4ª SEMANA
10/06/2020
RESPOSTAS
SEMANA 4
Leia
a notícia e complete:
MANCHETE:
Beyoncé, Oprah
Winfrey, Rihanna, Taylor Swift, Lady Gaga e outros artistas se manifestaram
pedindo justiça após a morte que causou protestos em diversas cidades dos EUA.
SUBTÍTULO:
Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança
negro George Floyd
PRODUZIDO POR:
Por G1
31/05/2020
16h16 Atualizado há
6 dias
LIDE: (Quem?
/Quando? /Onde? /Por que? /Como?)
Diversos artistas pediram
justiça após a morte de George Floyd e homenagearam o ex-segurança morto nos
EUA, em meio a protestos no país.
Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial
branco com os joelhos em seu
pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de
maio.
CORPO DA NOTÍCIA:
O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente
por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao
chegar no hospital, em 25 de abril
FECHAMENTO DA NOTÍCIA:
O policial Derek
Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi
detido na sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de
matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o
responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).
Atividade 2 – Em qual pessoa o texto
noticioso que você leu foi escrito?
Em 3ª pessoa, o narrador conta a
notícia , a qual ela não faz parte.
Atividade 3 – Nas notícias,
os eventos não são narrados
na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos
(relatam-se, em primeiro lugar, os fatos considerados mais importantes; depois,
narram-se os fatos menos importantes). Com qual o objetivo?
A notícia não segue uma ordem cronológica, mas,
sim, uma ordem de relevância dos fatos, e que a notícia procura ser um texto
imparcial. Para isso, vale-se de recursos linguísticos que produzem o efeito de
sentido de neutralidade (relato em terceira pessoa, declarações das pessoas envolvidas
nos fatos, predominância de substantivos e ausência - ou uso raro - de
adjetivos).
08/06/2020
CORREÇÃO ATIVIDADES:
Após a leitura, responda os elementos estruturais que compõem o gênero notícia:
1º) Que fato aconteceu?
Altas temperaturas na cidade de Bataguassu e outras cidades de MS.
2º) Com quem?
Com a cidade de Bataguassu e cidades de MS.
3º) Quando aconteceu?
No dia 22 de fevereiro de 2017.
4º) Onde aconteceu?
Em Bataguassu MS.
5º) Como aconteceu o fato?
Devido ao calor de quase 40ºC a cidade entrou para o ranking das 10 cidades mais
quentes do país.
6º) Por que aconteceu? (causas do fato)
Porque o calor estava muito intenso quase 40ºC.
Com base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto
noticiando um fato possível de ser retratado pela foto abaixo.
Sua notícia deverá conter letras com fontes e
tamanhos diferentes, principalmente no título. Não esqueça de empregar os
elementos que compõem uma notícia. Após a sua produção responda:
1º) Que
fato aconteceu? Resposta pessoal
SUGESTÃO: A enchente provocou muito estrago e
prejuízo.
2º) Quem são as pessoas envolvidas? Resposta pessoal
SUGESTÃO: Os moradores do bairro
3º) Quando aconteceu?
Resposta pessoal
SUGESTÃO: Aconteceu em 05 de janeiro de 2020.
4º) Onde aconteceu? Resposta
pessoal
SUGESTÃO: Em um bairro da periferia do Rio de Janeiro.
5º) Como aconteceu o
fato? Resposta pessoal
SUGESTÃO: A grande quantidade de chuva afetou um bairro .
6º) Por que aconteceu? (causas do fato)? Resposta pessoal
Devido a falta de calçamento e saneamento básico
adequado.
ENCHENTE
NO RIO DE JANEIRO CAUSA SOFRIMENTO NOS MORADORES.
A enchente provocou muito estrago e prejuízo
aos moradores do bairro, no dia 05 de
janeiro de 2020, em um bairro da
periferia do Rio de Janeiro, a grande
quantidade de chuva afetou a população,
devido a falta de calçamento e saneamento básico
adequado.
Atividade da apostila SEMANA 3
AGORA QUE VOCÊ
JÁ SABE MAIS
SOBRE O GÊNERO, RELEIA A NOTÍCIA E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES:
|
Atividade 1 – Onde foi veiculada esta
notícia? Pela manchete, podemos inferir a temática? Que relevância ela tem nos dias
de hoje?
