8ºANO /SEMANA 7

         Correção  aula sobre adjetivos      06/07/2020

ASSISTA A CORREÇÃO : https://youtu.be/uE-8QfO7pow

1.Agora complete as frases abaixo com o substantivo que deriva do adjetivo indicado entre parênteses.

a.Maria não conseguia esconder a sua tristeza ao ler a carta de despedida.(triste)

b.O frio era tanto que todos estavam sentindo moleza.(mole)

c.A médica disse que a fraqueza da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco) d.Gentileza gera gentileza.(gentil)

e.A maior riqueza da menina era sua boneca de porcelana.(rico)

f.Não terminei a limpeza que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo) g.Perla tinha uma delicadeza infinita.(delicado)

h.”És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa riqueza”.(rico) i.Pedro, não confunda esperteza com malandragem. (esperto)

k.Quero ter a certeza que vocês não chegarão tarde novamente.(certo) l.Nem adianta vir com essa braveza menina.(bravo)

m.Muitas pessoas vivem no nível abaixo da pobreza no Brasil.(pobre)

n.O homem possui uma grandeza interior. ( grande) 

Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:

a.Aquele que vive e trabalha no campo é o camponês e a mulher é a camponesa.

b.O inglês é atualmente, uma das línguas mais faladas no mundo. c.Todo príncipe tem sua princesa.

d.A mulher do marquês é a marquesa.

e.O homem que mora na China é chinês e a mulher é chinesa.


3.Circule na letra do poema “Pensamento surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.

Pensamento surpreendente

 Quando eu nasci, era Preto; quando cresci era Preto;

Quando pego sol, fico Preto Quando sinto frio, continuo Preto;

Quando estou assustado, também fico Preto; Quando estou doente, Preto:

E,quando eu morrer, continuarei Preto!

E, você, cara Branco; Quando nasce, você é Rosa;

Quando cresce, você é Branco; Quando você pega sol, fica Vermelho; Quando sente frio, você fica Roxo; Quando você se assusta fica Amarelo; Quando está doente, fica Verde;

Quando você morrer, você ficará Cinzento.

4.Circule as locuções adjetivas empregadas nas frases abaixo: a.Adoro ouvir histórias de lobisomem.

b.Vivemos em uma cidade do interior.

c.Nunca gostei de sabonete sem cheiro. d.Era igual coceira de bicho-de-pé.

e.Andei tanto que gastei a sola do sapato.

f.As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.

5.Analise as palavras abaixo, em seguida, pinte de amarelo os quadradinhos dos adjetivos e de azul os quadradinhos das locuções adjetivas.

Adjetivos: pautado, caro,leve, colorido,barato

Locuções Adjetivas:de couro,sem pautas,com capa,de anotações,de capa dura,

6.Observe as imagens abaixo, após escreva 4 (quatro)qualidades para cada uma delas. 

Esperto                                              Amigos

Atento                                                Companheiros

Bonito                                                Bondosos

Inteligente                                        Alegres       

  AULA 2                          01/07/2020

Assistam o video:

 https://www.youtube.com/watch?v=fliOn5OVy4Q

                                       ADJETIVOS  

1.Observe:

Terminação em –eza: substantivo abstrato derivado de adjetivo: belo       beleza.

                                                                                                                                         adjetivo  a.Maria não conseguia esconder a sua _______ao ler a carta de despedida.(triste)

b.O frio era tanto que todos estavam sentindo _______.(mole)

c.A médica disse que a _______ da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco)

d. _______ gera _______.(gentil)

e.A maior _______ da menina era sua boneca de porcelana.(rico)

f.Não terminei a _______ que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo)

g.Perla tinha uma _______ infinita.(delicado)

h.”És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa _______”.(rico)

i.Pedro, não confunda _______ com malandragem. (esperto)

k.Quero ter a _______ que vocês não chegarão tarde novamente.(certo)

l.Nem adianta vir com essa _______ menina.(bravo)

m.Muitas pessoas vivem no nível abaixo da _______ no Brasil.(pobre)

n.O homem possui uma _______ interior. ( grande)

2. Observe:

Terminação em –ês: acréscimo de  -a para o feminino. Japonês     japonesa                  

      Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:

a.Aquele que vive e trabalha no campo é o _______ e a mulher é a __________.

b.O _______ é atualmente, uma das línguas mais faladas no mundo.

c.Todo príncipe tem sua _______.

d.A mulher do marquês é a _________.

e.O homem que mora na China é_______ e a mulher é________.

3.Circule na letra do poema “Pensamento surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.

Pensamento surpreendente

Q

 

uando eu nasci, era Preto;

quando cresci era Preto;

Quando pego sol, fico Preto

Quando sinto frio, continuo Preto;

Quando estou assustado, também fico Preto;

Quando estou doente, Preto:

E,quando eu morrer, continuarei Preto!

 

E, você, cara Branco;

Quando nasce, você é Rosa;

Quando cresce, você é Branco;

Quando você pega sol, fica Vermelho;

Quando sente frio, você fica Roxo;

Quando você se assusta fica Amarelo;

Quando está doente, fica Verde;

Quando você morrer, você ficará Cinzento.

 

E você vem me chamar de Homem de Cor??!

Para ler e reler-Instituto Alfa e Beto,2007,pág.16- Escrito por uma criança africana.

Locução adjetiva:

Ocorre uma locução adjetiva quando o substantivo está acompanhando por uma expressão que desempenha o mesmo papel do adjetivo. Essas locuções sempre são acompanhadas por preposições: de,da,sem,do, sem, etc.

Ex: toalha de banho.

4.Circule as locuções adjetivas empregadas nas frases abaixo:

a.Adoro ouvir histórias de lobisomem.

b.Vivemos em uma cidade do interior.

c.Nunca gostei de sabonete sem cheiro.

d.Era igual coceira de bicho-de-pé.

e.Andei tanto que gastei  a sola do sapato

f.As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.

5.Analise as palavras abaixo, em seguida, pinte de amarelo os quadradinhos dos adjetivos e de azul os quadradinhos das locuções adjetivas.

Atividade de português: Adjetivo - 6º ano



6.Observe as imagens abaixo, após escreva 4 (quatro)qualidades para cada uma delas. 

Atividade de português: Adjetivo - 6º ano



 CORREÇÃO DA AULA 1

Questão 1 – Identifique o meio mais eficiente de combate à dengue:

(     ) a aplicação de inseticidas.

(     ) o uso de raquetes elétricas.

(  X   ) a eliminação dos criadouros dos mosquitos.

Questão 2 – No trecho “[...] dificilmente conseguem atingi-los.”, o vocábulo “los” retoma:

(     ) “Os carros chamados ‘fumacês’”.

(     ) “inseticidas”.

(   X  ) “os mosquitos adultos”.

Questão 3 – No segmento “[...] é uma tarefa muito difícil.”, “muito” desempenha o papel de:

(     ) explicar.

(  X   ) intensificar.

(     ) complementar. 


AULA 1    APOSTILA P.2       29/06/2020
Leia com atenção o texto abaixo:
O que posso fazer para evitar a dengue?
Não existe vacina contra a dengue. Os carros chamados “fumacês”, que passam pelas ruas
espalhando inseticidas, não são indicados. Eles apenas matam os mosquitos adultos e na
verdade, dificilmente conseguem atingi-los. Outros métodos, como inseticidas de tomada, em
aerossol ou raquetes elétricas também prometem acabar com o transmissor da doença. Mas
nenhum deles consegue ser eficiente o bastante. Eliminar os numerosos mosquitos é uma
tarefa muito difícil.
Por isso, a melhor forma de combater a dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos, locais
onde eles colocam os ovos e se reproduzem. O Aedes aegypti não deixa seus ovos em qualquer
lugar: a fêmea deposita os ovos em partes úmidas de vários recipientes que acumulam água
limpa. Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas.
Você imagina onde podem estar esses recipientes? Acredite, eles estão muito próximos
de você...
O mosquito transmissor da dengue vive dentro mesmo de nossos lares, escondido sob cadeiras,
mesas, armários etc. Dessa forma, os locais que eles utilizam para colocarem seus ovos também
fazem parte de nossas casas: são caixas d’água, barris, pratinhos de vasos de plantas, potes,
tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados... Tudo muito perto da gente. É por
isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.
Denise Moraes. Fragmento do texto: “Dengue é o fim da picada”.

Disponível em:  <http://www.invivo.fiocruz.br Acesso: 16 jun de 2020.
2 — Identifique o meio mais eficiente de combate à dengue:
( ) a aplicação de inseticidas.
( ) o uso de raquetes elétricas.
( ) a eliminação dos criadouros dos mosquitos.

3 — No trecho “[...] dificilmente conseguem atingi-los.”, o vocábulo “los” retoma:
( ) “Os carros chamados ‘fumacês’”.
( ) “inseticidas”.
( ) “os mosquitos adultos”.

4 — No segmento “[...] é uma tarefa muito difícil.”, “muito” desempenha o papel de:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário