CORREÇÃO ATIVIDADES
AULA 3 ORTOGRAFIA USO X/ CH
Assinale, em cada
questão, a única palavra escrita de forma errada e corrija-a.
1.a)
atarraxar b) bexiga c) cachumba
d) coaxar e) encaixe. CAXUMBA
2. a)
engraxar b) enchada
c) enxame d) enxoval e) enxurrada. ENXADA
3. a)
esdrúxulo b) fachina
c) laxante d) maxixe e) mexerico. FAXINA
4. a)
mexilhão b) mixórdia c) tachativo
d) xale e) xampu. TAXATIVO
5. a) xarope b) xícara c) apetrexo d) bochecha e)
bombacha. APETRECHO
6. a) caximbo b) capuchinho c)
chafariz d) chimarrão e) chiste. CACHIMBO
7. a) xuxu b) cochicho c)
colcha d) colchão e) concha. CHUCHU
8. a)
comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar e) faxada. FACHADA
9. a) faixa
b) fichário c) flecha d) penacho e) pexinxa. PECHINCHA
10. a) raxadura b) salsicha c)
tacho d) tocha e) inchaço. RACHADURA
15 de junho de 2020
CORREÇÃO AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1.Analise os seguintes versos:”O mesmo grito numa outra boca
minha, uma só voz em mil vozes querendo paz...” Qual é a mensagem implícita
nesses versos?
Que apesar de sermos diferentes, todos nós
almejamos o mesmo, a paz.
2.Na sua opinião somos
um povo colorido? Por quê?
Sugestão: somos coloridos , porque somos um povo
miscigenado formado a partir da mistura de diversos grupos humanos como os
portugueses, os índios e os africanos.
3.No verso :”Nos
dividiram em números e outras rixas”. Explique o que o eu lírico quis dizer com
essa afirmação?
Como somos divididos em números? O eu lírico afirma
que nossa sociedade é dividida em cor, nível social, nível de escolaridade,
etc. Em números podemos considerar a posição que uma pessoa ocupa numa escala
de privilégios. Exemplo: uma mulher que desempenha a mesma função de um homem
em um trabalho, mas seu salário é bem menor.
4.Quem foi Salvador Dalí? Por que, provavelmente, ele foi
mencionado na canção? Pesquise. Salvador Dalí foi um pintor
catalão, muito importante conhecido por seu trabalho surrealista. Seus quadros
chamavam a atenção por apresentar combinações bizarras como nos sonhos. Ele era
muito conhecido por fazer coisas extravagantes para chamar a atenção, o que
incomodava os críticos da época. Talvez ele foi mencionado na canção para que a
sociedade tenha a mesma coragem que ele teve e passe a lutar pelos seus
direitos sem se preocupar com o que a minoria vai dizer.
5.Analise o verso a
seguir:” Tentaram nos tirar a essência da essência daquilo que é essencial...”
Para você o que é essencial para que uma sociedade seja justa?
Sugestão:Que todos tenham os mesmos direitos na
saúde, na educação, etc. Que não haja desigualdades sociais, preconceitos,
injustiças, intolerâncias e, que todos os direitos sejam respeitados.
6.Você acha que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes?
Comente.
Sugestão: Hoje somos tolerantes e, muitos aceitam
as diferentes formas de viver, de sentir, de pensar e de amar. Os jovens hoje
pensam e vivem em harmonia com essas diferenças. Por isso podemos dizer que
somos todos iguais, mesmo sendo diferentes, porque podemos compartilhar,
acolher, trocar, respeitar e principalmente amar uns aos outros sem discriminar
esse ou aquele por causa do seu nível social ou por causa da cor de sua pele
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AULA 2 USO DE PREPOSIÇÕES
Questão 1 – Assinale o propósito do texto acima:
a) debater um tema.
b) dar uma informação.
c) defender uma
opinião.
d) contar uma história.
Questão 2 – O narrador expõe uma opinião sobre um fato em:
a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena [...]”
b) “A vaquinha até
parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite [...]”
c) “Não adiantava
juntar os dois, porque a vaca não aceitava.”
d) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no
couro e puxou fora o disfarce.”
Questão 3 – No segmento “Ela sentia pelo cheiro que o
bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.”, os termos
sublinhados têm como referente:
“a vaca”.