Atividade
2 – Pensando na estrutura de uma notícia, a manchete foi bem elaborada a fim de
causar impacto no leitor?
Atividade 3 - Há recursos multimodais na notícia mostrada? Se sim, quais?
Atividade 4 – De acordo com a notícia lida preencha o
quadro abaixo:
ATIVIDADE PARA QUARTA-FEIRA 10/06/2020 SEMANA 4
Artistas homenageiam George
Floyd e condenam racismo nos EUA; veja repercussão
Beyoncé, Oprah
Winfrey, Rihanna, Taylor Swift, Lady Gaga e outros artistas se manifestaram
pedindo justiça após a morte que causou protestos em diversas cidades dos EUA.
Por G1
31/05/2020 16h16 Atualizado há 6 dias
Diversos artistas pediram
justiça após a morte de George Floyd e homenagearam o ex-segurança morto nos
EUA, em meio a protestos no país.
Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial
branco com os joelhos em seu
pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de
maio.
·
Entenda os protestos nos EUA
após a morte do ex-segurança negro George Floyd
O
ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma
ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no
hospital, em 25 de abril.
O policial Derek
Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi
detido na sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de
matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o
responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).
ASSISTA A NOTÍCIA:
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/05/31/artistas-homenageiam-george-floyd-e-condenam-racismo-nos-eua-veja-repercussao.ghtml
A ESCOLHA É SUA
Você pode
curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser
quem você gostaria.
Você pode
assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando
ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode
produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo
que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis sérias e bem situadas
como você.
Você pode
amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela
falta de gente à sua volta.
Você pode
deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o
pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Você pode
mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas
insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, você é quem
decide o tipo de Vida que quer levar.
Você pode
viver o presente que a Vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou e
que, portanto não há mais nada a fazer, ou a um futuro que ainda não veio e
que, portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode
ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou acabar
de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você
gostaria.
Você pode
engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por conseqüência, melhorando
tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para que então você
possa melhorar.
Você pode
celebrar a Vida e a Deus que o criou, ou celebrar a morte, aterrorizado com a
idéia de pecado e punição.
Você pode
continuar escravo da preguiça, ou comprometer- se com você mesmo e tomar
atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.
Você pode
aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender
nada mais.
Você pode ser
feliz com a Vida como ela é, ou passar o seu tempo se lamentando pelo que ela
não é.
A ESCOLHA É SUA.
E o importante, é que você sempre tem escolha.
Pondere bastante ao se decidir, pois
é você que vai carregar o peso das escolhas que fizer.
AGORA É COM VOCÊ!!!
PRODUZA UM TEXTO OU UMA POESIA FALANDO DE SUAS ESCOLHAS. O
TÍTULO É:
A ESCOLHA É SUA...
Atividade 1 – Leia a notícia acima e
responda
Manchete:
Subtítulo:
Produzido por:
Lide: (Quem?
/Quando? /Onde? /Por que? /Como?)
Corpo da Notícia:
Fechamento da Notícia:
Atividade 2 – Em qual pessoa o texto noticioso que você leu foi escrito?
Atividade 3 – Nas notícias,
os eventos não são narrados
na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos (relatam-se,
em primeiro lugar, os fatos considerados mais importan
ATIVIDADES SEMANA 3 (PET)
VAMOS REALIZAR AS ATIVIDADES PARA QUARTA-F
PARA SABER MAIS!
A notícia é um dos
principais tipos de
textos jornalísticos existentes e tem como
intenção informar acerca de
determinada ocorrência. Trata-se de um texto
bastante recorrente nos meios de comunicação em
geral, seja na
televisão, em sites
pela internet ou
impresso em jornais ou revistas. Caracteriza-se por apresentar uma
linguagem simples, clara, objetiva e
precisa, pautando-se no
relato de fatos
que interessam ao
público em geral.
A notícia online é um texto multimodal, isto é,
constituído por elementos verbais (texto escrito) e não verbais (visuais) (imagens estáticas ou em movimento, gráficos, infográficos
etc.).
Blocos hipertextuais (o hipertexto são os nós
que ligam palavras, textos, imagens etc.)
e hipermidiáticos (recursos
audiovisuais, como os vídeos, por exemplo) que compõem a notícia online e possibilitam ao leitor mais flexibilidade
e autonomia, já que ele pode escolher diferentes percursos de leitura, a
fim de desenvolver uma melhor compreensão dos fatos noticiados.
Elementos constituintes do texto notícia:
Manchete ou título principal – Geralmente é grafado de forma bastante evidente, com o objetivo de
chamar a atenção do leitor.
Título auxiliar (Linha
fina) – Serve como um complemento do título principal, com
o acréscimo de algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo ao
leitor.
Lide (lead)
– Corresponde ao primeiro parágrafo e nele são
expostas as informações que mais despertam a atenção do leitor para
continuar com a leitura do texto. Busca
responder às questões: Quem? Onde? O quê? Como? Quando? Por quê? Esta
estratégia é bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo
e pode levar informações rápidas e claras
ao leitor.
Corpo da notícia – Trata-se da informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos
mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro
parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre
em ordem decrescente de relevância. As
informações realmente
necessárias para o entendimento dos fatos – tais como as personagens, o
espaço e o tempo – são priorizadas.
Outras
informações com detalhes mais importantes vêm
logo em seguida, como a causa
do acontecimento, o desenrolar dos fatos e as consequências do mesmo. Tais
informações já são
mencionadas no lead, no entanto, elas são apresentadas novamente com mais
detalhes. Em uma
notícia, os eventos são apresentados pelo
interesse na perspectiva de quem conta e pelo que
o leitor pode
considerar mais importante.
|
Veracidade dos fatos e impessoalidade
A notícia é um relato de uma série de fatos
verídicos e não deve, de maneira alguma, apresentar informações incertas ou
mentirosas. O texto deve ser o mais impessoal possível, contando com
informações concretas que podem ser comprovadas através de entrevistas com
testemunhas e/ou especialistas , fotos ou filmagens. Tais detalhes asseguram
ao leitor a veracidade dos fatos.A linguagem jornalística deve prezar pela
imparcialidade, neutralidade sobre aquilo que relata. Para alcançar o
objetivo, há o privilégio do uso de terceira pessoa e dos verbos no modo
indicativo, ausência de enunciados de opinião e não uso de adjetivos que
possam dar impressão de subjetividade.A linguagem do jornal é, de
preferência, coloquial, isto é, mais próxima à maneira como falamos. Isto
ocorre intencionalmente, pois o objetivo é se aproximar e se adequar ao
leitor, buscando uma comunicação mais eficiente.
|
AGORA QUE VOCÊ
JÁ SABE MAIS
SOBRE O GÊNERO, RELEIA A NOTÍCIA E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES:
|
Atividade 1 – Onde foi veiculada esta
notícia? Pela manchete, podemos inferir a temática? Que relevância ela tem nos dias
de hoje?
Atividade
2 – Pensando na estrutura de uma notícia, a manchete foi bem elaborada a fim de
causar impacto no leitor?
Atividade 3 - Há recursos multimodais na notícia mostrada? Se sim, quais?
Atividade 4 – De acordo com a
notícia lida preencha o quadro abaixo
REALIZAR ATIVIDADES PARA QUARTA-FEIRA 10/06
|
| | | ATIVIDADES SEMANA 4 |
Artistas homenageiam George
Floyd e condenam racismo nos EUA; veja repercussão
Beyoncé, Oprah
Winfrey, Rihanna, Taylor Swift, Lady Gaga e outros artistas se manifestaram
pedindo justiça após a morte que causou protestos em diversas cidades dos EUA.
Por G1
31/05/2020 16h16 Atualizado há 6 dias
Diversos artistas pediram
justiça após a morte de George Floyd e homenagearam o ex-segurança morto nos
EUA, em meio a protestos no país.
Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial
branco com os joelhos em seu
pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de
maio.
·
Entenda os protestos nos EUA
após a morte do ex-segurança negro George Floyd
O
ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma
ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no
hospital, em 25 de abril.
O policial Derek
Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi
detido na sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de
matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o
responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).
ASSISTAM A NOTÍCIA:
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/05/31/artistas-homenageiam-george-floyd-e-condenam-racismo-nos-eua-veja-repercussao.ghtml
Atividade 1 – Leia a notícia acima e
responda
Manchete:
Subtítulo:
Produzido por:
Lide: (Quem?
/Quando? /Onde? /Por que? /Como?)
Corpo da Notícia:
Fechamento da Notícia:
Atividade 2 – Em qual pessoa o texto noticioso que você leu foi escrito?
Atividade 3 – Nas notícias,
os eventos não são narrados
na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos (relatam-se,
em primeiro lugar, os fatos considerados mais importantes; depois, narram-se os
fatos menos importantes). Com qual o objetivo?
CADERNO DE
PRODUÇÃO DE TEXTO
Atividade 4 –
Agora é hora de produzir.
Produza
uma notícia para um jornal online sobre a COVID-19, coronavírus, utilizando
dados atualizados sobre a propagação da doença no Brasil.
Verifique se sua notícia possui todos os elementos do número 1.
BOM TRABALHO!
3ª SEMANA
01/06/2020
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SEMANA 3
PENSE BEM...
Você sabe a função do título da notícia? E qual outro nome é dado a ele?
A
função do titulo da noticia é de apresentar a informação que vem a seguir. Ele
também é chamado de manchete
Além do texto
escrito, que outros
elementos estão presentes na notícia que você acabou
de ler?
A IMAGEM
Que relações há entre o texto escrito e esses elementos não verbais?
A
imagem ( não-verbal) complementa o que a escrita informou e facilita o
entendimento da escrita
O
que acontece quando você clica nas partes do texto que estão em destaque
(Negrito e sublinhado)? Para que servem essas partes em destaque?
Geralmente,
aparecem quadros explicando o significado da palavra, de acordo com o tema da
reportagem.Ou também pode acontecer da palavra , frase em negrito ou sublinhada
nos levar a links referentes e explicativos ao tema da frase em negrito (ou
sublinhada).
LEIA O TEXTO:
A PRODUÇÃO DE TEXTO FICOU PARECIDA COM ELE!!!!
A
estranha passageira (Stanislaw Ponte Preta)
A estranha passageira
(Stanislaw Ponte
Preta)
– O senhor sabe? É
a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de vôo – e riu nervosinha,
coitada.
Depois pediu que eu
me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem.
Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial que eu comprara no aeroporto,
para me distrair na viagem. Suspirei e fiz o “bacana” respondendo que estava às
suas ordens.
Madama entrou no
avião sobraçando um monte de embrulhos, que segurava desajeitadamente. Gorda
como era, custou a se encaixar na poltrona e a arrumar todos aqueles pacotes.
Depois não sabia como amarrar o cinto e eu tive que realizar essa operação em
sua farta cintura.
Afinal estava ali
pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas
custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia
aos berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. A coisa foi
ficando ridícula.
– Para que esse
saquinho aqui? – foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela
estava no Rio e eu em São Paulo.
– É para a senhora
usar em caso de necessidade – respondi baixinho.
Tenho certeza de
que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela
arregalou os olhos e exclamou:
– Uai... as
necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro?
Alguns passageiros
riram, outros – por fineza – fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda
passageira de primeira viagem. Mas ela era um azougue (embora com tantas carnes
parecesse um açougue) e não parava de badalar. Olhava para trás, olhava para
cima, mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e
empurrou o encosto com força, caindo para trás e esparramando embrulhos para
todos os lados.
O comandante já
esquentara os motores e a aeronave estava parada, esperando ordens para ganhar
a pista de decolagem. Percebi que minha vizinha de banco apertava os olhos e
lia qualquer coisa. Logo veio a pergunta:
– Quem é essa tal
de emergência que tem uma porta só para ela?
Expliquei que
emergência não era ninguém, a porta é que era de emergência, isto é, em caso de
necessidade, saía-se por ela.
Madama sossegou e
os outros passageiros já estavam conformados com o término do “show”. Mesmo os
que mais se divertiam com ele resolveram abrir os jornais, revistas ou se
acomodarem para tirar uma pestana durante a viagem.
Foi quando madama
deu o último vexame. Olhou pela janela (ela pedira para ficar do lado da janela
para ver a paisagem) e gritou:
– Puxa vida!!!
Todos olharam para
ela, inclusive eu. Madama apontou para a janela e disse:
– Olha lá embaixo.
Eu olhei. E ela
acrescentou: – Como nós estamos voando alto, moço. Olha só... o pessoal lá
embaixo até parece formiga.
Suspirei e lasquei:
– Minha senhora,
aquilo são formigas mesmo. O avião ainda não levantou vôo.
Preta, Stanislaw Ponte. Garoto linha dura. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1975
PARA QUARTA FEIRA!!
Estudo do Texto
1)Qual o foco narrativo desse texto?
2)Quais adjetivos são usados no texto, para caracterizar a estranha passageira?
3)Por que a estranha passageira estava nervosa?
4)Escreva com suas palavras como foi a entrada da estranha passageira no avião, descrita pelo narrador no 3º parágrafo.
5)A mulher perguntou qual a finalidade do saquinho que o avião disponibiliza aos passageiros e o homem respondeu: “É para a senhora usar em caso de necessidade”.
a)De que forma a mulher entendeu essa fala?
b)O que o homem quis dizer com “caso de necessidade”?
6)Que mancada a passageira deu com relação à saída de emergência?
7)Leia: “Foi quando madama deu o último vexame”. Qual foi o último vexame da estranha passageira?
8) Substitua os termos sublinhados por sinônimos, reescrevendo as frases e fazendo as alterações necessárias.
a) “Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial.”
b) “Para me distrair na viagem.”
c) “Suspirei e fiz o bacana.”
d) “Tive que realizar essa operação em sua farta cintura.”
e)” .. a zombar do meu embaraço ...”
f) “Aquela senhora me fazia perguntas aos berros.”
g) “Fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira.”
h) “Caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.”
i) “...para tirarem uma pestana durante a viagem.”
j) “Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do show.”
9) “ É a primeira vez que viajo de avião.” Esta afirmação iria se comprovar durante toda a crônica, tais os “vexames” dados pela senhora. Assinale a frase que não demonstre um deles:
a) “Para que esse saquinho aí?”
b) “No avião não tem banheiro?”
c) “Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?”
d) “Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona...”
e) “...mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás...”
10) Por que a senhora pediu que o moço se sentasse ao seu lado?
11) “ Suspirei e fiz de educado respondendo que estava às suas ordens”. Os suspiros demonstram nesta passagem:
a) conformação; b) contrariedade; c) arrependimento; d) aborrecimento; e) raiva.
12) “Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos... “. Com o verbo “sobraçar” o autor- narrador quer dizer que a madama:
a) levava mais embrulhos do que era possível;
b) levava embrulhos de baixo do braço;
c) carregava um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
d) trazia um monte de embrulhos que eram abraçados por ela;
e) trazia a quantidade de embrulhos que era possível levar nas mãos.
13) “...minha vizinha apertava os olhos e lia qualquer coisa. ”. Com a expressão “apertar os olhos” o narrador quer dizer-nos que a senhora:
a) não enxergava direito;
b) não sabia ler;
c) estava com sono;
d) que a porta de emergência estava longe de onde estavam sentados;
e) que sentia dores nos olhos.
14) Qual é o enredo do texto?
15) Passe para o feminino plural, as frases abaixo:
a) O senhor sabe?
b) O outro passageiro já estava se divertindo às minhas custas.
03/06/2020
CORREÇÃO ESTUDO DE TEXTO
Estudo do Texto
1)Qual o foco
narrativo desse texto? 1ª PESSOA (NARRADOR-PERSONAGEM)
2)Quais adjetivos são
usados no texto, para caracterizar a estranha passageira?ESTRANHA, GORDA,
NERVOSINHA, INCÔMODA
3)Por que a estranha
passageira estava nervosa?PORQUE ERA A PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO QUE FARIA.
4)Escreva com suas
palavras como foi a entrada da estranha passageira no avião, descrita pelo
narrador no 3º parágrafo. RESPOSTA PESSOAL
5)A mulher perguntou
qual a finalidade do saquinho que o avião disponibiliza aos passageiros e o
homem respondeu: “É para a senhora usar em caso de necessidade”.
a)De que forma a
mulher entendeu essa fala? COMPREENDEU QUE O SACO SERVIRIA PARA QUE
ELA FIZESSE NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.
b)O que o homem quis
dizer com “caso de necessidade”? ELA DEVERIA USAR CASO SENTISSE
ENJOO E PRECISASSE VOMITAR
6)Que mancada a
passageira deu com relação à saída de emergência? ACHOU QUE EMERGÊNCIA
ERA UMA PESSOA E QUE HAVIA ESTA TINHA UMA PORTA A QUAL ERA DE SEU USO
EXCLUSIVO.
7)Leia: “Foi quando madama
deu o último vexame”. Qual foi o último vexame da estranha passageira?ACHOU QUE O AVIÃO JÁ
HAVIA DECOLADO E AS FORMIGAS ERAM PESSOAS VISTAS DO ALTO.
8) Substitua os
termos sublinhados por sinônimos, reescrevendo as frases e fazendo as
alterações necessárias.
a) “Lá se ia a oportunidade de
ler o romance policial.” CHANCE
b) “Para me distrair na
viagem.”ENTRETER
c) “Suspirei e
fiz o bacana.”INSPIREI
d) “Tive que realizar
essa operação em sua farta cintura.”AVANTAJADA/ABUNDANTE
e)” .. a zombar do
meu embaraço ...” DEBOCHAR, CONSTRANGIMENTO/VERGONHA
f) “Aquela senhora me
fazia perguntas aos berros.”GRITOS
g) “Fingiram ignorar
o lamentável equívoco da incômoda passageira.”ERROS
h) “Caindo para trás
e esparramando embrulhos para todos os lados.”PACOTES
i) “...para tirarem
uma pestana durante a viagem.” COCHILO/SONECA
j) “Madama sossegou e
os outros passageiros já estavam conformados com o término do
show.”FINAL
9) “ É a primeira vez
que viajo de avião.” Esta afirmação iria se comprovar durante toda a crônica,
tais os “vexames” dados pela senhora. Assinale a frase que não demonstre um
deles:
a) “Para que esse
saquinho aí?”
b) “No avião não tem
banheiro?”
c) “Quem é essa tal
de emergência que tem uma porta só pra ela?”
d) “Gorda como era,
custou a se encaixar na poltrona...”
e) “...mexia na
poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto
com força, caindo para trás...”
10) Por que a senhora
pediu que o moço se sentasse ao seu lado?PORQUE ACHOU QUE ELE ERA CALMO E A
AJUDARIA A SUPERAR SEU NERVOSISMO
11) “ Suspirei e fiz
de educado respondendo que estava às suas ordens”. Os suspiros demonstram nesta
passagem:
a) conformação; b)
contrariedade; c)
arrependimento; d)
aborrecimento; e) raiva.
12) “Madama entrou no
avião sobraçando um monte de embrulhos... “. Com o verbo “sobraçar” o autor-
narrador quer dizer que a madama:
a) levava mais
embrulhos do que era possível;
b) levava embrulhos
de baixo do braço;
c) carregava um monte
de embrulhos que eram abraçados por ela;
d) trazia um monte de
embrulhos que eram abraçados por ela;
e) trazia a
quantidade de embrulhos que era possível levar nas mãos.
13) “...minha vizinha
apertava os olhos e lia qualquer coisa. ”. Com a expressão “apertar os olhos” o
narrador quer dizer-nos que a senhora:
a) não enxergava
direito;
b) não sabia ler;
c) estava com sono;
d) que a porta de
emergência estava longe de onde estavam sentados;
e) que sentia dores
nos olhos.
14) Qual é o enredo
do texto?O
TEXTO NARRA A HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE VIVENCIAVA A PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO,
NA QUAL PASSOU VÁRIOS VEXAMES.
15) Passe para o
feminino plural, as frases abaixo:
a) O senhor
sabe? AS
SENHORAS SABEM?
b) O outro passageiro
já estava se divertindo às minhas custas. AS OUTRAS PASSAGEIRAS JÁ ESTAVAM SE
DIVERTINDO ÀS MINHAS CUSTAS.
https://youtu.be/TCmHmWkgJ2Y
Vamos assistir ao vídeo sobre o gênero textual :NOTÍCIA
https://youtu.be/pmFmC4wGYFU
ATIVIDADE PARA CASA (SEGUNDA -FEIRA)
Notícia
Com calor de quase 40ºC ,
Bataguassu registrou nesta quarta-feira a nona maior temperatura do Brasil.
Com os termômetros registrando quase 40ºC, Bataguassu registrou nesta
quarta-feira dia 22 de fevereiro de 2017 a nona maior temperatura do Brasil e
juntamente com outras sete cidades de Mato Grosso do Sul liderou o ranking
entre as 10 cidades mais quentes do país.
Além de Bataguassu que registrou 36, 4ºC, os municípios de Bela
Vista, Porto Murtinho, Água Clara, Aquidauana, Juti, Jardim e Sete Quedas
também ocuparam as dez primeiras posições no ranking de temperaturas, conforme
o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).Nestes locais, os termômetros
registraram entre 38ºC e 36ºC nesta terça-feira.
Fonte: http://cenarioms.com.br/noticia/geral/4204/com-calor-de-quase-40oc--bataguassu-registrou-nesta-quartafeira-a-nona-maior-temperatura-do-brasil
Após a leitura,
responda os elementos estruturais que compõem o gênero
notícia:
1º) Que fato
aconteceu?
2º) Com quem?
3º) Quando
aconteceu?
4º) Onde
aconteceu?
5º) Como aconteceu o fato?
6º) Por que
aconteceu? (causas do fato)
Com
base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto
noticiando um fato possível de ser retratado pela foto abaixo.
Enchente ocorrida no
Rio de Janeiro- fonte:www.google.com.br/imagens
Sua notícia deverá conter letras com fontes
e tamanhos diferentes, principalmente no título. Não esqueça de empregar os
elementos que compõem uma notícia. Após a sua
produção responda:
1º) Que fato aconteceu?
2º) Como aconteceu?
3º) Quando aconteceu?
4º) Onde aconteceu?
5º) Como aconteceu o fato?
6º) Por que aconteceu?
(causas do fato)?
3.
Assista o noticiário e escreva uma notícia em seu caderno.
PRODUÇÃO DE TEXTO PARA SEGUNDA FEIRA
1. Escreva um texto humorístico (engraçado) que contenha os elementos da narrativa:
espaço,personagens,conflito, desfecho.
2ª SEMANA (25/05 a 28/05)
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES, páginas 8,9.
Atividade 1 - Releia o trecho da notícia.
“A China
anunciou nesta quinta-feira que, pela 1ª vez desde
o início do surto, não registrou
qualquer novo caso de transmissão local do novo
coronavírus, mas teve 34 novos
casos de infectados que vieram do exterior.”
a)
Qual o fato apresentado nesse trecho?
A CHINA NÃO
REGISTROU QUALQUER NOVO CASO DE TRANSMISSÃO
DO CORONAVÍRUS
b)
De acordo com
a notícia o que significa “transmissão comunitária”?
QUANDO NÃO É POSSÍVEL
RASTREAR QUAL A ORIEGEM DA
INFECÇÃO.
Atividade 2 - Observe o trecho “os países apliquem
testes em massa
para descobrir quem
está infectado e isolar
esses pacientes para
achatar a curva" da disseminação da doença Covid-19”.
Explique o
emprego das aspas no trecho acima.
REPRODUZ A FALA
Atividade 3 - Qual
o tempo verbal foi empregado? Que efeito de sentido ele provocou no texto?
APLIQUEM _ VERBO TEMPO PRESENTE
MODO – IMPERATIVO
PROVOCA ORDEM
Atividade 4 – Releia a notícia e observe que os adjetivos são pouco
utilizados. Por quê?
PORQUE
NOTÍCIA UM FATO E NÃO A OPINIÃO DO AUTOR
Atividade 5 – Qual
classe gramatical predomina em uma notícia?
SUBSTANTIVOS ( NOMES)
ADVÉRBIO ( INDICA CIRCUNSTÂNCIAS )
VAMOS OUVIR UMA NOTÍCIA DE RÁDIO!!!
https://youtu.be/r4J2pt7fJv4
ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO
FAZER NO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTO
Crie um início e um desenvolvimento para o trecho final do conto que utilize as noções de progressão textual (como o texto vai se desenvolvendo ao longo da narrativa). Imagine o que deva ter acontecido antes desta cena final. Seja criativo e divirta-se!
ATIVIDADE PARA SEGUNDA FEIRA (01/06/2020)
Página.11
PENSE BEM...
Você sabe a função do título da notícia? E qual outro nome é dado a ele?
Além do texto
escrito, que outros
elementos estão presentes na notícia que você acabou
de ler?
Que relações há entre o texto escrito e esses elementos não verbais?
O
que acontece quando você clica nas partes do texto que estão em destaque
(Negrito e sublinhado)? Para que servem essas partes em destaque
1ª SEMANA (18/05 a 21/05)
OLÁ ALUNOS! ESTE É O LINK DA CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA E
REVISÃO DO CONTEÚDO PROPOSTO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário