9ºANO/SEMANA8

CORREÇÃO SOBRE ARTIGOS

1- Complete com artigo definido ou indefinido.

Isto é ______livro.  Isto é ______ caneta.  Isto é ______ caderno. um- uma - um

 O meu pai tem ______ amigos ingleses.  uns

A Luísa tem _____ irmãs muito simpáticas. umas

 _____ vivenda é uma casa independente, geralmente muito grande. uma

Tu tens _____ casa muito bonita. uma

 Isto é ______ mesa. uma

Isto é ______ porta. uma

Isto é ______ casa. uma

Isto é ______ computador. um

Isto é ______ pasta. uma

O Senhor tem ______ carro fabuloso! um

Ela tem ______ óculos muito originais. uns

O Paulo tem ______ gravatas muito coloridas.  umas

A avó do Luís deve ter _____ 80 anos. uns

Isto é ______ cadeira. uma

Isto é ______ janela. uma

Tu tens _____ telemóvel espetacular. um

Vocês têm _____ discos fantásticos. uns

 

2- Classifique as orações de acordo com o código representado:

A – artigo definido
B – artigo indefinido

 

a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola ( B ).
b- O bem sempre vencerá o mal ( 
 A ).
c- Preciso de uma explicação para o fato (  
B ).
d- Chegaram as encomendas ( 
 ).
e- Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( 
B ).

Questão 1 –  No primeiro quadrinho, o artigo “uma”:

(     ) define a noite.

(   x  ) não define a noite.

(     ) define parcialmente a noite.

 

Questão 2 – Releia com atenção o segundo quadrinho. Em seguida, identifique a palavra que desempenha a função de artigo definido:

(     ) “é”

(   x  ) “o”

(     ) “suas”

 

Questão 3 – No trecho “[...] das suas histórias?”, o termo destacado é resultado da contração de uma preposição com o artigo “as”. Assinale-a:

(     ) em

(     ) a

(  x   ) de

 

Questão 4 – Na tira acima, os artigos antepõem:

(  x   ) substantivos

(     ) adjetivos

(     ) verbos

 

Questão 5 – O “a” é um artigo definido na frase:

(     ) Sua história não a encantou, Snoopy!

( x    ) Snoopy decidiu reescrever a história.

(     ) Disse a ele que faltava sutileza no texto...

AULA 2 08/07/2020

GRAMÁTICA :CLASSE DE PALAVRAS: ARTIGO

 ASSISTAM O VÍDEO SOBRE ARTIGOS:

https://www.youtube.com/watch?v=XwNFqYkx-YY

ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO

    Artigo é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.Além disso,o artigo varia em gênero e número para concordar com o substantivo.

Ex: o/ um menino               os/ uns meninos

      a/ uma menina              as/ umas meninas

CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO

 O artigo classifica-se em:

DEFINIDO – determina o substantivo de maneira precisa, definida: O, A, OS, AS.

INDEFINIDO – determina o substantivo de maneira vaga, indefinida: UM, UMA, UNS, UMAS.

Combinação/ contração de ARTIGO COM PREPOSIÇÃO

Preposições

Artigos

o, os

a, as

um, uns

uma, umas

a

ao, aos

à, às

-

-

de

do, dos

da, das

dum, duns

duma, dumas

em

no, nos

na, nas

num, nuns

numa, numas

por (per)

pelo, pelos

pela, pelas

-

-

Obs: - As formas à e às indicam a fusão da preposição a com a artigo feminino a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.

- As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.

ATIVIDADES

1- Complete com artigo definido ou indefinido.

Isto é ______livro.  Isto é ______ caneta.  Isto é ______ caderno. 

 O meu pai tem ______ amigos ingleses.  

A Luísa tem _____ irmãs muito simpáticas. 

 _____ vivenda é uma casa independente, geralmente muito grande. 

Tu tens _____ casa muito bonita.  

Isto é______ mesa. 

 Isto é ______ porta.

Isto é ______ casa. 

Isto é ______ computador. 

Isto é ______ pasta. 

O Senhor tem ______ carro fabuloso! 

Ela tem ______ óculos muito originais.

O Paulo tem ______ gravatas muito coloridas.  

A avó do Luís deve ter _____ 80 anos. 

Isto é ______ cadeira. 

Isto é ______ janela. 

Tu tens _____ telemóvel espetacular.

Vocês têm _____ discos fantásticos. 

2- Classifique as orações de acordo com o código representado:

A – artigo definido
B – artigo indefinido

a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola (  ).
b- O bem sempre vencerá o mal ( 
  ).
c- Preciso de uma explicação para o fato (   ).
d- Chegaram as encomendas ( 
  ).
e- Nesta loja vendem-se uns artigos importados (  ).

Atividade de português: Artigo definido e indefinido - 7º ano

3–  No primeiro quadrinho, o artigo “uma”:

(     ) define a noite.

(     ) não define a noite.

(     ) define parcialmente a noite.

3– Releia com atenção o segundo quadrinho. Em seguida, identifique a palavra que desempenha a função de artigo definido:

(     ) “é”

(     ) “o”

(     ) “suas”

4– No trecho “[...] das suas histórias?”, o termo destacado é resultado da contração de uma preposição com o artigo “as”. Assinale-a:

(     ) em

(     ) a

(     ) de

5– Na tira acima, os artigos antepõem:

(     ) substantivos

(     ) adjetivos

(     ) verbos

6– O “a” é um artigo definido na frase:

(     ) Sua história não a encantou, Snoopy!

(     ) Snoopy decidiu reescrever a história.

(     ) Disse a ele que faltava sutileza no texto...


GABARITO  AULA 2/APOSTILA VOLUME II

1        —   texto lido acimaé:

a)      (     )umeditorial

b)      (x   )uma resenha

c)       (     )umacrônica

d)      (     )um artigo de opinião


2       —   Avozdoautordotextosefazexplicitamentepresentenafrase:

a)      (x   ) “Ao sairda sala de cinema,a primeira coisa que me veio à  mente foi[…]”

b)      (     )“Suacâmeraprocuraasexpressões,ossentimentos.”

c)       (     )“Xinguéumfilmesobrepessoas,sobrehistóriasqueseentrelaçam[...]”

d)      (     ) “Muitasarmadilhasforamevitadas[...]”

3        —   Nosegundoperíododotexto,oautor:

a)      (     )comparaofilme“Xingu”comoutros.

b)      (x   )conta a história do filme“Xingu”.

d)(      )avalia o filme “Xingu”.

d)(      )explicaacriaçãodoParqueNacionaldoXingu.

4       —           Nosegmento“[...]masqueacabouporculminaremumavitóriairrevogável[...]”,aconjunção “mas”introduz:

a)      (     )acausadeumfato.

b)      (     )afinalidadedeumfato.

c)       (     )aconsequênciadeumfato.

d)      (x   )a compensação de um fato.

5       —   Notrecho“Aproduçãocomoumtodoagrada.Emuito.”,otermo“muito”exprime:

a)      (     )comparação

b)      (     )modo

c)       (x   )intensidade

d)      (     )tempo

6       —    Oadjetivo“bela”caracteriza:

a)      (     ) a produção dofilme.

b)      (     ) a fotografia dofilme.

c)       (     )a trilha do filme.

d)      (x   )a história do filme.

 

7       —   Napassagem“Enfim,éumfilmequevaleapenaserconferido.”,pode-seinferirqueoautor busca:

a)      (     ) informar oleitor.

b)      (     ) instruir oleitor.

c)       (     ) entreter o leitor.

d)      (x   ) convencer o leitor.

 
8      
—    Identifiqueosreferentesdostermossublinhadosaseguir:

a)      “[...]acabouporlevá-losaumaduravida[...]”

 

Referente do termo “los”: “os irmãos Villas-Bôas: Cláudio, Orlando e Leonardo”.



b)    
“[...]aoafastarassuaslentesdeumpossívelfilme-documentário.”

Referente do termo “suas”: “Cao Hamburguer”.


AULA 1 APOSTILA P. 8,9

1 —   Leia o texto abaixo:

XINGU

Ao sair da sala de cinema, a primeira coisa que me veio à mente foi: “Realmente é uma história que precisava ser contada”. Mais um pouco foi acrescentado na minha auto visão como brasileiro e no meu entendimento de como a história se desdobrou, de fato, fora dos livros escolares.

Como todo filme deve ser, fui levado para uma breve viagem que nos apresenta os irmãos Villas-
Boas: Cláudio, Orlando e Leonardo. O desejo de ação e aventura ao entrarem para a expedição de
exploração do interior do país acabou por levá-los a uma dura vida, emaranhada por intrigas políticas e abnegação em favor dos índios, mas que acabou por culminar em uma vitória irrevogável: a criação do Parque Nacional do Xingu.

Cao Hamburguer (O ano em que meus pais saíram de férias) percebeu esse peso dramático,

importante para a história, ao afastar as suas lentes de um possível filme-documentário. Sua câmera procura as expressões, os sentimentos. Xingu é um filme sobre pessoas, sobre histórias que se
entrelaçam e ajudam juntas a contar a história do nosso país. [...]

A produção como um todo agrada. E muito. As locações, fotografia, trilha... Tudo parece cooperar para que a bela história seja contada. [...] Muitas armadilhas foram evitadas, e uma história que se estende por anos foi contada com uma concisão ímpar.

Enfim, é um filme que vale a pena ser conferido. [...]

Disponível em: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/802809 Acesso: 15 jun de 2020.

2 —  O texto lido acima é:

a)  (      )  um editorial

b)  (      )  uma resenha

c)  (      ) uma crônica

d)  (      ) um artigo de opinião

 

3 —  A voz do autor do texto se faz explicitamente presente na frase:

a)  (      )  “Ao sair da sala de cinema, a primeira coisa que me veio à mente foi […]”

b)  (      )  “Sua câmera procura as expressões, os sentimentos.”

c)  (      )  “Xingu é um filme sobre pessoas, sobre histórias que se entrelaçam [...]”

d)  (      )  “Muitas armadilhas foram evitadas [...]”

 

4 —  No segundo período do texto, o autor:

a)  (      ) compara o filme “Xingu” com outros.

b)  (      ) conta a história do filme “Xingu”.

d)  (      ) avalia o filme “Xingu”.

d)  (      ) explica a criação do Parque Nacional do Xingu.

 

5 —  No segmento “[...] mas que acabou por culminar em uma vitória irrevogável [...]”, a conjunção

“mas” introduz:

a)  (      ) a causa de um fato.

b)  (      ) a finalidade de um fato


 

c)                                  (      ) a consequência de um fato.

d)                                  (      ) a compensação de um fato.

 

6 —  No trecho “A produção como um todo agrada. E muito.”, o termo “muito” exprime:

a)                                  (      ) comparação

b)                                  (      ) modo

c)                                  (      ) intensidade

d)                                  (      ) tempo

 

7 —   O adjetivo “bela” caracteriza:

a)                                  (      ) a produção do filme.

b)                                  (      ) a fotografia do filme.

c)                                  (      ) a trilha do filme.

d)                                  (      ) a história do filme.

 

8 —  Na passagem “Enfim, é um filme que vale a pena ser conferido.”, pode-se inferir que o autor

busca:

a)                                  (      ) informar o leitor.

b)                                  (      ) instruir o leitor.

c)                                  (      ) entreter o leitor.

d)                                  (      ) convencer o leitor.

9 —   Identifique os referentes dos termos sublinhados a seguir:

a) “[...] acabou por levá-los a uma dura vida [...]”

 

b) “[...] ao afastar as suas lentes de um possível filme-documentário.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário