AULAS 7º1 INT

                                            4ª SEMANA
10/06/2020

RESPOSTAS SEMANA 4

Leia a notícia  e complete:

 MANCHETE:

           Beyoncé, Oprah Winfrey, Rihanna, Taylor Swift, Lady Gaga e outros artistas se manifestaram pedindo justiça após a morte que causou protestos em diversas cidades dos EUA.

 

SUBTÍTULO:

Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd

 

 

PRODUZIDO POR:

 Por G1   31/05/2020 16h16  Atualizado há 6 dias

 

LIDE: (Quem? /Quando? /Onde? /Por que? /Como?)

Diversos artistas pediram justiça após a morte de George Floyd e homenagearam o ex-segurança morto nos EUA, em meio a protestos no país.

Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.

 

CORPO  DA   NOTÍCIA:

O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de abril

 

FECHAMENTO DA NOTÍCIA:

O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido na sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

 

Atividade 2 – Em qual pessoa o texto noticioso que você leu foi escrito?

Em 3ª pessoa, o narrador conta a notícia , a qual ela não faz parte.

 

Atividade 3 Nas notícias, os eventos não são narrados na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos (relatam-se, em primeiro lugar, os fatos considerados mais importantes; depois, narram-se os fatos menos importantes). Com qual o objetivo?

  A notícia não segue uma ordem cronológica, mas, sim, uma ordem de relevância dos fatos, e que a notícia procura ser um texto imparcial. Para isso, vale-se de recursos linguísticos que produzem o efeito de sentido de neutralidade (relato em terceira pessoa, declarações das pessoas envolvidas nos fatos, predominância de substantivos e ausência - ou uso raro - de adjetivos).





08/06/2020
CORREÇÃO ATIVIDADES:

Após a leitura, responda os elementos estruturais que compõem o gênero notícia: 
1º) Que fato aconteceu? 
Altas temperaturas na cidade de Bataguassu e outras cidades de MS.
 2º) Com quem?
 Com a cidade de Bataguassu e cidades de MS. 
3º) Quando aconteceu?
 No dia 22 de fevereiro de 2017. 
4º) Onde aconteceu? 
Em Bataguassu MS. 
5º) Como aconteceu o fato? 
Devido ao calor de quase 40ºC a cidade entrou para o ranking das 10 cidades mais quentes do país. 
6º) Por que aconteceu? (causas do fato) 
Porque o calor estava muito intenso quase 40ºC.  

Com base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto noticiando um fato possível de ser retratado pela foto abaixo. 
Sua notícia deverá conter letras com fontes e tamanhos diferentes, principalmente no título. Não esqueça de empregar os elementos que compõem uma notícia. Após a sua produção responda: 
1º) Que fato aconteceu? Resposta pessoal
SUGESTÃO: A enchente provocou muito estrago e prejuízo.
2º) Quem são as pessoas envolvidas? Resposta pessoal
SUGESTÃO: Os moradores do bairro
 3º) Quando aconteceu? Resposta pessoal 
SUGESTÃO: Aconteceu em  05 de janeiro de 2020.
4º) Onde aconteceu? Resposta pessoal 
SUGESTÃO: Em um bairro  da periferia do Rio de Janeiro.
 5º) Como aconteceu o fato? Resposta pessoal 
SUGESTÃO: A grande quantidade de  chuva afetou um bairro .
6º) Por que aconteceu? (causas do fato)? Resposta pessoal
Devido  a falta de calçamento e saneamento básico adequado.

 ENCHENTE  NO RIO DE JANEIRO CAUSA SOFRIMENTO NOS MORADORES.

A enchente provocou muito estrago e prejuízo aos moradores do bairro,  no dia 05 de janeiro de 2020, em um bairro  da periferia do Rio de Janeiro, a  grande quantidade de  chuva afetou a população, devido  a  falta de calçamento e saneamento básico adequado.

Atividade da apostila SEMANA 3

 

SEMANA 3

ATIVIDADES

AGORA QUE VOCÊ SABE MAIS SOBRE O GÊNERO, RELEIA A NOTÍCIA E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES:


Atividade 1 Onde foi veiculada esta notícia? Pela manchete, podemos inferir a temática? Que
relevância ela tem nos dias de hoje?

 

Atividade 2 – Pensando na estrutura de uma notícia, a manchete foi bem elaborada a fim de causar impacto no leitor?

 

Atividade 3 - Há recursos multimodais na notícia mostrada? Se sim, quais?

 

Atividade 4 – De acordo com a notícia lida preencha o quadro abaixo:


ATIVIDADE PARA QUARTA-FEIRA 10/06/2020

SEMANA 4

Artistas homenageiam George Floyd e condenam racismo nos EUA; veja repercussão

 

Beyoncé, Oprah Winfrey, Rihanna, Taylor Swift, Lady Gaga e outros artistas se manifestaram pedindo justiça após a morte que causou protestos em diversas cidades dos EUA.

 

Por G1

31/05/2020 16h16  Atualizado há 6 dias

Diversos artistas pediram justiça após a morte de George Floyd e homenagearam o ex-segurança morto nos EUA, em meio a protestos no país.

Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.

·         Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd

O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de abril.

O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido na sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

 

 ASSISTA A NOTÍCIA:

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/05/31/artistas-homenageiam-george-floyd-e-condenam-racismo-nos-eua-veja-repercussao.ghtml

 

A ESCOLHA É SUA

Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.

Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.

Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis sérias e bem situadas como você.

Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.

Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.

Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, você é quem decide o tipo de Vida que quer levar.

Você pode viver o presente que a Vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou e que, portanto não há mais nada a fazer, ou a um futuro que ainda não veio e que, portanto não lhe permite fazer nada.

Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.

Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por conseqüência, melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.

Você pode celebrar a Vida e a Deus que o criou, ou celebrar a morte, aterrorizado com a idéia de pecado e punição.

Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer- se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.

Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender nada mais.

Você pode ser feliz com a Vida como ela é, ou passar o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.

A ESCOLHA É SUA.
E o importante, é que você sempre tem escolha.

Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai carregar o peso das escolhas que fizer.

 

AGORA É COM VOCÊ!!!

PRODUZA UM TEXTO OU UMA POESIA FALANDO DE SUAS ESCOLHAS. O TÍTULO É:

A ESCOLHA É SUA...


 

ATIVIDADES

 

Atividade 1 Leia  a  notícia acima   e responda

 Manchete:

Subtítulo:



Produzido por:


Lide: (Quem? /Quando? /Onde? /Por que? /Como?)


Corpo da Notícia:


 

Fechamento da Notícia:


 

Atividade 2 – Em qual pessoa o texto noticioso que você leu foi escrito?

 

 

Atividade 3 Nas notícias, os eventos não são narrados na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos (relatam-se, em primeiro lugar, os fatos considerados mais importan



ATIVIDADES SEMANA 3 (PET) 
VAMOS REALIZAR AS ATIVIDADES PARA QUARTA-F

PARA SABER MAIS!

 

A notícia é um dos principais tipos de textos jornalísticos existentes e tem como intenção informar acerca de determinada ocorrência. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação em geral, seja na televisão, em sites pela internet ou impresso em jornais ou revistas. Caracteriza-se por apresentar uma linguagem simples, clara, objetiva e precisa, pautando-se no relato de fatos que interessam ao público em geral.

 

A notícia online é um texto multimodal, isto é, constituído por elementos verbais (texto escrito) e não verbais (visuais) (imagens estáticas ou em movimento, gráficos, infográficos etc.).

 

Blocos hipertextuais (o hipertexto são os nós que ligam palavras, textos, imagens etc.) e hipermidiáticos (recursos audiovisuais, como os vídeos, por exemplo) que compõem a notícia online e possibilitam ao leitor mais flexibilidade e autonomia, já que ele pode escolher diferentes percursos de leitura, a fim de desenvolver uma melhor compreensão dos fatos noticiados.

 

Elementos constituintes do texto notícia:

 

Manchete ou título principal Geralmente é grafado de forma bastante evidente, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.

 

Título auxiliar (Linha fina) – Serve como um complemento do título principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.

 

Lide (lead) Corresponde ao primeiro parágrafo e nele são expostas as informações que mais despertam a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto. Busca responder às questões: Quem? Onde? O quê? Como? Quando? Por quê? Esta estratégia é bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo e pode levar informações rápidas e claras ao leitor.

 

Corpo da notícia Trata-se da informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância. As informações realmente necessárias para o entendimento dos fatos – tais como as personagens, o espaço e o tempo são priorizadas.

 

Outras informações com detalhes mais importantes vêm logo em seguida, como a causa do acontecimento, o desenrolar dos fatos e as consequências do mesmo. Tais informações já são mencionadas no lead, no entanto, elas são apresentadas novamente com mais detalhes. Em uma notícia, os eventos são apresentados pelo interesse na perspectiva de quem conta e pelo que o leitor pode considerar mais importante.


Veracidade dos fatos e impessoalidade

 

A notícia é um relato de uma série de fatos verídicos e não deve, de maneira alguma, apresentar informações incertas ou mentirosas. O texto deve ser o mais impessoal possível, contando com informações concretas que podem ser comprovadas através de entrevistas com testemunhas e/ou especialistas , fotos ou filmagens. Tais detalhes asseguram ao leitor a veracidade dos fatos.A linguagem jornalística deve prezar pela imparcialidade, neutralidade sobre aquilo que relata. Para alcançar o objetivo, há o privilégio do uso de terceira pessoa e dos verbos no modo indicativo, ausência de enunciados de opinião e não uso de adjetivos que possam dar impressão de subjetividade.A linguagem do jornal é, de preferência, coloquial, isto é, mais próxima à maneira como falamos. Isto ocorre intencionalmente, pois o objetivo é se aproximar e se adequar ao leitor, buscando uma comunicação mais eficiente.

 


AGORA QUE VOCÊ SABE MAIS SOBRE O GÊNERO, RELEIA A NOTÍCIA E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES:

 

Atividade 1 Onde foi veiculada esta notícia? Pela manchete, podemos inferir a temática? Que relevância ela tem nos dias de hoje?


Atividade 2 – Pensando na estrutura de uma notícia, a manchete foi bem elaborada a fim   de causar impacto no leitor?

Atividade 3 - Há recursos multimodais na notícia mostrada? Se sim, quais?                                                    

 Atividade 4 – De acordo com a notícia lida preencha o quadro abaixo

REALIZAR ATIVIDADES PARA QUARTA-FEIRA 10/06 
ATIVIDADES SEMANA 4

Artistas homenageiam George Floyd e condenam racismo nos EUA; veja repercussão

 

Beyoncé, Oprah Winfrey, Rihanna, Taylor Swift, Lady Gaga e outros artistas se manifestaram pedindo justiça após a morte que causou protestos em diversas cidades dos EUA.

 

Por G1

31/05/2020 16h16  Atualizado há 6 dias

Diversos artistas pediram justiça após a morte de George Floyd e homenagearam o ex-segurança morto nos EUA, em meio a protestos no país.

Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.

·         Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd

O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de abril.

O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido na sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

 

 ASSISTAM A NOTÍCIA:

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/05/31/artistas-homenageiam-george-floyd-e-condenam-racismo-nos-eua-veja-repercussao.ghtml

 

 

ATIVIDADES

 

Atividade 1 Leia  a  notícia acima   e responda

 Manchete:

Subtítulo:


Produzido por:


 

Lide: (Quem? /Quando? /Onde? /Por que? /Como?)


Corpo da Notícia:


 

Fechamento da Notícia:


 

Atividade 2 – Em qual pessoa o texto noticioso que você leu foi escrito?

 

 

Atividade 3 Nas notícias, os eventos não são narrados na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos (relatam-se, em primeiro lugar, os fatos considerados mais importantes; depois, narram-se os fatos menos importantes). Com qual o objetivo?



CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Atividade 4 – Agora é hora de produzir.

 

Produza uma notícia para um jornal online sobre a COVID-19, coronavírus, utilizando dados atualizados sobre a propagação da doença no Brasil.


Verifique      se      sua      notícia      possui      todos      os      elementos      do número 1.

 

BOM TRABALHO!

 

 

















































                                       3ª SEMANA
                                01/06/2020
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 3
PENSE BEM...
Você sabe a função do título da notícia? E qual outro nome é dado a ele?
A função do titulo da noticia é de apresentar a informação que vem a seguir. Ele também é chamado de manchete
Além do texto escrito, que outros elementos estão presentes na notícia que você acabou de ler?
A IMAGEM
 Que relações há entre o texto escrito e esses elementos não verbais?
 A imagem ( não-verbal) complementa o que a escrita informou e facilita o entendimento da escrita
O que acontece quando você clica nas partes do texto que estão em destaque (Negrito e sublinhado)? Para que servem essas partes em destaque?
Geralmente, aparecem quadros explicando o significado da palavra, de acordo com o tema da reportagem.Ou também pode acontecer da palavra , frase em negrito ou sublinhada nos levar a links referentes e explicativos ao tema da frase em negrito (ou sublinhada).
  
LEIA O TEXTO:
A PRODUÇÃO DE TEXTO FICOU PARECIDA COM ELE!!!!
A estranha passageira (Stanislaw Ponte Preta)
A estranha passageira
(Stanislaw Ponte Preta)


– O senhor sabe? É a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de vôo – e riu nervosinha, coitada.
Depois pediu que eu me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem. Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial que eu comprara no aeroporto, para me distrair na viagem. Suspirei e fiz o “bacana” respondendo que estava às suas ordens.
Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos, que segurava desajeitadamente. Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona e a arrumar todos aqueles pacotes. Depois não sabia como amarrar o cinto e eu tive que realizar essa operação em sua farta cintura.
Afinal estava ali pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. A coisa foi ficando ridícula.
– Para que esse saquinho aqui? – foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela estava no Rio e eu em São Paulo.
– É para a senhora usar em caso de necessidade – respondi baixinho.
Tenho certeza de que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela arregalou os olhos e exclamou:
– Uai... as necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro?
Alguns passageiros riram, outros – por fineza – fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira de primeira viagem. Mas ela era um azougue (embora com tantas carnes parecesse um açougue) e não parava de badalar. Olhava para trás, olhava para cima, mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.
O comandante já esquentara os motores e a aeronave estava parada, esperando ordens para ganhar a pista de decolagem. Percebi que minha vizinha de banco apertava os olhos e lia qualquer coisa. Logo veio a pergunta:
– Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só para ela?
Expliquei que emergência não era ninguém, a porta é que era de emergência, isto é, em caso de necessidade, saía-se por ela.
Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do “show”. Mesmo os que mais se divertiam com ele resolveram abrir os jornais, revistas ou se acomodarem para tirar uma pestana durante a viagem.
Foi quando madama deu o último vexame. Olhou pela janela (ela pedira para ficar do lado da janela para ver a paisagem) e gritou:
– Puxa vida!!!
Todos olharam para ela, inclusive eu. Madama apontou para a janela e disse:
– Olha lá embaixo.
Eu olhei. E ela acrescentou: – Como nós estamos voando alto, moço. Olha só... o pessoal lá embaixo até parece formiga.
Suspirei e lasquei:
– Minha senhora, aquilo são formigas mesmo. O avião ainda não levantou vôo.

Preta, Stanislaw Ponte. Garoto linha dura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975    


 PARA QUARTA FEIRA!!

Estudo do Texto
1)Qual o foco narrativo desse texto? 
2)Quais adjetivos são usados no texto, para caracterizar a estranha passageira?
 3)Por que a estranha passageira estava nervosa?
 4)Escreva com suas palavras como foi a entrada da estranha passageira no avião, descrita pelo narrador no 3º parágrafo. 
5)A mulher perguntou qual a finalidade do saquinho que o avião disponibiliza aos passageiros e o homem respondeu: “É para a senhora usar em caso de necessidade”.
a)De que forma a mulher entendeu essa fala? 
 b)O que o homem quis dizer com “caso de necessidade”? 
6)Que mancada a passageira deu com relação à saída de emergência? 
 7)Leia: “Foi quando madama deu o último vexame”. Qual foi o último vexame da estranha passageira?
 8) Substitua os termos sublinhados por sinônimos, reescrevendo as frases e fazendo as alterações necessárias.
a) “Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial.” 
b) “Para me distrair na viagem.”
 c) “Suspirei e fiz o bacana.”
 d) “Tive que realizar essa operação em sua farta cintura.”
e)” .. a zombar do meu embaraço ...” 
 f) “Aquela senhora me fazia perguntas aos berros.”
 g) “Fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira.”
h) “Caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.”
 i) “...para tirarem uma pestana durante a viagem.” 
j) “Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do show.”

9) “ É a primeira vez que viajo de avião.” Esta afirmação iria se comprovar durante toda a crônica, tais os “vexames” dados pela senhora. Assinale a frase que não demonstre um deles:
a) “Para que esse saquinho aí?”
b) “No avião não tem banheiro?”
c) “Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?”
d) “Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona...”
e) “...mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás...”

10) Por que a senhora pediu que o moço se sentasse ao seu lado?

 11) “ Suspirei e fiz de educado respondendo que estava às suas ordens”. Os suspiros demonstram nesta passagem:
a) conformação;    b) contrariedade;      c) arrependimento;     d) aborrecimento;       e) raiva.

12) “Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos... “. Com o verbo “sobraçar” o autor- narrador quer dizer que a madama:
a) levava mais embrulhos do que era possível;
b) levava embrulhos de baixo do braço;
c) carregava um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
d) trazia um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
e) trazia a quantidade de embrulhos que era possível levar nas mãos.

13) “...minha vizinha apertava os olhos e lia qualquer coisa. ”. Com a expressão “apertar os olhos” o narrador quer dizer-nos que a senhora:
a) não enxergava direito;
b) não sabia ler;
c) estava com sono;
d) que a porta de emergência estava longe de onde estavam sentados;
e) que sentia dores nos olhos.

14) Qual é o enredo do texto?
 15) Passe para o feminino plural, as frases abaixo:
a) O senhor sabe? 
 b) O outro passageiro já estava se divertindo às minhas custas. 
                                       03/06/2020

CORREÇÃO ESTUDO DE TEXTO
Estudo do Texto

1)Qual o foco narrativo desse texto? 1ª PESSOA (NARRADOR-PERSONAGEM)
2)Quais adjetivos são usados no texto, para caracterizar a estranha passageira?ESTRANHA, GORDA, NERVOSINHA, INCÔMODA
3)Por que a estranha passageira estava nervosa?PORQUE ERA A PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO QUE FARIA.
4)Escreva com suas palavras como foi a entrada da estranha passageira no avião, descrita pelo narrador no 3º parágrafo. RESPOSTA PESSOAL
5)A mulher perguntou qual a finalidade do saquinho que o avião disponibiliza aos passageiros e o homem respondeu: “É para a senhora usar em caso de necessidade”.
a)De que forma a mulher entendeu essa fala? COMPREENDEU QUE O SACO SERVIRIA PARA QUE ELA FIZESSE NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.
b)O que o homem quis dizer com “caso de necessidade”? ELA DEVERIA USAR CASO SENTISSE ENJOO E PRECISASSE VOMITAR

6)Que mancada a passageira deu com relação à saída de emergência? ACHOU QUE EMERGÊNCIA ERA UMA PESSOA E QUE HAVIA ESTA TINHA UMA PORTA A QUAL ERA DE SEU USO EXCLUSIVO.
7)Leia: “Foi quando madama deu o último vexame”. Qual foi o último vexame da estranha passageira?ACHOU QUE O AVIÃO JÁ HAVIA DECOLADO E AS FORMIGAS ERAM PESSOAS VISTAS DO ALTO.
8) Substitua os termos sublinhados por sinônimos, reescrevendo as frases e fazendo as alterações necessárias.
a) “Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial.” CHANCE
b) “Para me distrair na viagem.”ENTRETER
c) “Suspirei e fiz o bacana.”INSPIREI
d) “Tive que realizar essa operação em sua farta cintura.”AVANTAJADA/ABUNDANTE
e)” .. a zombar do meu embaraço ...” DEBOCHAR, CONSTRANGIMENTO/VERGONHA
f) “Aquela senhora me fazia perguntas aos berros.”GRITOS
g) “Fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira.”ERROS
h) “Caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.”PACOTES
i) “...para tirarem uma pestana durante a viagem.” COCHILO/SONECA
j) “Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do show.”FINAL

9) “ É a primeira vez que viajo de avião.” Esta afirmação iria se comprovar durante toda a crônica, tais os “vexames” dados pela senhora. Assinale a frase que não demonstre um deles:
a) “Para que esse saquinho aí?”
b) “No avião não tem banheiro?”
c) “Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?”
d) “Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona...”
e) “...mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás...”
10) Por que a senhora pediu que o moço se sentasse ao seu lado?PORQUE ACHOU QUE ELE ERA CALMO E A AJUDARIA A SUPERAR SEU NERVOSISMO
11) “ Suspirei e fiz de educado respondendo que estava às suas ordens”. Os suspiros demonstram nesta passagem:
a) conformação;    b) contrariedade;      c) arrependimento;     d) aborrecimento;       e) raiva.

12) “Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos... “. Com o verbo “sobraçar” o autor- narrador quer dizer que a madama:
a) levava mais embrulhos do que era possível;
b) levava embrulhos de baixo do braço;
c) carregava um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
d) trazia um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
e) trazia a quantidade de embrulhos que era possível levar nas mãos.
13) “...minha vizinha apertava os olhos e lia qualquer coisa. ”. Com a expressão “apertar os olhos” o narrador quer dizer-nos que a senhora:
a) não enxergava direito;
b) não sabia ler;
c) estava com sono;
d) que a porta de emergência estava longe de onde estavam sentados;
e) que sentia dores nos olhos.
14) Qual é o enredo do texto?O TEXTO NARRA A HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE VIVENCIAVA A PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO, NA QUAL PASSOU VÁRIOS VEXAMES.
15) Passe para o feminino plural, as frases abaixo:
a) O senhor sabe? AS SENHORAS SABEM?

b) O outro passageiro já estava se divertindo às minhas custas. AS OUTRAS PASSAGEIRAS JÁ ESTAVAM SE DIVERTINDO ÀS MINHAS CUSTAS.


https://youtu.be/TCmHmWkgJ2Y

Vamos assistir ao vídeo sobre o gênero textual :NOTÍCIA 
https://youtu.be/pmFmC4wGYFU

 ATIVIDADE PARA CASA (SEGUNDA -FEIRA)

Notícia

    Com calor de quase 40ºC , Bataguassu registrou nesta quarta-feira a nona maior temperatura do Brasil.
    Com os termômetros registrando quase 40ºC, Bataguassu registrou nesta quarta-feira dia 22 de fevereiro de 2017 a nona maior temperatura do Brasil e juntamente com outras sete cidades de Mato Grosso do Sul liderou o ranking entre as 10 cidades mais quentes do país.
    Além de Bataguassu que registrou 36, 4ºC, os municípios de Bela Vista, Porto Murtinho, Água Clara, Aquidauana, Juti, Jardim e Sete Quedas também ocuparam as dez primeiras posições no ranking de temperaturas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).Nestes locais, os termômetros registraram entre 38ºC e 36ºC nesta terça-feira.
    Fonte: http://cenarioms.com.br/noticia/geral/4204/com-calor-de-quase-40oc--bataguassu-registrou-nesta-quartafeira-a-nona-maior-temperatura-do-brasil

Após a leitura, responda  os  elementos estruturais que compõem o gênero notícia:
1º) Que fato aconteceu?
2º) Com quem?

3º) Quando aconteceu?

4º) Onde aconteceu?

 5º) Como aconteceu o fato?

6º) Por que aconteceu? (causas do fato)

Com base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto noticiando um fato possível de ser  retratado pela foto abaixo.
Produção Textual 7º Ano - 2017 Lista de conteúdos para exame final ...
Enchente ocorrida no Rio de Janeiro- fonte:www.google.com.br/imagens
Sua notícia deverá conter letras com fontes e tamanhos diferentes, principalmente no título. Não esqueça de empregar os elementos que compõem uma notícia. Após a sua  produção responda:
1º) Que fato aconteceu?
2º) Como aconteceu?
3º) Quando aconteceu?
4º) Onde aconteceu?
  5º) Como aconteceu o fato?
6º) Por que aconteceu? (causas do fato)?


3. Assista o noticiário e escreva uma notícia em seu caderno.

                                 PRODUÇÃO DE TEXTO PARA SEGUNDA FEIRA
1. Escreva um texto humorístico (engraçado)  que contenha os elementos da narrativa: espaço,personagens,conflito, desfecho.

2ª SEMANA  (25/05 a 28/05)
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES, páginas 8,9.
Atividade 1 - Releia o trecho da notícia.

“A China anunciou nesta quinta-feira que, pela vez desde o início do surto, não registrou qualquer novo caso de transmissão local do novo coronavírus, mas teve 34 novos casos de infectados que vieram do exterior.”

a)     Qual o fato apresentado nesse trecho?

                   A CHINA NÃO REGISTROU QUALQUER NOVO CASO DE    TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS

 b)   De acordo com a notícia o que significa “transmissão comunitária”?

       QUANDO NÃO É POSSÍVEL RASTREAR QUAL A ORIEGEM  DA   
         INFECÇÃO.

Atividade 2 - Observe o trecho “os países apliquem testes em massa para descobrir quem está infectado e isolar esses pacientes para achatar a curva" da disseminação da doença Covid-19”.

Explique o emprego das aspas no trecho acima.

REPRODUZ A FALA

Atividade 3 - Qual o tempo verbal foi empregado? Que efeito de sentido ele provocou no texto?
APLIQUEM _ VERBO TEMPO PRESENTE
MODO – IMPERATIVO      PROVOCA ORDEM
Atividade 4 – Releia a notícia e observe que os adjetivos são pouco utilizados. Por quê?
PORQUE NOTÍCIA UM FATO E NÃO A OPINIÃO DO AUTOR

Atividade 5 – Qual classe gramatical predomina em uma notícia?

SUBSTANTIVOS ( NOMES)
ADVÉRBIO (  INDICA CIRCUNSTÂNCIAS )
                                  VAMOS OUVIR UMA NOTÍCIA DE RÁDIO!!!
https://youtu.be/r4J2pt7fJv4


 ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO


FAZER NO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTO
Crie um início e um desenvolvimento para o trecho final do conto que utilize as noções de progressão textual (como o texto vai se desenvolvendo ao longo da narrativa). Imagine o que deva ter acontecido antes desta cena final. Seja criativo e divirta-se!  

                                ATIVIDADE PARA SEGUNDA FEIRA (01/06/2020)
Página.11
PENSE BEM...
Você sabe a função do título da notícia? E qual outro nome é dado a ele?

Além do texto escrito, que outros elementos estão presentes na notícia que você acabou de ler?


Que relações há entre o texto escrito e esses elementos não verbais?


O que acontece quando você clica nas partes do texto que estão em destaque (Negrito e sublinhado)? Para que servem essas partes em destaque


                                            1ª SEMANA  (18/05 a 21/05)
OLÁ ALUNOS! ESTE É O LINK DA CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA E 
REVISÃO DO CONTEÚDO PROPOSTO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário