7ºANO /SEMANA 5

                                                  

CORREÇÃO  AULA 3  GRAMÁTICA

Questão 1 – Identifique o substantivo próprio empregado no primeiro período do texto: “Brasil”

. Questão 2 – No texto, o adjetivo “importantes” caracteriza o substantivo:

 ( ) “florestas”.

( ) “rios”.

( x ) “espécies”.

Questão 3 – O substantivo “Brasileirinhos”:

( ) está na forma normal.

 ( ) está no grau aumentativo.

( x ) está no grau diminutivo.

Questão 4 – Assinale o substantivo coletivo:

 ( ) “florestas”.

( ) “espécies”.

( x ) “fauna”.

 Questão 5 – No segmento “[...] Lalau e Laurabeatriz trazem versos e ilustrações dedicados [...]”, os substantivos destacados têm em comum:

 ( ) o gênero.

( x ) o número.

( ) o gênero e o número.

 Questão 6 – Sublinhe os substantivos compostos nesta passagem do texto:

“[...] o jacaré-de-papo-amarelo, a queixada, o muriqui-do-norte e muitos outros animais.”

 __________________________________________________________________________________.

CORREÇÃO  DA AULA 1

Questão 1 – O texto “A invenção do algodão-doce” tem fins:

( x ) didáticos.

 ( ) científico

 ( ) jornalísticos.

Questão 2 – O que significa dizer que “a história da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa”? Significa dizer que “a história da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz” provoca muita discussão, já que há mais de uma posição para um mesmo fato.

Questão 3 – No segmento “Alguns dizem que a guloseima foi inventada por um dentista americano [...]”, a expressão grifada:

( x ) retoma o algodão-doce.

( ) apresenta o algodão-doce.

 ( ) caracteriza o algodão-doce.

Questão 4 – Observe: “Alguns dizem que um dentista americano da cidade de New Orleans ______________ a guloseima [...]”

Tendo em vista a ideia expressa no segundo período do texto, identifique o verbo que preenche a lacuna apontada acima:

 ( x ) “inventou”.

( ) “inventava”.

 ( ) “inventaria”.

Questão 5 – Em “Pela invenção do algodão-doce, a cidade de New Orleans até hoje considera Lascaux uma personalidade de destaque.”, a parte destacada exprime:

( ) o modo de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.

 ( x ) o motivo de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.

 ( ) a finalidade de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.

Questão 6 – No trecho “O feito do dentista, entretanto, não é reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas Americanas [...]”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:

( ) “por isso”.

 ( ) “portanto”.

( x ) “no entanto”.

 Questão 7 – Escreva por extenso os numerais que indicam circunstâncias de tempo nos fragmentos do texto a seguir:

 a) “[...] teria apresentado sua invenção ao público durante a Feira Mundial de 1830.” Mil oitocentos e trinta.

 b) “Pelo dicionário, o algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900 [...]” Mil e novecentos.

 __________________________________________________________________________________

                                                 CORREÇÃO AULA 2

Questão 1 – Há uma palavra proparoxítona no segmento: ( ) “Essas frágeis sementes são espalhadas pelo vento [...]”

 ( x ) “[...] somente germinam com ajuda de um fungo específico [...]”

 ( ) “[...] onde muitas vezes morre porque o ambiente não é adequado.”

Questão 2 – No segmento “[...] uma epífita – planta que cresce sobre outra planta sem ser parasita [...]”, a parte destacada:

( x ) explica o termo proparoxítono “epífita”.

( ) caracteriza o termo proparoxítono “epífita”.

 ( ) complementa o termo proparoxítono “epífita”.

Questão 3 – Grife as palavras proparoxítonas neste fragmento do texto: “A planta é frequentemente arrancada das árvores e levada para cultivo doméstico [...]”

Questão 4 – As palavras proparoxítonas grifadas anteriormente desempenham, respectivamente, as funções de:

( ) verbo e adjetivo.

( x ) substantivo e adjetivo.

( ) pronome e substantivo.

Questão 5 – Pode-se concluir que as palavras proparoxítonas têm como sílaba tônica:

( ) a última sílaba.

 ( ) a penúltima sílaba.

( x ) a antepenúltima sílaba.


________________________________________________________________________________

15 de junho 2020

AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

LEIA O TEXTO

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretavas propostas:

 

A invenção do algodão-doce

           

A história da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa. Alguns dizem que a guloseima foi inventada por um dentista americano da cidade de New Orleans, localizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Josef Delarose Lascaux teria apresentado sua invenção ao público durante a Feira Mundial de 1830. Pela invenção do algodão-doce, a cidade de New Orleans até hoje considera Lascaux uma personalidade de destaque.

O feito do dentista, entretanto, não é reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas Americanas (Dictionary of American Food and Drink). Pelo dicionário, o algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900, numa apresentação do circo Ringling Bros., e teria sido inventado por Thomas Patton, que, no mesmo ano, conquistou o direito de produzir e revender máquinas de fazer algodão-doce semelhantes à sua.

 

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 278. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questão 1 – O texto “A invenção do algodão-doce” tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

Questão 2 – O que significa dizer que “a história da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3 – No segmento “Alguns dizem que a guloseima foi inventada por um dentista americano [...]”, a expressão grifada:

(     ) retoma o algodão-doce.

(     ) apresenta o algodão-doce.

(     ) caracteriza o algodão-doce.

 

Questão 4 – Observe:

 

“Alguns dizem que um dentista americano da cidade de New Orleans ______________ a guloseima [...]”

 

Tendo em vista a ideia expressa no segundo período do texto, identifique o verbo que preenche a lacuna apontada acima:

(     ) “inventou”.

(     ) “inventava”.

(     ) “inventaria”.

 

Questão 5 – Em “Pela invenção do algodão-doce, a cidade de New Orleans até hoje considera Lascaux uma personalidade de destaque.”, a parte destacada exprime:

(     ) o modo de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.

(     ) o motivo de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.

(     ) a finalidade de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.

 

Questão 6 – No trecho “O feito do dentista, entretanto, não é reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas Americanas [...]”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:

(     ) “por isso”.

(     ) “portanto”.

(     ) “no entanto”.

 

Questão 7 – Escreva por extenso os numerais que indicam circunstâncias de tempo nos fragmentos do texto a seguir:

a) “[...] teria apresentado sua invenção ao público durante a Feira Mundial de 1830.”

______________________________________________________________________________

 

b) “Pelo dicionário, o algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900 [...]”

______________________________________________________________________________

 15 de junho 2020

AULA 2 ORTOGRAFIA

ASSISTAM A VÍDEO AULA:https://www.youtube.com/watch?v=sparfumxPxw

Proparoxítona é uma palavra que tem a antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua antepenúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.

Palavras proparoxítonas escritas com acento:                                                                   

  • alise; dimico; sica; gráfico; lâmpada;sica;
  • ssaro; ssego;probletico;próxima;

 


Leia:

Catleia

 

A catleia, popularmente chamada orquídea, é uma epífita – planta que cresce sobre outra planta sem ser parasita, isto é, sem prejudicar aquela que lhe dá suporte. Sua floração acontece apenas uma vez por ano e suas sementes são as menores entre todos os vegetais. Essas frágeis sementes são espalhadas pelo vento e somente germinam com ajuda de um fungo específico, um tipo especial de bolor, que lhes fornece nutrientes para se desenvolverem. A planta é frequentemente arrancada das árvores e levada para cultivo doméstico, onde muitas vezes morre porque o ambiente não é adequado. Mas a ameaça maior vem do desmatamento, que destrói o suporte da orquídea. Seu nome significa “flor muito perfumada”.

 

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 247. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questão 1 – Há uma palavra proparoxítona no segmento:

(     ) “Essas frágeis sementes são espalhadas pelo vento [...]”

(     ) “[...] somente germinam com ajuda de um fungo específico [...]”

(     ) “[...] onde muitas vezes morre porque o ambiente não é adequado.”

 

Questão 2 – No segmento “[...] uma epífita – planta que cresce sobre outra planta sem ser parasita [...]”, a parte destacada:

(     ) explica o termo proparoxítono “epífita”.

(     ) caracteriza o termo proparoxítono “epífita”.

(     ) complementa o termo proparoxítono “epífita”.

 

Questão 3 – Grife as palavras proparoxítonas neste fragmento do texto:

 

“A planta é frequentemente arrancada das árvores e levada para cultivo doméstico [...]”

 

Questão 4 – As palavras proparoxítonas grifadas anteriormente desempenham, respectivamente, as funções de:

(     ) verbo e adjetivo.

(     ) substantivo e adjetivo.

(     ) pronome e substantivo.

 

Questão 5 – Pode-se concluir que as palavras proparoxítonas têm como sílaba tônica:

(     ) a última sílaba.

(     ) a penúltima sílaba.

(     ) a antepenúltima sílaba.


 17 de junho 2020

AULA 3 GRAMÁTICA /SUBSTANTIVO

ASSISTAM  A VIDEO-AULA : https://www.youtube.com/watch?v=x3Bsaxi6sk8

O que é Substantivo?

Substantivo é uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros.

Eles podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

Tipos de Substantivos

Os substantivos são classificados em nove tipos: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.

Leia:

“Brasileirinhos”

 

O Brasil é o berço da maior biodiversidade do planeta. Mas, ao mesmo tempo em que, todos os dias, uma enorme variedade de animais se reproduz em nossas florestas e rios, quase na mesma proporção perdemos espécies que são importantes para a harmonia do ecossistema. Neste primeiro volume da Coleção Brasileirinhos, Lalau e Laurabeatriz trazem versos e ilustrações dedicados a algumas das espécies da nossa fauna que estão em risco de extinção. Aqui você vai conhecer o jacaré-de-papo-amarelo, a queixada, o muriqui-do-norte e muitos outros animais.

Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.

 

Questão 1 – Identifique o substantivo próprio empregado no primeiro período do texto:

______________________________________________________________________________

 

Questão 2 – No texto, o adjetivo “importantes” caracteriza o substantivo:

(     ) “florestas”.

(     ) “rios”.

(     ) “espécies”.

 

Questão 3 – O substantivo “Brasileirinhos”:

(     ) está na forma normal.

(     ) está no grau aumentativo.

(     ) está no grau diminutivo.

 

Questão 4 – Assinale o substantivo coletivo:

(     ) “florestas”.

(     ) “espécies”.

(     ) “fauna”.

 

Questão 5 – No segmento “[...] Lalau e Laurabeatriz trazem versos e ilustrações dedicados [...]”, os substantivos destacados têm em comum:

(     ) o gênero.

(     ) o número.

(     ) o gênero e o número.

 

Questão 6 – Sublinhe os substantivos compostos nesta passagem do texto:

 

“[...] o jacaré-de-papo-amarelo, a queixada, o muriqui-do-norte e muitos outros animais.”

 

17 de junho 2020 

AULA 4   PRODUÇÃO DE TEXTO


Com base nesse argumento, os alunos foram incentivados a continuar a narrativa iniciada pelo personagem da tirinha. Era uma noite escura e tempestuosa... O que poderia ter acontecido nessa noite? Em que lugar essa história poderia se passar? Quem seria o personagem? Que conflito ele poderia viver nessa noite tão tenebrosa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário