Correção
Aula 1 Interpretação de texto Data: 22/06/2020
01 – Relacione as colunas: I – Manchete ou título
II – Subtítulo
a) (II ) Decisão liminar foi divulgada na segunda-feira (18), após ação imposta pelo Ministério Público.
b) (I) Coronavírus: Justiça suspende flexibilização de isolamento social em
Nova Lima.
2- Quem escreveu a notícia? Quando e em qual veículo de comunicação ela foi publicada?
,Escrito por
Guilherme Pimenta, veículo:G1 Minas/Jornal
Quando: Belo Horizonte - 19/05/2020 04h48
3- Sabemos que o primeiro parágrafo de uma notícia é chamado de lide e tem a função de apresentar, de modo resumido, as principais informações a respeito dela. Sendo assim, releia o primeiro parágrafo do texto e responda: O que aconteceu? Onde? Quando? Por quê?
O que aconteceu? Uma decisão liminar determinou a
suspensão das medidas de flexibilização em
Nova Lima
Onde: Em Nova Lima,
na Grande BH
Quando: segunda-feira (18)
Por quê? Depois que o Ministério Público (MP) moveu uma açãocontra o município
Correção aula 2
1.
Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:
a) rios – velha – tempestades;
b) Iorque – navios – mar;
a) sonhar – entrar – navegando
b)
mundo – vida – melhor
Retire do texto um substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)
a)
comum e composto: papagaio-do-figo-de-cara-azul
b)
comum e coletivo: bando
c)
comum, simples e derivado: pesquisador
d)
próprio: Austrália
1. Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.
a)
Marcos e Luiz têm dois esportes preferidos:
futebol e
volei . (substantivos comuns)
b) Os alunos
fizeram um lindo trabalho. A turma realmente se
empenhou. (substantivo coletivo)
c) Na minha
opinião, os lugares
mais bonitos do Brasil
são:
Rio de Janeiro e
Minas Gerais (substantivos próprios)
2. Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.
(1) Comum (4 ) Ano
(2) Próprio (5 ) Diário
(3) Composto ( 2)
Paris
(4) Coletivo ( 3)
Passatempo
(5) Derivado (1 )
Bola
3. Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.
a) força, fé.
b)
água, vinho.
c) cama, sonho.
d) calor, frio.
e) sofá, pipoca.
4. Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:
a) O seu tio era velho.
b) O velho não gostava de jogar damas.
c) Era um armário velho
e empoeirado.
d) Meu tênis velho é o
que mais gosto.
e) Estava muito velho
para correr tanto.
Correção aula 3 •Agora, identifique dois
erros (colocados propositalmente pela autora desta atividade) referentes à
ortografia. Em seguida, reescreva as palavras de forma adequada:
•relachantes
- relaxantes
•caxoeiras
– cachoeiras
•
•Questão
2 - Observe estas palavras:
•
•rouxinol ameixa baixo faixa frouxo
•
•2.1 – O que há em comum
entre as palavras acima?
•Todas
as palavras escrevem com x
•______________________________________________________________________________
•
•2.2 – Justifique o
porquê da referida ocorrência:
•Após
ditongos, normalmente usa-se o “X”:
_________________________________________________________________________•
•Questão
3 - Complete com “x” ou
“ch”:
•faxina
laxante
colcha
•caxumba
xingar
chiqueiro
•enxoval
chuchu xadrez
•engraxar
machucado chique
•enchente
puxar
enxuto
•caixa
tocha
cheio
|
|
Aula
1 Interpretação de texto Data: 22/06/2020
Coronavírus: Justiça suspende flexibilização de isolamento socialemNova Lima
Decisão liminar foi
divulgada na segunda- feira (18), após ação imposta pelo Ministério Público
Por Guilherme Pimenta, G1 Minas
Belo
Horizonte - 19/05/2020 04h48
Uma decisão liminar determinou a suspensão das medidas de flexibilização em Nova Lima, na Grande BH. A medida foi divulgada na segunda-feira (18), depois que o Ministério Público (MP) moveu uma açãocontra o município.
A prefeitura iniciou o relaxamento das medidas de combate ao novo coronavírus no dia 1º de maio, quando publicou decretos com o retorno gradativo das atividades presenciais do comércio e outras atividades consideradas não essenciais.
A decisão da justiça levou em consideração o número de casos confirmados de Covid -19 na cidade, que já soma 107 pacientes diagnosticados. Segundo a juíza Maria Juliana Albergaria Costa, esse número aumentou desde que foram iniciadas as medidas de flexibilização, com a cidade figurando entre os maiores registros de Covid-19 da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
[...]
Disponível
em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/05/19/coronavirus-justica-suspende-flexibilizacao-de-isolamento-social-em-nova-lima.ghtml.
Acesso em:
20 de maio
de 2020.
Texto adaptado.
01 – Relacione as colunas: I – Manchete ou título
II – Subtítulo
a) ( ) Decisão liminar foi divulgada na segunda-feira (18), após ação imposta pelo Ministério Público.
b) ( ) Coronavírus: Justiça suspende flexibilização de isolamento social em
Nova Lima.
02 - Quem escreveu a notícia? Quando e em qual veículo de comunicação ela foi publicada?
03 - Sabemos que o primeiro parágrafo de uma notícia é chamado de lide e tem a função de apresentar, de modo resumido, as principais informações a respeito dela. Sendo assim, releia o primeiro parágrafo do texto e responda: O que aconteceu? Onde? Quando? Por quê?
Aula 2 Gramática REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS: SUBSTANTIVO Data: 22/06/2020
ASSISTAM AS VIDEOAULAS:
https://youtu.be/qL3NM9z54h4 CONCEITO
SUBSTANTIVO
https://www.youtube.com/watch?v=p5aU0_PLZk8 FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS
https://youtu.be/O3HJCzfBzkg PLURAL DOS
SUBSTANTIVOS SIMPLES
https://youtu.be/RbAAtYKBPbA SUBSTANTIVOS COLETIVOS
SUBSTANTIVOS
E CLASSIFICAÇÃO
Você já percebeu que cada elemento à
nossa volta recebe um nome?
Vamos observar os exemplos:
casa
– menino – bola - árvore - gato - cão
Esses elementos são chamados de substantivos, pois eles
nomeiam os seres, como animais, objetos, pessoas, lugares.
Gênero
dos Substantivos
De acordo com o gênero (feminino e masculino)
das palavras substantivas, elas são classificadas em:
·
Substantivos
Biformes: apresentam
duas formas, ou seja, uma para o masculino e outra para o feminino, por
exemplo: professor e professora; amigo e amiga.
·
Substantivos
Uniformes: somente um
termo especifica os dois gêneros (masculino e feminino), sendo classificados
em:
o Epicenos: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se aos animais, por
exemplo: foca (macho ou fêmea).
o Sobrecomum: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se às pessoas, por
exemplo: criança (masculino e feminino).
o Comum de dois gêneros: termo que se refere aos dois gêneros
(masculino e feminino), identificado por meio do artigo que o acompanha, por
exemplo: "o artista" e "a artista".
o
o
FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS
·
As Flexões de Gênero do Substantivo referem-se ao masculino e feminino de seres, objetos e entidades.
·
Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é
possível antepor o artigo o ou um.
Exemplos: o quarto, um médico.
·
Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é
possível antepor o artigo a ou uma.
Exemplos: a sala, uma médica.
·
Determinação do gênero pela significação
·
Gênero Masculino
·
1) São masculinos os nomes de homens e as suas funções.
Exemplos: João, Luís, Manoel, rei, professor, vendedor.
·
2) Nomes de animais do sexo masculino.Exemplos: boi, leão, cão.
·
3) Nomes de lagos, de montes, de oceanos, de rios e ventos, nos
quais se subentende o gênero masculino. Exemplos: o Amazonas = o rio Amazonas,
o Pacífico = o oceano Pacífico, o Índico = o oceano Índico.
·
4) Os nomes de meses e dos pontos cardeais. Exemplos: o mês de
abril, o mês de dezembro, o norte.
·
Gênero Feminino
·
1) São considerados de gênero feminino os nomes de mulheres e as
suas funções. Exemplos: Lia, Maria, Luzia, rainha, professora, vendedora.
·
2) Nomes de animais do sexo feminino. Exemplos: vaca, pata,
galinha.
·
3) Nomes de cidades e ilhas em que subentende-se o gênero
feminino. Exemplos: a histórica Salvador, a marcante Florianópolis, a Veneza.
ATIVIDADES
1.
Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos:
a) rios – velha – tempestades;
a)
Iorque – navios – mar;
b) sonhar – entrar – navegando
c)
mundo – vida – melhor
2.
Leia o informativo
abaixo:
Retire do texto um
substantivo que atenda a cada classificação indicada: (peso: 0,3 cada)
a)
comum e composto:
b)
comum e coletivo:
c)
comum, simples e derivado:
d)
próprio:
3. Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses.
a)
Marcos e Luiz têm dois esportes preferidos:
e
. (substantivos comuns)
b) Os alunos
fizeram um lindo trabalho. A realmente
se empenhou. (substantivo coletivo)
c) Na minha
opinião, os lugares
mais bonitos do Brasil
são:
e
(substantivos próprios)
4. Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.
(1) Comum ( ) Ano
(2) Próprio ( ) Diário
(3) Composto ( ) Paris
(4) Coletivo ( ) Passatempo
(5) Derivado ( ) Bola
5. Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.
a) força, fé.
b)
água, vinho.
c) cama, sonho.
d) calor, frio.
e) sofá, pipoca.
6. Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:
a) O seu tio era velho.
b) O velho não gostava
de jogar damas.
c) Era um armário velho
e empoeirado.
d) Meu tênis velho é o
que mais gosto.
e) Estava muito velho
para correr tanto.
Aula
3 Ortografia Data:
24/06/2020
Atividade de Língua Portuguesa: Ortografia
Questão
1 - Leia
a introdução deste texto que descreve a cidade mineira de Poços de Caldas:
Descanso continua sendo a palavra de ordem para os
casais que chegam a Poços de Caldas, bucólica estância hidromineral no Sul de
Minas Gerais. Suas águas - com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas
e termais - convidam a relachantes banhos
de imersão e a um passeio percorrendo as dezenas de fontes e caxoeiras
espalhadas pela cidade. [...].
Disponível em: <http://www.feriasbrasil.com.br/mg>.
Agora, identifique dois erros (colocados
propositalmente pela autora desta atividade) referentes à ortografia. Em
seguida, reescreva as palavras de forma adequada:
______________________________________________________________________________
Questão 2 - Observe estas palavras:
rouxinol ameixa baixo faixa frouxo |
2.1 – O que há em comum entre as palavras acima?
______________________________________________________________________________
2.2 – Justifique o porquê da referida ocorrência:
______________________________________________________________________________
Questão
3 -
Complete com “x” ou “ch”:
fa____ina
la____ante
col____a
ca____umba
____ingar
____iqueiro
en____oval
____u____u
____adrez
engra____ar ma____ucado ____ique
en____ente
pu____ar
en____uto
cai____a
to____a
_____eio
AULA 4 PRODUÇÃO DE TEXTO
Data: 24/06/2020
Por que
o joão-de-barro decide se mudar para o Planeta Marte? Porque “lá não tem
caçador!”. Por meio do diálogo entre o sabiá e o joão-de-barro, o texto nos
leva à reflexão sobre a destruição da fauna. O que você pensa sobre esse tema?
Reflita bastante e, na sequência, produza um texto em que você apresenta a sua
opinião sobre a questão ambiental retratada.
Não se esqueça:
1. Dê um título ao
seu texto.
2. O seu texto deverá
apresentar a seguinte estrutura:
- Introdução
(apresentação do tema);
- Desenvolvimento (as
suas ideias sobre o tema com argumentos);
- Conclusão (a sua
opinião final).
3. Escreva o seu
texto segundo a norma culta da língua.
BOM TRABALHO!!!!
cade o texto hmmmmmmmmmmm????
ResponderExcluir