CORREÇÃO AULA 3 GRAMÁTICA
Questão 1 –
Identifique o substantivo próprio empregado no primeiro período do texto: “Brasil”
. Questão 2
– No texto, o adjetivo “importantes” caracteriza o substantivo:
( ) “florestas”.
( ) “rios”.
(
x ) “espécies”.
Questão 3 –
O substantivo “Brasileirinhos”:
( ) está na
forma normal.
( ) está no grau aumentativo.
(
x ) está no grau diminutivo.
Questão 4 –
Assinale o substantivo coletivo:
( ) “florestas”.
( )
“espécies”.
(
x ) “fauna”.
Questão 5 – No segmento “[...] Lalau e
Laurabeatriz trazem versos e ilustrações dedicados [...]”, os substantivos
destacados têm em comum:
( ) o gênero.
(
x ) o número.
( ) o gênero
e o número.
Questão 6 – Sublinhe os substantivos compostos
nesta passagem do texto:
“[...] o jacaré-de-papo-amarelo, a queixada, o muriqui-do-norte e muitos outros animais.”
__________________________________________________________________________________.
Questão 1 – O texto “A invenção do algodão-doce” tem fins:
( x ) didáticos.
( ) científico
( ) jornalísticos.
Questão 2 – O que significa dizer que “a história da invenção
do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa”? Significa dizer que “a história da invenção do algodão-doce e
da máquina que o produz” provoca muita discussão, já que há mais de uma posição
para um mesmo fato.
Questão 3 – No segmento “Alguns dizem que a guloseima foi
inventada por um dentista americano [...]”, a expressão grifada:
( x ) retoma o algodão-doce.
( ) apresenta o algodão-doce.
( ) caracteriza o
algodão-doce.
Questão 4 – Observe: “Alguns dizem que um dentista americano
da cidade de New Orleans ______________ a guloseima [...]”
Tendo em vista a ideia expressa no segundo período do texto,
identifique o verbo que preenche a lacuna apontada acima:
( x )
“inventou”.
( ) “inventava”.
( ) “inventaria”.
Questão 5 – Em “Pela invenção do algodão-doce, a cidade de
New Orleans até hoje considera Lascaux uma personalidade de destaque.”, a parte
destacada exprime:
( ) o modo de Lascaux ser considerado uma personalidade de
destaque em New Orleans.
( x ) o
motivo de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.
( ) a finalidade de
Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.
Questão 6 – No trecho “O feito do dentista, entretanto, não é
reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas Americanas [...]”, a palavra
sublinhada poderia ser substituída por:
( ) “por isso”.
( ) “portanto”.
( x ) “no entanto”.
Questão 7 – Escreva
por extenso os numerais que indicam circunstâncias de tempo nos fragmentos do
texto a seguir:
a) “[...] teria
apresentado sua invenção ao público durante a Feira Mundial de 1830.” Mil oitocentos e trinta.
b) “Pelo dicionário, o
algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900 [...]”
Mil e novecentos.
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CORREÇÃO AULA 2
Questão 1 –
Há uma palavra proparoxítona no segmento: ( ) “Essas frágeis sementes são
espalhadas pelo vento [...]”
( x ) “[...] somente germinam com ajuda de um
fungo específico [...]”
( ) “[...] onde muitas vezes morre porque o
ambiente não é adequado.”
Questão 2 –
No segmento “[...] uma epífita – planta que cresce sobre outra planta sem ser
parasita [...]”, a parte destacada:
(
x ) explica o termo proparoxítono “epífita”.
( )
caracteriza o termo proparoxítono “epífita”.
( ) complementa o termo proparoxítono
“epífita”.
Questão 3 –
Grife as palavras proparoxítonas neste fragmento do texto: “A planta é
frequentemente arrancada das árvores e levada
para cultivo doméstico [...]”
Questão 4 –
As palavras proparoxítonas grifadas anteriormente desempenham, respectivamente,
as funções de:
( ) verbo e
adjetivo.
(
x ) substantivo e adjetivo.
( ) pronome
e substantivo.
Questão 5 –
Pode-se concluir que as palavras proparoxítonas têm como sílaba tônica:
( ) a última
sílaba.
( ) a penúltima sílaba.
(
x ) a antepenúltima sílaba.
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15 de junho 2020
AULA 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
LEIA O TEXTO
Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretavas propostas:
A invenção do algodão-doce
A história da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa. Alguns dizem que a guloseima foi inventada por um dentista americano da cidade de New Orleans, localizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Josef Delarose Lascaux teria apresentado sua invenção ao público durante a Feira Mundial de 1830. Pela invenção do algodão-doce, a cidade de New Orleans até hoje considera Lascaux uma personalidade de destaque.
O feito do dentista, entretanto, não é reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas Americanas (Dictionary of American Food and Drink). Pelo dicionário, o algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900, numa apresentação do circo Ringling Bros., e teria sido inventado por Thomas Patton, que, no mesmo ano, conquistou o direito de produzir e revender máquinas de fazer algodão-doce semelhantes à sua.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 278. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questão 1 – O texto “A invenção do algodão-doce” tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Questão 2 – O que significa dizer que “a história da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa”?
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Questão 3 – No segmento “Alguns dizem que a guloseima foi inventada por um dentista americano [...]”, a expressão grifada:
( ) retoma o algodão-doce.
( ) apresenta o algodão-doce.
( ) caracteriza o algodão-doce.
Questão 4 – Observe:
“Alguns dizem que um dentista americano da cidade de New Orleans ______________ a guloseima [...]”
Tendo em vista a ideia expressa no segundo período do texto, identifique o verbo que preenche a lacuna apontada acima:
( ) “inventou”.
( ) “inventava”.
( ) “inventaria”.
Questão 5 – Em “Pela invenção do algodão-doce, a cidade de New Orleans até hoje considera Lascaux uma personalidade de destaque.”, a parte destacada exprime:
( ) o modo de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.
( ) o motivo de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.
( ) a finalidade de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.
Questão 6 – No trecho “O feito do dentista, entretanto, não é reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas Americanas [...]”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:
( ) “por isso”.
( ) “portanto”.
( ) “no entanto”.
Questão 7 – Escreva por extenso os numerais que indicam circunstâncias de tempo nos fragmentos do texto a seguir:
a) “[...] teria apresentado sua invenção ao público durante a Feira Mundial de 1830.”
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b) “Pelo dicionário, o algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900 [...]”
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AULA 2 ORTOGRAFIA
ASSISTAM A VÍDEO AULA:https://www.youtube.com/watch?v=sparfumxPxw
Proparoxítona é uma palavra que tem a antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua antepenúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.
Palavras proparoxítonas escritas com acento:
- análise; dinâmico; física; gráfico; lâmpada;música;
- pássaro; pêssego;problemático;próxima;
Leia:
Catleia
A catleia, popularmente chamada orquídea, é uma epífita – planta que cresce sobre outra planta sem ser parasita, isto é, sem prejudicar aquela que lhe dá suporte. Sua floração acontece apenas uma vez por ano e suas sementes são as menores entre todos os vegetais. Essas frágeis sementes são espalhadas pelo vento e somente germinam com ajuda de um fungo específico, um tipo especial de bolor, que lhes fornece nutrientes para se desenvolverem. A planta é frequentemente arrancada das árvores e levada para cultivo doméstico, onde muitas vezes morre porque o ambiente não é adequado. Mas a ameaça maior vem do desmatamento, que destrói o suporte da orquídea. Seu nome significa “flor muito perfumada”.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 247. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questão 1 – Há uma palavra proparoxítona no segmento:
( ) “Essas frágeis sementes são espalhadas pelo vento [...]”
( ) “[...] somente germinam com ajuda de um fungo específico [...]”
( ) “[...] onde muitas vezes morre porque o ambiente não é adequado.”
Questão 2 – No segmento “[...] uma epífita – planta que cresce sobre outra planta sem ser parasita [...]”, a parte destacada:
( ) explica o termo proparoxítono “epífita”.
( ) caracteriza o termo proparoxítono “epífita”.
( ) complementa o termo proparoxítono “epífita”.
Questão 3 – Grife as palavras proparoxítonas neste fragmento do texto:
“A planta é frequentemente arrancada das árvores e levada para cultivo doméstico [...]”
Questão 4 – As palavras proparoxítonas grifadas anteriormente desempenham, respectivamente, as funções de:
( ) verbo e adjetivo.
( ) substantivo e adjetivo.
( ) pronome e substantivo.
Questão 5 – Pode-se concluir que as palavras proparoxítonas têm como sílaba tônica:
( ) a última sílaba.
( ) a penúltima sílaba.
( ) a antepenúltima sílaba.
AULA 3 GRAMÁTICA /SUBSTANTIVO
ASSISTAM A VIDEO-AULA : https://www.youtube.com/watch?v=x3Bsaxi6sk8
O que é Substantivo?
Substantivo é uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros.
Eles podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Tipos de Substantivos
Os substantivos são classificados em nove tipos: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.
Leia:
“Brasileirinhos”
O Brasil é o berço da maior biodiversidade do planeta. Mas, ao mesmo tempo em que, todos os dias, uma enorme variedade de animais se reproduz em nossas florestas e rios, quase na mesma proporção perdemos espécies que são importantes para a harmonia do ecossistema. Neste primeiro volume da Coleção Brasileirinhos, Lalau e Laurabeatriz trazem versos e ilustrações dedicados a algumas das espécies da nossa fauna que estão em risco de extinção. Aqui você vai conhecer o jacaré-de-papo-amarelo, a queixada, o muriqui-do-norte e muitos outros animais.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.
Questão 1 – Identifique o substantivo próprio empregado no primeiro período do texto:
______________________________________________________________________________
Questão 2 – No texto, o adjetivo “importantes” caracteriza o substantivo:
( ) “florestas”.
( ) “rios”.
( ) “espécies”.
Questão 3 – O substantivo “Brasileirinhos”:
( ) está na forma normal.
( ) está no grau aumentativo.
( ) está no grau diminutivo.
Questão 4 – Assinale o substantivo coletivo:
( ) “florestas”.
( ) “espécies”.
( ) “fauna”.
Questão 5 – No segmento “[...] Lalau e Laurabeatriz trazem versos e ilustrações dedicados [...]”, os substantivos destacados têm em comum:
( ) o gênero.
( ) o número.
( ) o gênero e o número.
Questão 6 – Sublinhe os substantivos compostos nesta passagem do texto:
“[...] o jacaré-de-papo-amarelo, a queixada, o muriqui-do-norte e muitos outros animais.”
AULA 4 PRODUÇÃO DE TEXTO
Com base nesse argumento, os alunos foram incentivados a continuar a narrativa iniciada pelo personagem da tirinha. Era uma noite escura e tempestuosa... O que poderia ter acontecido nessa noite? Em que lugar essa história poderia se passar? Quem seria o personagem? Que conflito ele poderia viver nessa noite tão tenebrosa?
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