9ºANO /SEMANA 5

CORREÇÃO ATIVIDADES

AULA 3 ORTOGRAFIA USO X/ CH

Assinale, em cada questão, a única palavra  escrita   de forma errada e corrija-a.

1.a) atarraxar b) bexiga c) cachumba d) coaxar e) encaixe. CAXUMBA

2. a) engraxar b) enchada c) enxame d) enxoval e) enxurrada. ENXADA

3. a) esdrúxulo b) fachina c) laxante d) maxixe e) mexerico. FAXINA

4. a) mexilhão b) mixórdia c) tachativo d) xale e) xampu. TAXATIVO

 5. a) xarope b) xícara c) apetrexo d) bochecha e) bombacha. APETRECHO

6. a) caximbo b) capuchinho c) chafariz d) chimarrão e) chiste. CACHIMBO

7. a) xuxu b) cochicho c) colcha d) colchão e) concha. CHUCHU

8. a) comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar e) faxada. FACHADA

9. a) faixa b) fichário c) flecha d) penacho e) pexinxa. PECHINCHA

10. a) raxadura b) salsicha c) tacho d) tocha e) inchaço. RACHADURA

 15 de junho de 2020

                        CORREÇÃO AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1.Analise os seguintes versos:”O mesmo grito numa outra boca minha, uma só voz em mil vozes querendo paz...” Qual é a mensagem implícita nesses versos?

Que apesar de sermos diferentes, todos nós almejamos o mesmo, a paz.

 2.Na sua opinião somos um povo colorido? Por quê?

Sugestão: somos coloridos , porque somos um povo miscigenado formado a partir da mistura de diversos grupos humanos como os portugueses, os índios e os africanos.

 3.No verso :”Nos dividiram em números e outras rixas”. Explique o que o eu lírico quis dizer com essa afirmação?

Como somos divididos em números? O eu lírico afirma que nossa sociedade é dividida em cor, nível social, nível de escolaridade, etc. Em números podemos considerar a posição que uma pessoa ocupa numa escala de privilégios. Exemplo: uma mulher que desempenha a mesma função de um homem em um trabalho, mas seu salário é bem menor.

4.Quem foi Salvador Dalí? Por que, provavelmente, ele foi mencionado na canção? Pesquise. Salvador Dalí foi um pintor catalão, muito importante conhecido por seu trabalho surrealista. Seus quadros chamavam a atenção por apresentar combinações bizarras como nos sonhos. Ele era muito conhecido por fazer coisas extravagantes para chamar a atenção, o que incomodava os críticos da época. Talvez ele foi mencionado na canção para que a sociedade tenha a mesma coragem que ele teve e passe a lutar pelos seus direitos sem se preocupar com o que a minoria vai dizer.

 5.Analise o verso a seguir:” Tentaram nos tirar a essência da essência daquilo que é essencial...” Para você o que é essencial para que uma sociedade seja justa?

Sugestão:Que todos tenham os mesmos direitos na saúde, na educação, etc. Que não haja desigualdades sociais, preconceitos, injustiças, intolerâncias e, que todos os direitos sejam respeitados.

6.Você acha que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes? Comente.

Sugestão: Hoje somos tolerantes e, muitos aceitam as diferentes formas de viver, de sentir, de pensar e de amar. Os jovens hoje pensam e vivem em harmonia com essas diferenças. Por isso podemos dizer que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes, porque podemos compartilhar, acolher, trocar, respeitar e principalmente amar uns aos outros sem discriminar esse ou aquele por causa do seu nível social ou por causa da cor de sua pele

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AULA 2 USO DE PREPOSIÇÕES

Questão 1 – Assinale o propósito do texto acima:

a) debater um tema.

b) dar uma informação.

 c) defender uma opinião.

d) contar uma história.

Questão 2 – O narrador expõe uma opinião sobre um fato em:

 a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena [...]”

 b) “A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite [...]”

 c) “Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava.”

d) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce.”

Questão 3 – No segmento “Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.”, os termos sublinhados têm como referente:

 “a vaca”.

Questão 4 – Observe: “Bezerro sem mãe” Identifique:

a) O termo principal: “Bezerro”.

 b) O termo dependente: “mãe”.

 c) A preposição que une os termos: “sem”.

d) A relação de sentido estabelecida pela preposição: ausência/falta.

Questão 5 – No trecho “E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.”, preposição “de” exprime a relação de:

 a) posse

 b) causa

c) origem

d) modo

Questão 6 – A preposição “de” forma uma locução adverbial na frase:

a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena [...]”

 b) “[...] com os peitos cheios de leite [...]”

c) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro [...]”

 d) “[...] como filho e mãe de verdade.”

Questão 7 – “Foi numa fazenda de gado [...]”. A palavra “numa” é resultado da contração:

a) da preposição “de” com o artigo “uma”.

 b) da preposição “para” com o artigo “uma”.

 c) da preposição “em” com o artigo “uma”.

 d) da preposição “por” com o artigo “uma”.

Questão 8 – Assinale a passagem do texto em que preposição sublinhada expressa a relação de finalidade:

a) “Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro.”

b) “[...] sem filho para mamar.”

 c) “[...] e o empurrava para longe.”

 d) “E por três dias foi aquela mascarada.”

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AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Kell Smith

O mesmo grito numa outra boca minha
Uma só voz em mil vozes querendo paz
Nos dividiram em números e outras rixas
Dados fadados ao tanto faz

Tentaram nos tirar a essência
da essência daquilo que é essencial
Que o que nos difere é exatamente aquilo que torna igual
E mesmo que soe clichê falar de amor é fundamental
E cada cultura tua cor tornando real

Coloridos feitos de luz
A diferença  é o que nos traduz

Todas as tribos, ritmos e o mesmo objetivo
nos tornando íntimos
Porque a falta de cor nos tirou os estímulos
e o que nos representa paz é um arco-íris nítido
Até tentei dizer de forma branda
Mas falta consciência negra
Falta consciência humana
Não somos gente, somos gentes
Não aceitamos nossa história morrendo como indigentes
Qual é nosso papel? Colorir.
Seja você o lápis da revolução aqui
Socorro Salvador Dalí, salvador daqui
Queremos aquarela pra sentir.

https://www.vagalume.com.br/kell-smith/coloridos.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 1.Analise os seguintes versos:”O mesmo grito numa outra boca minha,

uma só voz em mil vozes querendo paz...” Qual é a mensagem implícita nesses versos?

 

 

2.Na sua opinião somos um povo colorido? Por quê?

 

 

3.No verso :”Nos dividiram em números e outras rixas”. Explique o que o eu lírico quis dizer com essa afirmação? Como somos divididos em números?

 

4.Quem foi Salvador Dalí? Por que, provavelmente, ele foi mencionado na canção? Pesquise.

 

5.Analise o verso a seguir:” Tentaram nos tirar a essência
da essência daquilo que é essencial...”
Para você o que é essencial para que uma sociedade seja justa?

 

6.Você acha que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes? Comente.

 

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15 de junho de 2020

AULA 2 GRAMÁTICA

USO DAS PREPOSIÇÕES

Assistam a vídeo aula :http://youtube.com/watch?v=HOWWx8ZIRic     

O que é uma preposição?

Preposições são palavras que estabelecem conexões com vários sentidos entre dois termos de uma oração. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura. 

As preposições relacionam dois termos: um antecedente e um consequente. Através de preposições, o segundo termo (termo consequente) explica o sentido do primeiro termo (termo antecedente).

Sinto dor de barriga.
termo antecedente: dor 
preposição: de
termo consequente: barriga

Preposições essenciais

Preposições essenciais são palavras que funcionam puramente como preposição:

  • a; ante; após; até; com, contra; de;desde; em; entre; para;por; perante; sem;sob; sobre; trás.

Exemplos de uso de preposições essenciais

Quero uma coxinha de frango com catupiry. 
Eu espero por você em casa!
O meu muito obrigado a todos!

 

Leia:

Bezerro sem mãe

 

                  Foi numa fazenda de gado, no tempo do ano em que as vacas dão cria. Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro. Mas dois deles andavam tristes de dar pena: uma vaca que tinha perdido o seu bezerro e um bezerro que ficou sem mãe.

                  A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite, sem filho para mamar. E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.

                  Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava. Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.

                  Aí o vaqueiro se lembrou do couro do bezerro morto, que estava secando ao sol. Enrolou naquele couro o bezerrinho sem mãe e levou o bichinho disfarçado para junto da vaca sem filho.

                  Ora, foi uma beleza! A vaca deu uma lambida no couro, sentiu o cheiro do filho e deixou que o outro mamasse à vontade. E por três dias foi aquela mascarada. Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce. Lambeu o bezerrinho direto, como se dissesse: "Agora você já está adotado”.

                  E ficaram os dois no maior amor, como filho e mãe de verdade.

 

Rachel de Queiroz [et al.]. “Meninos, eu conto”. Rio de Janeiro: Record, 2002.

 

Questão 1 – Assinale o propósito do texto acima:

a) debater um tema.

b) dar uma informação.

c) defender uma opinião.

d) contar uma história.

 

Questão 2 – O narrador expõe uma opinião sobre um fato em:

a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena [...]”

b) “A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite [...]”

c) “Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava.”

d) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce.”

 

Questão 3 – No segmento “Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.”, os termos sublinhados têm como referente:

______________________________________________________________________________

 

Questão 4 – Observe:                                                                                                    

“Bezerro sem mãe”

Identifique:

a) O termo principal: _________________________                                                         

b) O termo dependente: ___________________________                                                      

c) A preposição que une os termos: ______________________________                                  

d) A relação de sentido estabelecida pela preposição: _______________________________

 

Questão 5 – No trecho “E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.”,  preposição “de” exprime a relação de:

a) posse

b) causa

c) origem

d) modo

 

Questão 6 – A preposição “de” forma uma locução adverbial na frase:

a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena [...]”

b) “[...] com os peitos cheios de leite [...]”

c) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro [...]”

d) “[...] como filho e mãe de verdade.”

 

Questão 7 – “Foi numa fazenda de gado [...]”. A palavra “numa” é resultado da contração:

a) da preposição “de” com o artigo “uma”.

b) da preposição “para” com o artigo “uma”.

c) da preposição “em” com o artigo “uma”.

d) da preposição “por” com o artigo “uma”.

 

Questão 8 – Assinale a passagem do texto em que preposição sublinhada expressa a relação de finalidade:

a) “Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro.”

b) “[...] sem filho para mamar.”

c) “[...] e o empurrava para longe.”

d) “E por três dias foi aquela mascarada.”

 

17 de junho de 2020

 

AULA 3 ORTOGRAFIA

 Assistam a vídeo aula : https://www.youtube.com/watch?v=ducdinLgHjc

Emprego de X e Ch

Emprega-se o  X:

1) Após um ditongo.

Exemplos: caixa, frouxo, peixe

Exceção: recauchutar e seus derivados

2) Após a sílaba inicial "en".

Exemplos: enxame, enxada, enxaqueca

Exceção: palavras iniciadas por "ch" que recebem o prefixo "en-"

Exemplos: encharcar (de charco), enchiqueirar (de chiqueiro), encher e seus derivados (enchente, enchimento, preencher...)

3) Após a sílaba inicial "me-".

Exemplos: mexer, mexerica, mexicano, mexilhão

Exceção: mecha

4) Em vocábulos de origem indígena ou africana e nas palavras inglesas aportuguesadas.

Exemplos: abacaxi, xavante, orixá, xará, xerife, xampu

5) Nas seguintes palavras:

bexiga, bruxa, coaxar, faxina, graxa, lagartixa, lixa, lixo, puxar, rixa, oxalá, praxe, roxo, vexame, xadrez, xarope, xaxim, xícara, xale, xingar, etc.

Emprega-se o dígrafo Ch:

1) Nos seguintes vocábulos:

bochecha, bucha, cachimbo, chalé, charque, chimarrão, chuchu, chute, cochilo, debochar, fachada, fantoche, ficha, flecha, mochila, pechincha, salsicha, tchau, etc.

 

 

Assinale, em cada questão, a única palavra  escrita   de forma errada e corrija-a.

1.a) atarraxar b) bexiga c) cachumba d) coaxar e) encaixe.

2. a) engraxar b) enchada c) enxame d) enxoval e) enxurrada.

3. a) esdrúxulo b) fachina c) laxante d) maxixe e) mexerico.

4. a) mexilhão b) mixórdia c) tachativo d) xale e) xampu.

 5. a) xarope b) xícara c) apetrexo d) bochecha e) bombacha.

6. a) caximbo b) capuchinho c) chafariz d) chimarrão e) chiste.

7. a) xuxu b) cochicho c) colcha d) colchão e) concha.

8. a) comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar e) faxada.

9. a) faixa b) fichário c) flecha d) penacho e) pexinxa.

10. a) raxadura b) salsicha c) tacho d) tocha e) inchaço.

17 de junho de 2020

AULA 4  PRODUÇÃO DE TEXTO

2 -Como reduzir o número de jovens vítimas de violência? Vários jovens morrem no País vítimas da violência doméstica e das ruas. O que o poder público e a sociedade devem fazer para reduzir esta triste estatística?

(Mínimo 20 linhas)


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