Questão 4 – Observe: “Bezerro sem mãe” Identifique:
a) O termo principal: “Bezerro”.
b) O termo dependente:
“mãe”.
c) A preposição que
une os termos: “sem”.
d) A relação de sentido estabelecida pela preposição: ausência/falta.
Questão 5 – No trecho “E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de
fome e abandonado.”, preposição “de” exprime a relação de:
a) posse
b) causa
c) origem
d) modo
Questão 6 – A preposição “de” forma uma locução adverbial na
frase:
a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena [...]”
b) “[...] com os
peitos cheios de leite [...]”
c) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o
focinho no couro [...]”
d) “[...] como filho e
mãe de verdade.”
Questão 7 – “Foi numa fazenda de gado [...]”. A palavra
“numa” é resultado da contração:
a) da preposição “de” com o artigo “uma”.
b) da preposição
“para” com o artigo “uma”.
c) da
preposição “em” com o artigo “uma”.
d) da preposição “por”
com o artigo “uma”.
Questão 8 – Assinale a passagem do texto em que preposição
sublinhada expressa a relação de finalidade:
a) “Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro.”
b) “[...] sem filho para mamar.”
c) “[...] e o
empurrava para longe.”
d) “E por três dias
foi aquela mascarada.”
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AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Kell Smith O mesmo grito
numa outra boca minha https://www.vagalume.com.br/kell-smith/coloridos.html |
uma só voz em mil vozes querendo paz...” Qual é a mensagem implícita nesses
versos?
2.Na sua opinião somos um povo colorido? Por quê?
3.No verso :”Nos
dividiram em números e outras rixas”. Explique o que o eu lírico
quis dizer com essa afirmação? Como somos divididos em números?
4.Quem foi Salvador Dalí? Por que, provavelmente, ele foi mencionado na
canção? Pesquise.
5.Analise o verso a
seguir:” Tentaram nos tirar a essência
da essência daquilo que é essencial...” Para você o que é essencial para que uma
sociedade seja justa?
6.Você acha que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes?
Comente.
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15 de junho de 2020
AULA 2 GRAMÁTICA
USO DAS PREPOSIÇÕES
Assistam a vídeo aula :http://youtube.com/watch?v=HOWWx8ZIRic
O que é
uma preposição?
Preposições
são palavras que estabelecem conexões com vários sentidos entre dois termos de
uma oração. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos,
conferindo-lhes coesão e estrutura.
As
preposições relacionam dois termos: um antecedente e um consequente. Através de
preposições, o segundo termo (termo consequente) explica o sentido do primeiro
termo (termo antecedente).
Sinto dor de
barriga.
termo antecedente:
dor
preposição:
de
termo consequente:
barriga
Preposições essenciais
Preposições
essenciais são palavras que funcionam puramente como preposição:
- a; ante; após; até; com, contra; de;desde; em; entre; para;por; perante;
sem;sob; sobre; trás.
Exemplos de uso de preposições essenciais
Quero uma
coxinha de frango com catupiry.
Eu espero por você em casa!
O meu muito obrigado a todos!
Leia:
Bezerro sem mãe
Foi
numa fazenda de gado, no tempo do ano em que as vacas dão cria. Cada vaca toda
satisfeita com o seu bezerro. Mas dois deles andavam tristes de dar pena: uma
vaca que tinha perdido o seu bezerro e um bezerro que ficou sem mãe.
A
vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite, sem filho
para mamar. E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.
Não
adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava. Ela sentia pelo cheiro
que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.
Aí
o vaqueiro se lembrou do couro do bezerro morto, que estava secando ao sol.
Enrolou naquele couro o bezerrinho sem mãe e levou o bichinho disfarçado para
junto da vaca sem filho.
Ora,
foi uma beleza! A vaca deu uma lambida no couro, sentiu o cheiro do filho e
deixou que o outro mamasse à vontade. E por três dias foi aquela mascarada. Mas
no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o
disfarce. Lambeu o bezerrinho direto, como se dissesse: "Agora você já
está adotado”.
E
ficaram os dois no maior amor, como filho e mãe de verdade.
Rachel de Queiroz [et al.].
“Meninos, eu conto”. Rio de Janeiro: Record, 2002.
Questão 1 – Assinale
o propósito do texto acima:
a) debater um tema.
b) dar uma informação.
c) defender uma opinião.
d) contar uma história.
Questão 2 –
O narrador expõe uma opinião sobre um fato em:
a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena [...]”
b) “A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite
[...]”
c) “Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava.”
d) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e
puxou fora o disfarce.”
Questão
3 – No segmento “Ela sentia pelo cheiro que o
bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.”, os
termos sublinhados têm como referente:
______________________________________________________________________________
Questão
4 – Observe:
“Bezerro sem mãe”
Identifique:
a) O termo principal:
_________________________
b) O termo dependente:
___________________________
c) A preposição que une os termos: ______________________________
d) A relação de sentido estabelecida pela
preposição: _______________________________
Questão
5 – No trecho “E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de
fome e abandonado.”, preposição “de”
exprime a relação de:
a) posse
b) causa
c) origem
d) modo
Questão
6 – A preposição “de” forma uma locução adverbial na
frase:
a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena
[...]”
b) “[...] com os peitos cheios de leite [...]”
c) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o
focinho no couro [...]”
d) “[...] como filho e mãe de verdade.”
Questão
7 – “Foi numa fazenda de gado [...]”. A palavra “numa”
é resultado da contração:
a) da preposição “de” com o artigo “uma”.
b) da preposição “para” com o artigo “uma”.
c) da preposição “em” com o artigo “uma”.
d) da preposição “por” com o artigo “uma”.
Questão
8 – Assinale a passagem do texto em que preposição
sublinhada expressa a relação de finalidade:
a) “Cada vaca toda satisfeita com o seu
bezerro.”
b) “[...] sem filho para mamar.”
c) “[...] e o empurrava para longe.”
d) “E por três dias
foi aquela mascarada.”
17 de junho de 2020
AULA 3 ORTOGRAFIA
Assistam a vídeo aula : https://www.youtube.com/watch?v=ducdinLgHjc
Emprego de X e Ch
Emprega-se
o X:
1) Após um ditongo.
Exemplos: caixa, frouxo, peixe
Exceção: recauchutar e seus
derivados
2) Após a sílaba inicial "en".
Exemplos: enxame, enxada, enxaqueca
Exceção: palavras iniciadas por "ch" que recebem o
prefixo "en-"
Exemplos: encharcar (de
charco), enchiqueirar (de chiqueiro), encher e seus derivados (enchente,
enchimento, preencher...)
3) Após a sílaba inicial "me-".
Exemplos: mexer, mexerica, mexicano, mexilhão
Exceção: mecha
4) Em vocábulos de origem indígena ou
africana e nas palavras inglesas aportuguesadas.
Exemplos: abacaxi, xavante, orixá, xará, xerife, xampu
5) Nas seguintes palavras:
bexiga, bruxa, coaxar, faxina, graxa, lagartixa, lixa, lixo, puxar, rixa, oxalá, praxe, roxo, vexame, xadrez, xarope, xaxim, xícara, xale, xingar, etc.
Emprega-se
o dígrafo Ch:
1) Nos seguintes vocábulos:
bochecha, bucha, cachimbo, chalé, charque, chimarrão, chuchu, chute, cochilo, debochar, fachada, fantoche, ficha, flecha, mochila, pechincha, salsicha, tchau, etc.
Assinale, em cada questão, a única palavra escrita
de forma errada e corrija-a.
1.a) atarraxar b) bexiga c) cachumba d) coaxar e)
encaixe.
2. a) engraxar b) enchada c) enxame d) enxoval e)
enxurrada.
3. a) esdrúxulo b) fachina c) laxante d) maxixe e)
mexerico.
4. a) mexilhão b) mixórdia c) tachativo d) xale e)
xampu.
5. a) xarope
b) xícara c) apetrexo d) bochecha e) bombacha.
6. a) caximbo b) capuchinho c) chafariz d)
chimarrão e) chiste.
7. a) xuxu b) cochicho c) colcha d) colchão e)
concha.
8. a) comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar
e) faxada.
9. a) faixa b) fichário c) flecha d) penacho e)
pexinxa.
10. a) raxadura b) salsicha
c) tacho d) tocha e) inchaço.
17 de junho de 2020
AULA
4 PRODUÇÃO DE TEXTO
2
-Como reduzir o número de jovens vítimas de violência? Vários jovens morrem no País
vítimas da violência doméstica e das ruas. O que o poder público e a sociedade
devem fazer para reduzir esta triste estatística?
(Mínimo
20 linhas)
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