico = o oceano Pacífico, o Índico = o oceano Índico.

·         4) Os nomes de meses e dos pontos cardeais. Exemplos: o mês de abril, o mês de dezembro, o norte.

·         Gênero Feminino

·         1) São considerados de gênero feminino os nomes de mulheres e as suas funções. Exemplos: Lia, Maria, Luzia, rainha, professora, vendedora.

·         2) Nomes de animais do sexo feminino. Exemplos: vaca, pata, galinha.

·         3) Nomes de cidades e ilhas em que subentende-se o gênero feminino. Exemplos: a histórica Salvador, a marcante Florianópolis, a Veneza.

ATIVIDADES

1.   Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:

a) rios – velha – tempestades;

a)     Iorque – navios – mar;

b)     sonhar – entrar – navegando

c)     mundo – vida – melhor

 

2.                   Leia o informativo abaixo:


Retire do texto um substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)

a)          comum e composto:                                                                     

b)          comum e coletivo:                                                                         

c)          comum, simples e derivado:                                                          

d)         próprio:                                                                                        

 

3.    Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.

 

a)          Marcos     e     Luiz     têm     dois    esportes    preferidos:                                                                e

                                                      . (substantivos comuns)

 

b)    Os  alunos  fizeram  um  lindo trabalho. A                                   realmente se empenhou. (substantivo coletivo)

 

c)      Na   minha   opinião,   os   lugares   mais   bonitos   do Brasil  são:                                                  e

                                                          (substantivos próprios)

 

 

4.      Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.

(1)   Comum                            ( ) Ano

(2)   Próprio                             ( ) Diário

(3)   Composto                        ( ) Paris

(4)   Coletivo                           ( ) Passatempo

(5)   Derivado                          ( ) Bola

 

5.    Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.

a)   força, fé.

b)   água, vinho.

c)   cama, sonho.

d)   calor, frio.

e)   sofá, pipoca.

 

6.    Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:

a)   O seu tio era velho.

b)   O velho não gostava de jogar damas.

c)   Era um armário velho e empoeirado.

d)   Meu tênis velho é o que mais gosto.

e)   Estava muito velho para correr tanto.

 

 

Aula 3 Ortografia                                                        Data: 24/06/2020

 

 

Atividade de Língua Portuguesa: Ortografia

 

Questão 1 - Leia a introdução deste texto que descreve a cidade mineira de Poços de Caldas:

 

Descanso continua sendo a palavra de ordem para os casais que chegam a Poços de Caldas, bucólica estância hidromineral no Sul de Minas Gerais. Suas águas - com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais - convidam a relachantes banhos de imersão e a um passeio percorrendo as dezenas de fontes e caxoeiras espalhadas pela cidade. [...].

                                                                                               Disponível em: <http://www.feriasbrasil.com.br/mg>.

 

Agora, identifique dois erros (colocados propositalmente pela autora desta atividade) referentes à ortografia. Em seguida, reescreva as palavras de forma adequada:

______________________________________________________________________________

 

Questão 2 - Observe estas palavras:

 

rouxinol                           ameixa                         baixo                        faixa                        frouxo                                          

 

2.1 – O que há em comum entre as palavras acima?

______________________________________________________________________________

 

2.2 – Justifique o porquê da referida ocorrência:

______________________________________________________________________________

 

Questão 3 - Complete com “x” ou “ch”:

fa____ina                                            la____ante                                          col____a

ca____umba                                       ____ingar                                            ____iqueiro

en____oval                                         ____u____u                                        ____adrez

engra____ar                                       ma____ucado                                     ____ique

en____ente                                        pu____ar                                             en____uto

cai____a                                            to____a                                               _____eio

 

 

 

 

 

 

AULA  4   PRODUÇÃO DE TEXTO                                                    Data: 24/06/2020

Por que o joão-de-barro decide se mudar para o Planeta Marte? Porque “lá não tem caçador!”. Por meio do diálogo entre o sabiá e o joão-de-barro, o texto nos leva à reflexão sobre a destruição da fauna. O que você pensa sobre esse tema? Reflita bastante e, na sequência, produza um texto em que você apresenta a sua opinião sobre a questão ambiental retratada. 

 

Não se esqueça:

1. Dê um título ao seu texto.

2. O seu texto deverá apresentar a seguinte estrutura:

- Introdução (apresentação do tema);

- Desenvolvimento (as suas ideias sobre o tema com argumentos);

- Conclusão (a sua opinião final).

3. Escreva o seu texto segundo a norma culta da língua. 

 

 

BOM   TRABALHO!!!!


Um comentário: